Brasil,

Efeito dominó do coronavírus atinge setor de propriedade industrial

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Tripoli
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

O presidente do Grupo Marpa – Marcas, Patentes, Inovações e Gestão Tributária alerta sobre lentidão no sistema de registros do segmento.

O surto de coronavírus tem registrado forte impacto na cadeia produtiva dos países e deve gerar um efeito dominó em diversos setores no mundo, inclusive no Brasil. O presidente do Grupo Marpa – Marcas, Patentes, Inovações e Gestão Tributária, Valdomiro Soares, alerta que o segmento de propriedade industrial aponta lentidão e sofre as consequências.

“O segmento de propriedade industrial está comprometido e enfrenta morosidade devido à epidemia do coronavírus. Mesmo com o Protocolo de Madrid que agilizou os processos para as marcas, vários fatores estão interferindo para a quase paralisação do mercado como o dólar alto, a bolsa instável e a economia comprometida nos países da Europa, como na Itália, onde as pessoas foram recomendadas a ficar em casa. Devido ao vírus, os empresários estão aguardando o futuro deste segmento e do mercado econômico, pois se torna muito incerto da maneira que se apresenta, já que no Brasil são 649 casos confirmados”, analisa Soares.

Segundo Soares, mesmo com o Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes, conhecido como PCT, o processo ainda assim está lento. “Juntamente com o Protocolo de Madrid para marcas, o PCT atua para dar mais celeridade aos registros de patentes no exterior, mas o momento mundial é muito delicado e extremamente perigoso para investidores e grandes empresários de marcas, por isso a espera dos mesmos para o desenvolver do mercado”, afirma.

O presidente do Grupo Marpa alerta ainda que o mercado de propriedade industrial assiste alarmado a epidemia. “Estamos observando, além dos efeitos evidentes, quais impactos ainda virão. A lentidão do Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI, e do segmento como um todo, tende a afetar expressivamente os países, visto que sem os registros não são criadas novas marcas ou inovações, comprometendo as economias locais e ocasionando uma reação em cadeia no mundo todo. Essa lentidão tem como causa também os funcionários que estão com carga horária reduzida, trabalhando de suas casas ou foram dispensados de suas funções para diminuir a propagação do Coronavírus”, conclui.

_________________________________________________

NOTA OFICIAL - INPI

Reiterando seu compromisso com a sociedade, o INPI informa que todos os seus serviços estão sendo realizados normalmente.

Como medida de prevenção ao coronavírus, os servidores e colaboradores estão trabalhando em home office, mas o Instituto garantiu todas as condições tecnológicas para que isso não prejudique a prestação dos serviços. Portanto, nesse contexto, não há redução de carga horária nem dispensa de funções.

Vale lembrar ainda que o home office não é novidade no INPI. Tal modalidade de trabalho já vinha sendo implantada em diversas áreas, com excelentes resultados.

Por fim, quanto aos prazos de exame, o fato é que o INPI vem reduzindo o tempo de análise. Na área de marcas, o registro ocorre em cerca de seis meses para pedidos sem oposição.

Na área de patentes, o Plano de Combate ao Backlog está reduzindo o estoque de pedidos aguardando exame e a meta é que, em 2021, esse prazo seja de dois anos - também de acordo com os padrões internacionais.

INPI - Enviado por Natália Calandrini


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar