Nova economia vai exigir habilidades para monetizar negócios criativos e empreender em meio à crise
Com 13,1 milhões de desempregados no Brasil, Pixel Show buscará formas de reinventar sucesso profissional e ganhos financeiros em evento online
A quarentena, isolamento social e a crise causada pela pandemia do coronavírus foram os responsáveis pela maior taxa de desemprego no Brasil desde 2012, de acordo com o IBGE. A pesquisa mais recente mostra 13% da população desempregada, o equivalente a mais de 13 milhões de pessoas. Esses mesmos agentes também são os responsáveis pelo congelamento de parte das atividades da chamada economia criativa, que chega a movimentar no Brasil mais de 2,64% do PIB.
Mas como o próprio nome sugere, a economia criativa busca formas de se reinventar e enfrentar os novos desafios. Na 16ª edição do Pixel Show, o maior Festival Internacional de Criatividade da América Latina, que também se adaptou aos novos tempos e será realizado pela primeira vez de forma online, uma série de especialistas se reúnem para ajudar a encontrar caminhos em meio às pedras.
O setor criativo está entre os 10 maiores do Brasil, superando indústrias como têxtil e de eletrônicos. Diante da aceleração digital e do aumento de consumo por propósito, onde a população busca produtos de pequenos negócios e comércios locais para estimular sua existência, é uma das áreas econômicas que guardam potencial de crescimento num longo prazo, após a crise.
Logo na abertura do evento, dia 12 de outubro, Martha Gabriel é a keynote speaker que deverá inspirar todos os demais debates do evento. Autora do bestseller “Marketing na Era Digital: Conceitos, Plataformas e Estratégias”, mestre e PhD em artes pela ECA/USP e especialista em negócios digitais, Martha irá abordar a inteligência artificial e os negócios digitais, tema que deve figurar em muitos debates econômicos daqui por diante.
Para Martha, o desafio nos negócios é sair da programação normal de nosso cérebro para encontrar o outro lado da moeda, onde estão as oportunidades. “Qualquer mudança traz sempre ameaças e oportunidades. Mas as pessoas tendem a prestar mais atenção no lado ruim das crises, pois nosso cérebro foi configurado para isso - para garantir a sobrevivência. Se deixarmos o nosso racional atuar e não nos permitimos ser dominados pelas emoções negativas da crise, conseguiremos encontrar algo bom que nos alavancará pós pandemia”, comenta.
Elisangela Baptista, remodeladora de negócios, irá conversar com os participantes que querem viver de arte ou de artesanato – ou de criatividade, em uma forma mais abrangente. “Agora, mais do que nunca, é preciso haver um sentido e um propósito em tudo aquilo que se faz, e não pensar exclusivamente em vender. Há que se ter autoconhecimento e motivação, antes de começar a empreender e a criar, reservando um espaço para precificar, sem que isto seja o objetivo em si”, pondera a consultora estratégica de pequenos e médios negócios.
Para a psicóloga Isabela Guerra, que assessora novos empreendimentos, “não é possível separar empresas de pessoas, porque são pessoas que formam uma organização; logo, é preciso entender quais pessoas estão dispostas a mudar e onde elas se encontram: se nas empresas ou entre os grupos que estão efetivamente preocupados em mudar”. Ela vai apresentar suas provocações durante palestra no festival.
Para acompanhar a palestra de abertura do Pixel Show com a keynote speaker Martha Gabriel e as apresentações de Elisangela Baptista e Isabela Guerra, é preciso adquirir o ingresso em www.pixelshow.co
Na área gratuita do evento, as sessões de SharpTalk (palestras curtas e abertas a todo o público) trazem ainda Romilson Marco dos Santos, pesquisador e fomentador da indústria criativa, que falará sobre “A obstrução da criatividade”, com o foco de um novo entendimento sobre criatividade a partir das Indústrias Criativas. Haverá também a participação de Alex Lima, estrategista de marcas, e Natália Montibeller, engenheira criativa, ambos da Transformação Criativa, que falarão sobre a essência do empreendedorismo brasileiro.
O Pixel Show acontece de 12 a 18 de outubro, totalmente online. As palestras da Conferência estarão disponíveis no site www.pixelshow.co ou pelo aplicativo Pixel Show, disponível para Android ou iPhone. Já as atividades gratuitas serão apresentadas em www.feira.pixelshow.co e toda programação pode ser localizada em www.pixelshow.co/live
Serviço
16ª Edição do Festival Internacional de Criatividade Pixel Show
12 e 18 de outubro de 2020, das 13h às 22h
Online em www.pixelshow.co e pelo app Pixel Show
Mais informações: pixelshow.co
Sobre o Festival Internacional de Criatividade Pixel Show
O Pixel Show é o maior festival de criatividade da América Latina e acontece anualmente em São Paulo desde 2005. O Pixel Show está no calendário de eventos oficiais da cidade de São Paulo. Na última edição, o festival reuniu mais de 55 mil pessoas para muita inovação, networking e negócios. O Pixel Show tem como tema central tendências, inspirações, cultura, arte, inovação e tecnologia, buscando fomentar e abastecer com ideias o mercado da economia criativa. Em 2019, o festival foi finalista no prêmio Cultura do Estado de São Paulo. As principais notícias do evento e deste mercado circulam durante todo o ano nas redes sociais do festival e na revista Zupi, veículo oficial do Pixel Show.
O festival é realizado com o apoio do Programa de Ação Cultural, e apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Zupi. O Pixel Show 2020 conta com o patrocínio de 3M, Leo Madeiras e Meio&Mensagem e o co-patrocínio da InPress. O evento ainda conta com o apoio do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo e também do Consulado Geral de Israel em São Paulo.
Sobre a Zupi.Live
Hub de criatividade especializado na produção de eventos (presenciais, híbridos e online), geração de experiências, construção de estandes e feiras, curadoria, exposição, além de projetos editoriais e especiais, cursos, workshops e palestras da Economia Criativa. Zupi.Live é desde 2005 a produtora do maior festival de criatividade da América Latina, o PIXEL SHOW, e produtora da Revista ZUPI de arte e criatividade - ambos projetos patrocináveis via lei de incentivo à cultura do Estado de SP, o PROAC.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário