Brasil,

Antes da pandemia, Indústria de Materiais de Construção registra crescimento no primeiro trimestre de 2020

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Arthur Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Março positivo, ainda sem influências dos impactos da pandemia do Covid-19, garante crescimento do setor no início do ano

A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulga nessa segunda-feira, 20, a nova edição da sua pesquisa Índice, elaborada pela FGV com dados do IBGE e CAGED sobre faturamento e emprego na indústria de materiais de construção. A pesquisa é referente ao mês de março, período ainda pouco influenciado pela pandemia da Covid-19, e apresenta os resultados consolidados do primeiro trimestre de 2020. Como destaque, a pesquisa aponta crescimento de 2,4% no faturamento do setor nos três primeiros meses do ano na comparação com o mesmo período em 2019.

O Índice da ABRAMAT também aponta que em março de 2020 a indústria de materiais de construção faturou 0,4% menos do que em fevereiro de 2020, mas 7,1% a mais que março de 2019. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor tem crescimento de 2,0%.

Quanto aos empregos no setor, a ABRAMAT esclarece que utiliza como fonte primária o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), cuja última edição disponibilizada pelo governo é relativa a dezembro de 2019. Desde então, a versão pública do cadastro não teve atualizações. Os números apresentados no estudo são relativos a janeiro, fruto de projeções feitas pela FGV, já publicados na edição anterior do índice e que indicavam alta de 0,4% em janeiro. A partir do próximo mês, a ABRAMAT informa que não publicará informações sobre as vagas de emprego no setor até que os dados oficiais sejam atualizados.

Apesar das primeiras medidas de combate à pandemia terem sido tomadas em março, o período compreendido pela atual edição do estudo sofreu interferência mínima das medidas restritivas. Para a diretoria da ABRAMAT, a conjuntura apontada pelos dados pode representar um último fôlego antes das adversidades impostas pelo caráter extraordinário do atual contexto “Os números que vemos no índice foram positivos e isso é importante, sobretudo com as perspectivas da economia brasileira para os próximos meses.”, pondera Rodrigo Navarro, presidente executivo da ABRAMAT. “Estamos com o canal de diálogo aberto e ativo com o governo, buscando a construção conjunta de medidas que possam minimizar os impactos que a recessão econômica de caráter global pode ter no setor” complementa Rodrigo Navarro.

Sobre a ABRAMAT

Desde sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e demais agentes da cadeia produtiva. A entidade conta atualmente com aproximadamente 350 unidades fabris de 40 empresas associadas situadas em todas as regiões do país, que são líderes na produção de materiais de construção em diversos segmentos do setor. Entre os pilares de atuação da entidade estão a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a competitividade e sustentabilidade da indústria, e a capacitação da mão-de-obra da construção. Para a elaboração de seus relatórios são utilizados dados oficiais disponíveis, pesquisas com associados, análise interna da equipe e metodologia FGV desenvolvida com exclusividade para a ABRAMAT.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar