Semana Brasil deve ampliar vendas em setembro, estima Associação Comercial de São Paulo
Alfredo Cotait, presidente da entidade, acredita que se as vendas crescerem até 15% sobre o mês anterior, seria um bom resultado para o comércio
A Semana Brasil, que ocorrerá entre os dias 3 e 13 de setembro, tem tudo para consolidar a recuperação do comércio brasileiro. Alfredo Cotait, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), que apoiam o evento em parceira com o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV) e mais 80 entidades, estimou na terça-feira (18/8) que as vendas devem ser impulsionadas no mês de setembro.
“A Semana Brasil certamente vai estimular as vendas neste período, em que tradicionalmente não há datas comerciais. É possível que registremos um aumento entre 10% e 15% em relação ao mês anterior, o que já nos deixaria satisfeitos, mas sabemos que provavelmente será inferior a 2019”, disse Cotait, que espera ainda um impacto no nível do emprego no comércio. “Desejamos também que a Semana Brasil estimule a retomada do comércio e a geração de empregos no setor por conta do aumento previsto no movimento das lojas”, complementou o presidente da ACSP.
Alfredo Cotait participou na terça-feira (18/8) de uma reunião virtual de alinhamento entre o IDV e as entidades que fazem parte do evento em todo o país. Outro participante, o presidente do IDV, Marcelo Silva, também está otimista com a retomada do movimento no comércio e no varejo. Silva lembrou que a edição do ano passado da Semana Brasil já foi um sucesso, com aumento de 10% nas vendas do varejo físico e de 30% no comércio on-line.
Marcos Gouveia, conselheiro do IDV, ressaltou durante a reunião virtual que a edição de 2020 da Semana Brasil tem um objetivo ainda mais ambicioso, já que deve ajudar a retomar o desenvolvimento de todo o comércio, varejo e serviços que foram duramente afetados pela crise agravada com a pandemia de Covid-19.
Gouveia destacou que a Semana Brasil vai auxiliar sobretudo as pequenas e médias empresas – que são 90% dos negócios no Brasil - a alavancarem suas vendas neste período. “As grandes empresas em geral podem desenvolver suas próprias estratégias de vendas, mas os pequenos terão facilidade para baixar todo o material promocional e de visualização da Semana Brasil gratuitamente no site do evento”, disse Gouveia. Todo o material já está disponível no site.
Alfredo Cotait ressaltou o engajamento das entidades e seus associados nas iniciativas da Semana Brasil. Ele lembrou que as 15 distritais da ACSP, por exemplo, estão trabalhando em conjunto para divulgar o evento.
O presidente do IDV disse acreditar que a data será fixada definitivamente no calendário comercial brasileiro. Tradicionalmente, setembro é um mês sem nenhuma data comemorativa que estimule o comércio. O evento tem o objetivo de unir todo o comércio e o varejo do Brasil para criar uma nova realidade e celebrar a retomada segura e responsável, da economia e dos empregos. Iniciada em 2019, a Semana Brasil está alicerçada em três pilares: colaboração, otimismo e oportunidade.
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 125 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
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