Brasil,

Comida é o caminho para aproximação do Agro com o público urbano, destaca Daniel Carrara, diretor-geral do Senar no ABMRA Ideia Café

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raphaela Candido
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Segunda edição do evento on-line discutiu diferentes estratégias de comunicação para aproximar a sociedade urbana e o Agro

“O produtor rural não é o vilão da história. Ele é o herói”. Assim Daniel Carrara, diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), iniciou sua participação no bate-papo do ABMRA Ideia Café, iniciativa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro. Ele destacou que o setor enfrenta problemas recorrentes com a comunicação, e que mostrar a importância do setor produtivo é um grande desafio.

“Lá atrás, nossa comunicação era voltada para o produtor rural como forma de nivelar o seu conhecimento, devido à dificuldade de acesso a informações que beneficiavam o seu negócio. Aqui temos um exemplo de comunicação que deu certo junto ao campo. No entanto, do outro lado, nós perdemos uma oportunidade importante, porque não demorou para a imagem negativa do agronegócio ganhar força. A partir daí, o produtor passou a ser visto como ‘o cara do veneno que desmata e não gosta do pequeno’. A repercussão foi global e o Brasil se tornou o grande vilão da preservação dos recursos naturais. Desde então, estamos passamos por um processo de reformatação e nossa estratégia de comunicação precisa combater esses preconceitos e, principalmente, mostrar o nosso forte papel como produtores de alimentos para atender à demanda interna e global. Todos comemos, certo? É do campo que vem a comida”.

Esse foi o ponto de partida para a criação do manifesto “Alimentar é construir o futuro”, que reúne várias iniciativas do Sistema CNA/Senar para reformular a identidade que o Agro carrega. A campanha visa criar elo entre a população e o Agro tendo o alimento como fio condutor.

Um dos pilares da estratégia de comunicação é a consolidação de argumentos, com números e mensagens-chave para preparar formadores de opinião do setor produtivo. A ação conta com a capacitação de líderes de entidades de classe entre outros para entrevistas à imprensa e reuniões relacionadas ao Agro.

O plano inclui veiculação de campanhas de mídia, humanizando a atividade e trazendo a imagem do produtor rural para o foco, mostrando o seu trabalho para a produção de alimentos. “Não adianta mostrar a imagem de uma colheitadeira. Assim, não vamos conseguir nos comunicar com quem está em casa. Muitas vezes, esse público nunca pisou em uma plantação de soja ou viu uma lavoura de algodão. Assim, direcionamos nossa comunicação para envolver e sensibilizar a população. Os resultados começam a aparecer porque as pessoas acima dos 30, 40 anos têm alguma vivência com o campo, seja relacionado a familiares ou de quando iam para o sítio na infância”, afirma o diretor geral do Senar.

Já para as novas gerações, a estratégia adotada é diferente. Criamos planos voltados aos formadores de opinião da nossa área, com artistas que entendem nossa mensagem. Caso eles queiram falar sobre o campo, disponibilizamos informações corretas e atualizadas”.

Carrara informa que o Senar mantém serviço de monitoramento sobre o que de mais importante é publicado a respeito do agro brasileiro ao redor do mundo. A partir desse material, é possível verificar as informações disseminadas e, caso seja necessário, esclarecer. “Durante a pandemia fomos vistos como a solução, fornecendo alimentos. Com o pós-pandemia, a sociedade volta a nos ver com maus olhos. Esse monitoramento não é para combater o que falam, mas para buscar e entregar informações corretas à população e combater esse preconceito”, afirma.

Ricardo Nicodemos, presidente da ABMRA, deu ênfase à ideia de ver o produtor rural como o herói sem capa, colocando no mesmo patamar de professores com essa classificação, mostrando a necessidade de seu trabalho, humanizando a atividade e aproximando a sociedade por meio dos alimentos. “Os produtores, assim como os profissionais da educação, são vitais para o crescimento do Brasil. É preciso trazer o produtor para o foco da comunicação, tal qual é feito com o alimento“, enfatiza o presidente da ABMRA.

Presente à conversa, a editora da revista Forbes Agro, Vera Ondei, questionou como é trabalhar com a classe média rural, visto que no meio urbano essa categoria tem grande peso em decisões de política pública, enquanto no campo há dificuldade de enxergar essa faixa. Daniel Carrara assinala que é necessário impulsionar as políticas públicas para o crescimento da classe média rural e de sua participação no PIB do agronegócio nacional. “O Agro é muito diverso. Levar a informação correta é a melhor estratégia e temos que traduzir a mensagem para fortalecer toda a cadeia produtiva”, finaliza o diretor geral do Senar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar