67% do setor industrial já utiliza IA na fabricação de produtos, aponta estudo da Minsait

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leticia Felix Muniz
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Imagem: Divulgação Minsait Imagem: Divulgação Minsait

Seis de cada dez empresas do setor aderiram à inteligência artificial para melhorar a qualidade de seus produtos e a segurança física de seus colaboradores, segundo o Informe Ascendant 2024

A inteligência artificial tem se revelado uma poderosa aliada da transformação do setor industrial. Em um contexto no qual a procura pelo aumento da produtividade e da competitividade se tornou a regra vigente, 67% das empresas do segmento afirmam já utilizar de recursos como IA e visão artificial na fabricação de produtos, com foco na otimização da cadeia produtiva. O percentual foi apurado pela edição de 2024 do Informe Ascendant de Maturidade Digital, produzido pela Minsait, empresa de transformação digital e TI da Indra.

O estudo, intitulado “IA: radiografia de uma revolução em curso”, ouviu mais de 900 organizações públicas e privadas de 15 diferentes segmentos de mercado ao redor do mundo e mostra que, para além da linha de produção, seis em cada dez companhias industriais também aderiram à IA para melhorar a qualidade de seus produtos e a segurança física de seus colaboradores, por meio de recursos como verificações digitais, testes e reconhecimento de defeitos por imagem.

Outra aplicação recorrente da tecnologia é na gestão da cadeia de suprimentos, na qual a IA é capaz de prever eventuais bloqueios no sistema logístico ou, ainda, gerenciar estoques em tempo real. Nesse sentido, a pesquisa revela que, em algumas corporações, os custos com armazenamento foram reduzidos em até 10%, graças às contribuições trazidas pela inteligência artificial.

A redução de custos e a otimização das operações são, aliás, as principais motivações que levam a indústria a aderir à IA, conforme apontam 68% das empresas ouvidas pelo levantamento da Minsait. A tecnologia também tem sido utilizada na tomada de decisões estratégicas baseada em dados – um expediente considerado essencial para 25% das corporações respondentes

A captura de dados massivos em tempo real pela IA tem permitido a identificação de tendências e padrões, contribuindo para melhorar a capacidade de inovação e adaptabilidade do setor industrial. Graças a esses avanços, há uma redução na margem de erro e uma notória melhoria na qualidade dos produtos. Fatores que têm se traduzido em clientes mais satisfeitos e custos reduzidos em toda a cadeia de abastecimento.

No entanto, apesar do grande interesse que a IA tem despertado no setor industrial, ainda existem barreiras que devem ser ultrapassadas para garantir a adoção e integração adequadas dessa tecnologia no dia a dia do setor. Exemplo disso é a atual dificuldade das empresas em identificar aplicações que verdadeiramente gerem valor agregado.

Outros obstáculos que chamam a atenção são a carência da infraestrutura tecnológica necessária para suportar essa transformação e a falta de visão estratégica na alta gestão das organizações. As empresas consultadas pelo Informe Ascendant da Minsait também apontaram a escassez de profissionais qualificados e a instabilidade regulamentar como fatores que têm adiado a implantação da IA no setor industrial.

Gêmeos digitais e copilotos

No contexto da indústria 4.0 e em meio à crescente adoção de tecnologias avançadas pelo setor, a integração da inteligência artificial às atividades industriais tem se mostrado uma oportunidade chamativa para as empresas aumentarem sua eficiência, competitividade e sustentabilidade.

De acordo com os resultados da pesquisa da Minsait, o setor industrial caminha para um futuro no qual as organizações seguem investindo em IA, tanto para propósitos analíticos quanto para o desenvolvimento de copilotos que contribuam para a criação de aplicações próprias, capazes de trazer diferenciais para os seus negócios. Nesse sentido, tecnologias como o gêmeo digital – modelo virtual de um objeto físico, utilizado para simular cenários e otimizar processos – facilitarão o monitoramento de operações fabris, permitindo que a cadeia de produção ganhe muito mais precisão e capacidade de resolução, em caso de falhas.

“Estamos vivenciando uma verdadeira evolução impulsionada pela IA generativa e o setor industrial não está alheio a esse fenômeno. A inteligência artificial tem potencial para impulsionar a transformação digital e o crescimento dos negócios, conferindo às empresas maior vantagem competitiva e a chance de explorar novas modalidades de inovação e sustentabilidade. É essencial, portanto, que o setor industrial adote uma abordagem estratégica e faça os investimentos necessários para aderir à IA da melhor maneira possível”, defende Eladio García, diretor global de Infraestrutura e Indústria da Minsait.

Sobre a Minsait

A Minsait é a empresa do Indra Group líder em transformação digital e Tecnologia da Informação. A Minsait apresenta um alto grau de especialização, ampla experiência em negócios digitais avançados, conhecimento setorial e talento multidisciplinar, formado por milhares de profissionais em todo o mundo. A Minsait se posiciona na vanguarda da nova digitalização, com capacidades avançadas em inteligência artificial, cloud, cibersegurança e outras tecnologias transformadoras. Por isso, impulsiona os negócios e gera grandes impactos na sociedade, graças a uma oferta digital de serviços de alto valor agregado, soluções sob medidas para todos os campos de atuação e acordos com os parceiros tecnológicos mais relevantes do mercado. No fechamento do exercício de 2023, a Minsait teve receitas de 2,517 bilhões de euros.

Sobre o Indra Group

O Indra Group é uma holding empresarial que fomenta o progresso tecnológico e inclui a Indra, uma das principais empresas globais de defesa, tráfego aéreo e espaço, e a Minsait, líder em transformação digital e Tecnologia da Informação na Espanha e na América Latina. O Indra Group promove um futuro mais seguro e conectado por meio de soluções inovadoras, relações de confiança e os melhores talentos. A sustentabilidade faz parte da sua estratégia e cultura, como resposta aos desafios sociais e ambientais presentes e futuros. No final do exercício financeiro de 2023, o Grupo Indra registava receitas de 4,343 bilhões de euros, mais de 57 mil colaboradores, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.