Covid-19: dicas para o varejo em tempos de coronavírus
A imposição da quarentena e o fechamento da maior parte do comércio está causando profunda transformação no varejo. O momento traz desafios complexos em um cenário sem precedentes. Nesse contexto, ter organização financeira e administrativa, conhecer o cliente e se fazer presente no seu dia a dia são pontos essenciais é essencial. Além disso, em situações extremas, é preciso se reinventar e buscar novos caminhos para passar melhor em meio à turbulência. Nesse sentido, a tecnologia é a maior aliada dos varejistas. Essas orientações para os gestores do setor vêm de César Souza, presidente da Empreenda Consultoria, palestrante e autor de Clientividade: Como Oferecer o que o seu Cliente Valoriza.
Para Souza, não é possível lidar com a crise causada pela pandemia do coronavírus adotando medidas que deram certo até agora. "Os líderes dessa área precisam agir com velocidade e sair do lugar comum. Iniciativas simples e foco em servir aos clientes já podem abrir campo para mudar os rumos do negócio. Também é preciso, mais do que nunca, considerar que a tecnologia não é apenas um recurso adicional, mas sim questão de sobrevivência", enfatiza.
Segundo o especialista, é preciso ter planejamento, criatividade, visão e coragem para testar novos modelos e formas de chegar ao consumidor, pois o maior desafio é se aproximar e estar perto dos clientes, mesmo estando longe. Abaixo, o consultor sinaliza seis dicas para empreendedores e gestores de marcas do varejo:
1- Coloque o cliente no centro: conhecer os clientes já existentes e sentir seus anseios e suas "dores" é fundamental. O que sua empresa pode oferecer para clientes da terceira idade? Como organizar sua logística de forma que a permitir oferecer serviços, comodidade e, consequentemente, surpreender quem consome seus produtos? Pensar soluções passa por entender a alma dos clientes.
2- Venda online: Na impossibilidade de abrir as portas, busque outros modelos de venda no e-Commerce. Se não puder montar um comércio digital próprio, explore os horizontes abertos pelos marketplaces. Existem iniciativas desde as mais abrangentes a alguns que atendem nichos específicos.
3- Redes sociais: toda empresa hoje tem que se preocupar em construir presença nas mídias sociais para continuar a divulgar produtos e serviços. Explore o potencial de cada plataforma para aumentar pontos de contato e engajamento com clientes já existentes; e use dados de interesses e geolocalização, entre outros, para se aproximar de novos clientes.
4- Avalie custos: é muito importante ter custos bem parametrizados para alinhar precificação, definir margem de lucro e saber, de fato, o que pode ser enxugado ou cortado.
5- Negocie com fornecedores: muitas empresas estão em dívida com fornecedores e eles também estão preocupados em receber. Desta forma, há espaço favorável para renegociar, caso precise ganhar fôlego.
6- Preserve seus colaboradores: demitir deve ser a última alternativa, pois essa crise vai passar e, quando houver ventos melhores, sua empresa precisará de equipe bem treinada para a retomada do seu negócio.
"Nos momentos mais delicados, a sociedade e o mundo empresarial se reinventam e inovam. Os empreendimentos devem evitar postura protocolar, buscando novos caminhos com abertura, foco e entusiasmo. Atitude é a chave para passar melhor pelas dificuldades neste momento, bem como para deslanchar na recuperação pós-pandemia", conclui.
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