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Pedidos de recuperação judicial recuam 7% em agosto, revela Serasa Experian

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alessandra Taraborelli
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Queda do índice foi influenciada pelas grandes e médias empresas

Os pedidos de recuperação judicial registraram queda de 7,0% em agosto, de acordo com o Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian. No total foram 10 solicitações a menos, quando comparadas com o mesmo período do ano anterior, de 142 para 132. Desde abril, essa é a quinta queda consecutiva do índice em 2020. A análise mensal revela retração de -2,2%.

As grandes empresas tiveram uma diminuição de 25% nos requerimentos de recuperação judicial em agosto, enquanto as médias recuaram 20,8%. Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os negócios de maior porte estão se recuperando com mais rapidez diante da retomada das atividades comerciais e de serviço, pois possuem maior fôlego de capital de giro. Já as micro e pequenas empresas tiveram leve alta de 1,0% no número de pedidos. Confira na tabela abaixo:

De acordo com Rabi, as renegociações entre credores e devedores continuam sendo o principal fator para contribuição da queda do índice. “É essencial que além de fazer o bom uso das linhas de crédito, os empresários saibam como administrar renegociações de prazos, a fim de não cair no endividamento e, por consequência, ficar com o nome sujo. Em cenários econômicos como o que temos visto, desde o começo das medidas de distanciamento social, as negociações passaram a ser mais interessantes, tanto para as empresas como para fornecedores e parceiros”, conclui o economista.

Na análise por segmento é possível observar a baixa das solicitações em todos os setores, exceto no Comércio, que elevou os pedidos de 24 para 31 na comparação ano a ano. “O setor do Comércio é formado por muitas micro e pequenas empresas, que por terem menor estabilidade financeira são as mais impactadas em momentos de incertezas econômicas.”, explica Rabi.

Pedidos de falências têm queda de 18,4% em agosto
Em agosto as requisições de falências também apresentaram baixa, diminuindo de 125 para 102 (-18,4%) na comparação interanual. Quando feita a análise por porte as micro e pequenas empresas somam 54 solicitações, enquanto médias e grandes registram ambas 24 pedidos. Por segmento temos em ordem decrescente o setor de Serviços (49), Indústria (33), Comércio (20) e o setor primário, que não apresentou nenhum pedido.

Legenda:
Recuperação Requerida: Quando a empresa entra com o pedido de recuperação em juízo, acompanhado da documentação prevista em lei, e que será analisado pelo juiz. Neste momento, verificará se o pedido poderá ser aceito.
Recuperação Deferida: A documentação foi analisada pelo juiz e está correta e o pedido pode prosseguir para a próxima etapa, que será a apresentação do plano de recuperação, mas isso não significa que a recuperação será concedida.
Recuperação Concedida: Uma vez que passou por todos os passos e cumpridas as exigências de lei, foi acatado o pedido, quando a empresa permanecerá em recuperação judicial até que se cumpram todas as obrigações previstas no plano.

A série histórica deste indicador está disponível em:
https://www.serasaexperian.com.br/amplie-seus-conhecimentos/indicadores-economicos

Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

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Experian

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