KPMG: Desinvestimento no onshore brasileiro traz novas oportunidades para o setor de óleo e gás
O processo de desinvestimento nos campos onshore no Brasil (operados em terra) registrado recentemente na indústria de óleo e gás em virtude do preço do barril de petróleo e da recessão econômica ocasionada pela pandemia da covid-19 deve aquecer o setor e gerar um mercado promissor. Com a venda recentemente dos campos impulsionada pela Petrobras, que resolveu focar o plano de negócios no pré-sal e em campos de alta produtividade no Brasil, esse movimento deve criar novas oportunidades de investimento no setor, já que empresas mais enxutas em estrutura de custo e com expertise específico de recuperação de reservatórios conseguiriam espaço para avançar. É o que avalia o sócio líder de energia e recursos naturais da KPMG no Brasil, Anderson Dutra. Para ele, a expectativa é que esse movimento se torne mais acelerado nos próximos meses, abrindo ainda mais oportunidades para o segmento no país.
"Por terem um maior custo de operação por barril e uma produtividade mais reduzida, a tendência é que esse processo de venda de campos ocorra de maneira mais acelerada, trazendo oportunidades iminentes para a entrada de novos players no mercado. Apesar dos desafios, há um grande potencial a ser aproveitado no Brasil, que tem um volume considerável de barris e metros cúbicos de gás ainda não explorados e bacias sedimentares não varridas no interior do país", analisa.
Ainda segundo o sócio, o desinvestimento nestes campos traz ainda a possibilidade do surgimento de operadores menores para reaquecer o segmento, sendo alguns deles brasileiros.
"O verdadeiro potencial destes campos está na oportunidade de que outras novas empresas têm de aplicar ainda mais dinheiro no Brasil, investindo em polos que estão localizados fora do eixo Rio-São Paulo, aquecendo ainda mais outras partes do país em termos de crescimento econômico e até mesmo no surgimento de novas vagas para mão de obra especializada", avalia Dutra.
*Anderson Dutra é sócio da KPMG e está disponível para entrevista
Sobre a KPMG
A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.
Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário