Brasil,

5 mudanças que definirão o futuro dos bancos na AL

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elenita Andrade
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

*Por Odilon Costa

Mudar de forma ágil e estratégica nunca, em momento algum da humanidade, foi tão urgente para a sobrevivência, física e empresarial, como nestes tempos de pandemia. Porém, a região da América Latina e do Caribe, conhecida por passar por uma das maiores transformações digitais do mundo, continua equilibrando altos níveis de adoção digital e baixos níveis de inclusão financeira.

Uma das formas de acelerar o equilíbrio disso é implementar o composable banking, uma nova abordagem que prevê o desenvolvimento e a prestação de serviços financeiros baseados na montagem rápida e flexível de sistemas independentes. Oferecendo desde score de crédito até inteligência artificial, entre outros serviços. Esse conceito tem ajudado instituições tradicionais a oferecer novas experiências aos clientes, competir com as fintechs e responder à urgente necessidade por mudanças, sem abrir mão de seus ativos construídos ao longo de décadas.

De acordo com a pesquisa Banco Digital na América Latina, encomendada pela Mastercard e conduzida pela Americas Market Intelligence, 55% dos consumidores da região têm uma conta bancária e mais da metade realizam as transações bancárias online. Embora não seja surpreendente, esse resultado marca uma tendência real, pressionando os bancos a avançar para um modelo mais ágil, contínuo e digital.

O estudo indica cinco práticas recomendadas para que as instituições financeiras na AL adotem, já a partir deste ano, para garantir seu futuro no mercado:

1) Ir além dos serviços financeiros. Os bancos não podem mais operar em um silo, devem ser ágeis o bastante para operar na velocidade que a vida dos clientes caminha e não o contrário;

2) Usar a inteligência artificial de forma adequada: Enquanto cada cliente quer se sentir especial, oferecer atendimento individual em um ambiente de baixo custo nem sempre é uma opção. Especialmente agora, devido à Covid-19, usar ferramentas como chatbots e assistentes virtuais para ajudar os clientes a navegar em sua experiência bancária devem fazer parte do novo normal. A inteligência artificial é a tecnologia que orquestrará todas essas ferramentas;

3) Ter todas as funcionalidades em um único canal. Na AL, muitos bancos ainda usam vários aplicativos para funções diferentes: um para a conta corrente, outro para o cartão de crédito e outro para a conta PJ. Hoje, o cliente demanda ter todas as funcionalidades em um único canal, porque a tolerância em usar diferentes aplicativos e plataformas ao realizar transações está mais baixa do que nunca;

4) Usar novas formas de monetização. Pagar tarifas desnecessárias está ficando fora de moda e, por isso, estão sendo questionadas. Um dos motivos é que as fintechs quebraram esse modelo tradicional. Agora, o fluxo de receita mais importante será a monetização dos dados do cliente. Embora ainda haja muito a ser feito para que isso aconteça com segurança na AL, essa é a tendência em um futuro próximo;

5) Fomentar a confiança do consumidor. Enquanto instituições financeiras tradicionais passaram décadas desenvolvendo a confiança do consumidor, os novos atores devem se concentrar em estratégias para acelerar o processo de construção da reputação na região. Confiança e segurança continuarão sendo a base do setor bancário.

Não somos mais apenas os expectadores, mas peças fundamentais na definição do futuro dos bancos na região.

Odilon Costa é CEO da Tree Solution


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar