Economista defende que população seja consciente na retomada
Explosão de casos pode levar a lockdown, o que será desastroso para a saúde e para a economia
Para Alessandro Azzoni, economista, advogado, professor e conselheiro da Associação Comercial de São Paulo, a volta gradual da economia é vital para que o país consiga recuperar as perdas até agora enfrentadas por conta da pandemia de coronavírus. Há quase três meses com apenas as atividades essenciais funcionando em muitos estados, os números da crise já dão sinais: empresas fechando, pedidos de recuperação judicial aumentando, desemprego em ascensão.
Mas Azzoni faz um alerta: "Assim como é vital a volta da economia, também é vital que a população entenda que a pandemia não acabou". O temor, segundo ele, é que regiões comerciais de grandes centros estão totalmente adensadas, com pessoas que não usam máscaras, ou que não respeitam o isolamento social. "Nós vamos ter uma explosão de casos daqui a cinco, dez dias. E aí corremos o risco de regredir para um lockdown, um isolamento forçado que coloque a polícia na rua. A população não está fazendo a parte dela, as pessoas estão saindo como se a epidemia já tivesse acabado. Essa percepção é equivocada e precisamos fazer esse alerta".
Segundo ele, a explosão de casos será tão ruim para a saúde quanto para a economia. "Estamos no momento mais difícil da pandemia, e sem política pública que una as ações. A atividade econômica deveria voltar de forma gradual e a população deveria fazer a sua parte. Se entrarmos em lockdown, aí sim a situação econômica pode piorar de vez".
Perfil da fonte
Alessandro Azzoni é advogado e economista, especialista em direito ambiental, com atuação nas áreas do Civil, Trabalhista e Tributário. É mestre em Direito da Universidade Nove de Julho, especializado em Direito Ambiental Empresarial pela Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU). Graduado em direito pela FMU. Bacharel em Ciências Econômicas pela FMU. Professor de Direito na Universidade Nove de Julho (Uninove). É Conselheiro Deliberativo da ACSP - Associação Comercial de São Paulo; Coordenador do NESA -Núcleo de Estudos Socioambientais - ACSP - Associação Comercial de São Paulo; Conselheiro membro do conselho de Política Urbana - ACSP - Associação Comercial de São Paulo; Membro da Comissão de Direito Ambiental OAB/SP.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário