A importância das regulamentações para a segurança do mercado financeiro
Por Marcelo D’Alfonso, country manager da Wirecard Brasil
A solidez é condição para o bom funcionamento da economia e, para que o sistema financeiro seja eficiente, é necessário que ele contemple os arranjos e as inovações que surgem a partir do uso intensivo de tecnologia. É notório que as fintechs chegaram para revolucionar o mercado financeiro e, em especial, vêm promovendo transformações no sistema de pagamento.
Antenado às movimentações, o Banco Central do Brasil (BC) já entendeu o papel e a importância das fintechs, tanto que elas estão regulamentadas desde abril de 2018 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) por meio das Resoluções 4.656 e 4.657. Assim, para entrar em operação, as fintechs de crédito devem solicitar autorização ao Banco Central para operar como Sociedade de Crédito Direto (SCD) — caracterizada pela realização de operações de crédito, por meio de plataforma eletrônica, com recursos próprios — ou Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP), que realiza operações de crédito entre pessoas, conhecidas no mercado como peer-to-peer lending.
As instituições que são regulamentadas possuem regras e normas que as ajudam a se organizar, tornarem-se mais eficientes e seguras. Estas empresas são olhadas não só pelo mercado, mas também pelo órgão regulador. O BC levanta, por exemplo, informações sobre os proprietários e exige comprovações acerca da origem e da movimentação financeira dos recursos utilizados no empreendimento pelos controladores. Com isso, o órgão verifica se há compatibilidade entre o porte do negócio e sua capacidade econômico-financeira, natureza e objetivo.
Todos esses fatores trazem mais confiança para os clientes, e é por isto que somos entusiastas de regulamentações que garantam o bom funcionamento do mercado. Com o objetivo de melhorar ainda mais o nosso sistema, o BC promoveu, em novembro, um seminário internacional para fazer um intercâmbio de experiências em supervisão de instituições de pagamento. Durante o evento, estiveram presentes instituições do Brasil e da União Europeia, incluindo a Wirecard.
O fato é que, durante estes eventos e visitas técnicas do Banco Central às empresas do setor financeiro, é possível entender o negócio de cada uma delas e ajudá-las a se alinharem às demandas do órgão e do mercado. Isso garante uma competição saudável e a variedade de players que faz do Brasil um dos mercados financeiros mais avançados do mundo.
É importante destacar ainda que as empresas de soluções de meios de pagamentos têm um papel importante em contribuir para o processo de regulamentação. Para isso, a empresa precisa abrir suas portas, permitir-se avaliar e ajustar pontos necessários, apoiada por um bom relacionamento com o Banco Central. Com uma regulamentação clara e disposição entre as partes, mercado, empresas e órgãos reguladores consolidam forças e só têm a evoluir.
Sobre a Wirecard
A Wirecard (GER:WDI) é uma das plataformas digitais na área de comércio financeiro que mais crescem no mundo. Oferecemos a empresas e consumidores um ecossistema com valor integrado em constante expansão, construído em torno de pagamentos digitais inovadores por meio de uma abordagem B2B2C integrada. Esse ecossistema concentra-se nas áreas de pagamento e risco, serviços bancários de varejo e transações, fidelidade e cupons, análise de dados e aprimoramento da taxa de conversão em todos os canais de vendas (online, celular e ePOS). A Wirecard opera instituições financeiras regulamentadas em vários mercados importantes, além de deter licenças de todas as principais redes de pagamentos e cartões. Além disso, a Wirecard está listada na Bolsa de Valores de Frankfurt (DAX and TecDAX, ISIN DE0007472060).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário