Brasil,

Coronavírus: a sua renda vai diminuir, e agora?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cássia Marchetti
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Artigo escrito por Victor Corazza Modena

Dizem que gastos ou custos são como o cabelo: é sempre bom aparar! Quando falamos de finanças, sejam elas pessoais ou empresariais, existe uma máxima que sempre deve ser pensada e refletida: É mais fácil cortar custos e despesas do que gerar novas receitas. De uma forma geral, a energia para cortar gastos é menor do que aquela energia necessária para criar novas fontes de renda, por mais doloroso que isso pareça no primeiro momento.

Em outras palavras, checar e reduzir os custos é sempre positivo e necessário, em qualquer situação. Nestes momentos de incerteza é ainda mais necessário. Esta pandemia trouxe inúmeras dúvidas, principalmente no aspecto financeiro e profissional, com receitas futuras ameaçadas e em período incerto. As pequenas economias podem fazer diferença em tempos como este.

Para amenizar os impactos desse período, a sua revisão de gastos pode começar por aquelas despesas não essenciais que, em tempos de quarentena, já devem estar menores. Como exemplo, temos os gastos com restaurante, cinema, lazer em geral. Se você estiver fazendo como o recomendado, e ficando em casa, já deve ter cortado estes gastos.

Sobre o famosos aplicativos de delivery, tente controlar os pedidos de uma ou duas refeições, colocando um limite semanal para este tipo de gasto. Uma ótima opção é concentrar as compras, gastando menos com frete, uma vez que o número de entregas passa a ser um pouco menor. Optar por empresas com essas taxas reduzidas também pode ser interessante.

Cursos para o desenvolvimento pessoal, que em geral são aqueles que nos ajudam a adquirir novas competências ou técnicas, estão sendo disponibilizados online de forma gratuita por diversas instituições, incluindo a Fundação Getulio Vargas (FGV). Aproveite essas ofertas e prepare-se para as novas oportunidades.

Os gastos de longo prazo como, geladeira, TV, celular, viagens, carro, financiamentos, se planejados, devem ser postergados para um outro momento. Não é hora de trocar a geladeira ou televisão, a não ser que seja extremamente necessário e que você já tenha os recursos guardados para esta finalidade. Se tais compras não foram planejadas, evite ao máximo novas e desnecessárias despesas parceladas, afinal, não se sabe quando esta situação será resolvida, nem quais serão os impactos econômicos desta pandemia toda. A atenção aos grandes gastos deve ser redobrada.

Por fim, entramos em um terreno mais complexo: as despesas essenciais. E aqui estamos falando de tudo aquilo que é especialmente importante para a manutenção da vida e sua qualidade. Moradia, despesas com telefonia, internet, saúde, alimentação e educação básica. Se todas as demais categorias já foram devidamente revisadas, precisaremos mexer nesta.

Quanto você está pagando de celular? Considere renegociar com sua operadora um novo plano pagando menos ou até mudar de operadora. Uma boa solução pensando em descontos com comunicação são os combos, que costumam ser bastante vantajosos para os clientes que ainda não são assinantes da modalidade. Se já estiver assinando um combo, pense em reduzir o pacote, gastando, assim, um pouco menos.

Renegociar o contrato de aluguel, se você vive neste tipo de moradia, pode ser uma saída para redução de custos. O proprietário do seu imóvel deve estar preocupado com a manutenção de suas receitas. E será melhor você entrar em contato com ele para negociar uma redução ou carência, enquanto esta situação perdurar, do que chegar em um ponto em que simplesmente não pagará mais. Conversar e combinar “o jogo” é sempre a melhor alternativa. Caso o imóvel seja seu e esteja financiado, fique de olho pois muitos agentes financeiros estão com políticas de suspensão temporária das cobranças. Entre em contato com o banco que financiou seu imóvel e negocie ou entenda as opções disponíveis. De toda forma, ser transparente é melhor do que parecer irresponsável neste momento. Morando de aluguel ou financiando sua moradia, você deve se prevenir de um possível conflito desnecessário. Afinal, todos estamos passando por um momento muito delicado. Esta dica vale também para eventuais empréstimos que você tenha ou financiamentos de automóveis.

Obviamente, neste período de pandemia, temos que buscar nos resguardar o máximo possível neste sentido, mas é importante tomar muito cuidado ao pensar em revisar seus gastos com remédios e planos de saúde. É um tipo de gasto que nem sempre é confortável para pagarmos, e torcemos para que jamais necessitemos acessá-lo. Entretanto, por segurança, é muito bom tê-lo para garantir um bom atendimento, caso necessário.

Neste contexto todo de dúvidas e incertezas, ao que tudo indica, o governo, através de parcerias público-privadas, realizará medidas para suprir esta crise econômica que começa a surgir. Provavelmente surgirão linhas de crédito mais baratas e com juros mais baixos, podendo ser uma ótima oportunidade para realizar a gestão das dívidas. Em outras palavras, começar e dar um importante passo para sair de vez dessa situação difícil. Ao termos acesso a linhas de crédito com juros mais baixos, podemos trocar dívidas caras (com altos juros) por dívidas mais baratas (baixos juros), concretizando uma base para um futuro financeiro mais tranquilo.

Em tempos de Covid-19 é importante pensarmos que todos nós estamos no mesmo barco. Pedir ajuda e ajudar são passos importantes para a melhora geral da população. Buscar não sair de casa, preferir comprar no comércio local e ajudar podem ser grandes chaves da nossa transformação social e de ordem pessoal.

Victor Corazza Modena é professor de Pós-Graduação na IBE Conveniada FGV, nas disciplinas de Empreendedorismo, Gestão Financeira & Contabilidade Geral, Negociação & Conflitos


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar