Brasil,

Projeto de Lei cria o REFIS do Coronavírus

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Clara
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Proposta protocolada pelo deputado Alexis Fonteyne prevê a adaptação da Lei do Contribuinte Legal para possibilitar parcelamento de tributos em períodos de calamidade pública

Sancionada no último dia 14, a Lei do Contribuinte Legal permite ao governo captar recursos por meio da regularização de débitos fiscais e, ao mesmo tempo, reduzir os conflitos judiciais entre os contribuintes e a União. No entanto, diante da pandemia do novo coronavírus, o país enfrenta uma paralisação econômica, o que o leva à necessidade de postergação de prazos para o pagamento de tributos.

Atento a esse cenário, o deputado federal Alexis Fonteyne (NOVO) protocolou na Câmara um projeto de lei (PL) que tem por objetivo garantir um plano de recuperação fiscal às empresas durante o decreto de calamidade pública. Neste caso, seria instituído o Plano Especial de Regularização Tributária por força de Calamidade Pública (PERTCP) junto à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, como uma espécie de REFIS do Coronavírus.

“Países com modelo tributário OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – têm facilidade na gestão de créditos tributários, pois o modelo IVA – Imposto sobre Valor Agregado – é transparente. Esses países enfrentam o atual momento através da postergação de prazos para pagamento de tributos. Isso permite liquidez às empresas e facilita a manutenção de sua atividade”, destaca Fonteyne, que também é empresário.

De acordo com a proposta, ao aderir ao PERTCP, a empresa poderá quitar os débitos, de natureza tributária ou não, vencidos até o último dia em que vigorar o decreto de calamidade pública – incluindo parcelamentos anteriores rescindidos ou ativos, em discussão administrativa ou judicial.

O projeto de lei prevê também a liquidação dos débitos, incluídos os de dívida ativa, em até 120 parcelas e o pagamento, em até 60 prestações, do saldo remanescente após a amortização de créditos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar