Conheça o Samsung Message Guard, recurso que protege os usuários contra ataques cibernéticos de clique zero

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paulo Campos
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Criada no centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung no Brasil, em Campinas, ferramenta faz parte das medidas da empresa para proteger dados e dispositivos dos usuários contra ameaças cibernéticas

A Samsung é pioneira em desenvolver uma série de medidas de proteção voltadas aos consumidores da marca, sendo o Samsung Message Guard um desses recursos. Criado no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung Brasil, em Campinas, a solução tem o objetivo de proteger os dispositivos móveis Galaxy contra ataques de clique zero, um tipo de ataque que ocorre por meio do recebimento de arquivos de imagem1 com códigos maliciosos. Atualmente, o Message Guard é compatível com os mais diversos aplicativos de mensagens, incluindo o Samsung Messages, Google Mensagens2, Facebook Messenger, Telegram e WhatsApp.

Para seu desenvolvimento, o Samsung Message Guard contou com a participação de uma equipe composta por 11 pessoas, entre doutores, mestres, engenheiros e analistas de software. A solução foi criada com base em uma pesquisa aprofundada sobre as mais diversas vulnerabilidades e ameaças tecnológicas e suas tendências, considerando o potencial e a gravidade dos possíveis danos ao usuário, bem como eventuais opções de defesas. A equipe envolvida na criação do Message Guard também atuou no levantamento de requisitos para a efetividade do recurso, desenvolvimento da arquitetura e testes de códigos.

“O Message Guard funciona como uma quarentena virtual, isolando um novo arquivo de imagem do restante do dispositivo. Ele realiza uma análise detalhada do arquivo de forma gradual, processando-o em um ambiente controlado para evitar que o dispositivo seja infectado. Esse trabalho é realizado automaticamente e em um segundo plano, não exigindo qualquer ação por parte do usuário”, afirma José Carlos Camargo, Gerente Sênior de P&D da Samsung Brasil. “Atualmente, vivemos em um cenário em que as ameaças estão cada vez mais diversificadas e agressivas. A cada três consumidores em todo o mundo, um já foi vítima de invasões3 em que dados pessoais foram hackeados. Pensando nisso, a Samsung está atenta para criar medidas de prevenção a fim de elevar a segurança dos usuários, e o Message Guard é uma delas”.

Mesmo sem indícios de ataques desta natureza nos smartphones Galaxy, a Samsung disponibiliza globalmente e de maneira automática e gratuita o recurso em diferentes produtos de seu portfólio. Ao finalizar os testes de qualidade e desempenho, a solução foi aplicada inicialmente nos dispositivos da série Galaxy S23 com One UI 5.14, sendo gradativamente estendida para outros modelos. Atualmente, smartphones Galaxy da linha S e Z com One UI 6.0 ou superior contam com o Message Guard. Na categoria de tablets, os modelos da série Galaxy Tab S9 com One UI 5.1.1 também vêm com o recurso instalado.

Para verificar se a funcionalidade está disponível e habilitada, o usuário pode acessar Configurações > Opções de Desenvolvedor > Segurança > Desativar Proteção de Sandbox em seu dispositivo Android. Com esta última opção desativada, o usuário está devidamente protegido com o recurso Samsung Message Guard. Clique aqui para saber mais. O Bloqueador Automático também permite que o usuário habilite a proteção do Message Guard em aplicativos de mensagens terceiros. Saiba como habilitá-lo clicando aqui.

Conheça outras soluções de segurança da Samsung

Além do Samsung Message Guard, a Samsung oferece as soluções Samsung Knox e Cadeado Galaxy5 para elevar a proteção do usuário e seu dispositivo Galaxy. E apesar de serem ferramentas com propostas diferentes, elas atuam de maneira complementar para uma proteção efetiva no dia a dia das pessoas.

O Samsung Knox é uma iniciativa que oferece tripla camada de segurança contra as mais modernas e sofisticadas ameaças, além de recuperação automática de dados críticos de segurança em caso de ameaças detectadas. O recurso está disponível aos smartphones, notebooks, tablets, smartwatches e até TVs do portfólio Samsung. Você pode conferir a lista completa de modelos habilitados com o recurso clicando aqui.

Já o Cadeado Galaxy é um recurso exclusivo dos smartphones e smartwaches Galaxy, criado para facilitar o bloqueio remoto desses dispositivos em caso de roubos ou furtos. O recurso protege dados do usuário, permitindo que o bloqueio rápido e facilitado seja feito por ligação telefônica com atendimento 24 horas ou pelo site oficial utilizando qualquer dispositivo com navegador web. Para o bloqueio, o usuário só precisa de CPF e senha previamente cadastrados. Saiba mais clicando aqui.

Para saber mais sobre os serviços e produtos Samsung e acompanhar as novidades da marca, acesse a Samsung Newsroom Brasil.

1 Samsung Message Guard fornece proteção para os seguintes formatos de imagem: PNG, JPG/JPEG, GIF, ICO, WEBP, BMP, WBMP.

2 O aplicativo de mensagens padrão varia de acordo com o mercado.

3 A informação sobre o número de consumidores vítima de violação de dados em que dados pessoais foram hackeados está disponível no 2022 Thales Consumer Digital Trust Index, Link.

4 Os modelos de smartphones e versões de software e One UI que possuem a funcionalidade Message Guard estão sujeitas a alteração, sem prévio aviso.

5 O serviço Cadeado Galaxy está disponível gratuitamente para os produtos Galaxy S24 (SKU SM-S921), S24+ (SKU SM-S926), S24 Ultra (SKU SM-S928), Galaxy S23 (SKU SM-S911), S23+ (SKU SM-S916), S23 Ultra (SKU SM-S918), Galaxy S23 FE (SKU SM-S711), S22 (SKU SM-S901), S22+ (SKU SM-S906), S22 Ultra (SKU SM-S908), S21 (SKU SM-G991), S21+ (SKU SM-G996), S21 Ultra (SKU SM-G998), Galaxy S21 FE (SKU SM-G990), Galaxy Z Flip3 (SKU SM-F711), Galaxy Z Flip4 (SKU SM-F721), Galaxy Z Flip5 (SKU SM-F731), Galaxy Z Fold3 (SKU SM-F926), Galaxy Z Fold4 (SKU SM-F936) e Galaxy Z Fold5 (SKU SM-F946). A ativação gratuita do Cadeado Galaxy nos produtos elegíveis é válida por 1 (um) ano contado da data de ativação. Para produtos não elegíveis à gratuidade o Cadeado Galaxy poderá ser adquirido através do site www.cadeadogalaxy.com.br nos planos: I. 1 (um) ano de utilização da licença Cadeado Galaxy com custo R$39,90; ou II. 2 (dois) anos de utilização da licença Cadeado Galaxy com custo de R$ 59,90. Além disso, todos os clientes que a partir de 19/07/2023 adquirirem o Seguro Samsung Care+ para os smartphones elegíveis, terão direito de ativação do Cadeado Galaxy no produto segurado durante o período de vigência do seguro, independente da cobertura contratada. Para utilizar o Cadeado Galaxy, seja por meio da oferta gratuita, do Seguro Samsung Care+ ou da compra do serviço Cadeado Galaxy separadamente é necessário que o produto possua Android 10 ou superior, utilize o software original Samsung, seja fabricado no Brasil e o aparelho não possua reserva de domínio ou gestão empresarial, exceto para os modelos A035F, A035G, A035M, A032F, A032M que não possuem compatibilidade com o serviço. O serviço Cadeado Galaxy tem como finalidade o bloqueio remoto do aparelho celular do seu usuário, com a finalidade de proteger os seus dados e acessos a aplicativos por terceiros. O bloqueio depende do comando do usuário, portanto a Samsung não garante proteção completa contra acessos de terceiros, especialmente em situações de furtos, roubos e fraudes, sejam elas causadas pelo próprio usuário ou por terceiro. Aparelhos adquiridos com reserva de domínio ou com seguro vinculado podem não funcionar com o Cadeado Galaxy, verifique com a revenda Samsung na qual o aparelho foi adquirido. Aparelhos sob gestão empresarial podem estar sendo geridos pela empresa utilizando a licença Knox, neste caso não estará apto ao serviço, favor verificar com a sua empresa caso a ativação não funcione. Toda a gestão, cadastro, bloqueio e desbloqueio poderá ser feita através do site www.cadeadogalaxy.com.br ou Telefone. 4004-0000 (Capitais e grandes centros) 0800 555 0000 (Demais cidades e regiões). Condições de gratuidade válidas para ativações realizadas até 30/09/2024.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung Electronics Co., Ltd. inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, eletrodomésticos, sistemas de rede, memória, sistema LSI e soluções de semicondutores e LED e oferece uma experiência conectada perfeita por meio do seu ecossistema SmartThings e da colaboração aberta com parceiros.