A videoconferência veio para ficar

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriel Duarte de Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

por Jason Lionel Quesada

Um relatório da Wainhouse Research descobriu que 94% dos negócios que usam videoconferência registram aumento de produtividade. Então é seguro dizer que esse método de comunicação não se tornará obsoleto tão cedo.

Preciso admitir que não era fã de videoconferência, mas tendo em vista nossa realidade de home office e covid-19, gasto mais e mais tempo em videoconferências para colaborar com meus colegas e conseguir que as atividades sejam executadas no dia a dia. Tenho usado a plataforma Avaya Spaces, e, depois de experimentar os benefícios de videoconferência e colaboração, tenho orgulho em dizer que hoje sou grande defensor da ferramenta, que registrou aumento de 2.500% no tráfego de vídeo nos últimos meses, desde o início da pandemia.

Conheça os três principais motivos de por que nossos times amam usar a videoconferência da Avaya:

O negócio via videoconferência cria conexões importantes cara a cara

A necessidade de colaborar uns com os outros está cada vez mais presente no local de trabalho. Eu estava trabalhando remotamente pelo menos três vezes por semana antes da covid-19, e podia entrar com facilidade em reuniões por telefone nos dias de home office. Mas existe algo meio desconexo sobre colaborar com membros do time por telefone. Expressões faciais e linguagem corporal são perdidas durante a comunicação de ideias e sentimentos, e uma experiência apenas com áudio significa que deixamos de visualizar o que as pessoas querem realmente dizer.

As conexões cara a cara que são possíveis de estabelecer com meus times quando usamos a plataforma de videoconferência são cruciais para termos uma forte sintonia de equipe, pois encoraja o engajamento e propicia a união da comunidade. Sem a necessidade de deslocamento e pela facilidade de ser feita de qualquer lugar, a videoconferência otimiza o gerenciamento de tempo no contato entre pessoas e na velocidade das tomadas de decisão.

É mais fácil encontrar o foco

Levante a mão quem já sonhou acordado ou tentou realizar outras atividades durante um conference call! Sim - eu também estou de mão levantada. Mas, ao adotar a colaboração por vídeo, fiquei mais focado nas reuniões, pois posso ver meu time, e vice-versa. Sei que algumas pessoas ficam muito tímidas por essa mesma razão. Mas isso se torna um ponto de convencimento maior para mim, pois encoraja todos a estar tão focados quanto possível para atender às metas das reuniões.

Além disso, por dispensar encontros físicos, as videoconferências agilizam os processos de uma empresa para alinhar objetivos, metas e compartilhar os resultados conquistados pelos colaboradores.

O tempo real deveria ser sempre uma opção

Durante qualquer momento no dia, posso usar uma variedade de apps para mudar a configuração do termostato da minha casa, solicitar produtos domésticos ou até mesmo enviar flores para minha esposa - tudo em tempo real. E, quando estamos trabalhando com outras pessoas, as ideias podem voar de maneira rápida e furiosa! Por que não compartilhar essas ideias e acompanhar os detalhes em tempo real? A videoconferência torna isso possível.

Vamos deixar que todos trabalhem e encontrem a melhor maneira de fazê-lo usando documentos, voz e chat, todos integrados. Os benefícios da videoconferência incluem ferramentas como compartilhamento de documentos, compartilhamento de tela e agendamento de reuniões, maximizando a produtividade sem atravancar o trabalho com excesso de recursos.

Como eu disse - sou agora grande fã da videoconferência. E sei que existem mais pessoas por aí. Fiquem à vontade para aparecer.

Jason Lionel Quesada é gerente global de marketing de mídias sociais