Recursos injetados na economia são essenciais para brasileiros durante crise
Segundo especialista, auxílio não deve reverter impacto negativo caudado pela pandemia, mas pode atenuar os danos
Para amenizar os impactos negativos do coronavírus (COVID-19) o governo tem injetado recursos na economia, como o saque emergencial de R﹩ 600, que começou a ser disponibilizado este mês, e nova liberação do FGTS, a partir de 15 de junho. Esta rodada de saques do FGTS deve beneficiar cerca de 60 milhões de contas e movimentar, aproximadamente, R﹩ 34 bilhões, segundo estimativa do governo. Além desses recursos, a restituição do Imposto de Renda também deve ajudar os brasileiros neste momento delicado.
Segundo Claudio Felisoni de Angelo, economista e presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Consumo (IBEVAR), as medidas não devem reverter uma possível queda do Produto Interno Bruto (PIB), mas ajudarão a atenuar os danos. "A presença das autoridades responsáveis e as ações para auxiliar a população neste momento são essenciais, mas, infelizmente, uma desaceleração mundial já está impactando a economia brasileira, e devemos ter uma taxa negativa para 2020", diz. O especialista revela que as vendas de bens duráveis já caíram, dependendo das categorias, entre 30% e 40%.
Com os recursos liberados, a dica do economista é que os brasileiros tenham mais critério em seus gastos, na medida do possível. "Evidente que uma parte considerável das famílias não tem essa possibilidade, pois toda a renda é destinada ao consumo de bens correntes, mais especificamente alimentos, higiene e limpeza. Mas é aconselhável que gastem apenas com o necessário neste momento", orienta Felisoni.
"A incerteza que ronda a população, devido ao crescimento significativo do desemprego e o receio de brasileiros empregados em serem dispensados, deve inibir ainda mais os gastos com produtos que não sejam essenciais", completa.
Felisoni compara a crise do coronavírus com a vivida em 2008/2009. Lembra que a economia na última crise iniciou um processo de desaceleração, só revertido, em parte, após 15 meses. "É fato que desta vez medidas foram tomadas mais rapidamente, mas a intensidade desta crise nos parece maior e, portanto, não podemos esperar uma superação em menos de um ano, com bastante otimismo", finaliza o economista do IBEVAR.
Sobre o IBEVAR
O IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo - é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR atua em conjunto com o PROVAR/FIA no desenvolvimento dos executivos de varejo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário