Brasil,

SoftwareONE lança SLM Diagnostic, serviço para apoiar empresas a implementar um programa eficiente de gestão de portfólio de software

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gil Stefani
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Além da folha de pagamento, a má gestão de licenças de software torna-se cada vez mais significativa e pode gerar até 30% de custos desnecessários.

Segundo o Gartner, em 2020, apenas 25% das empresas ficarão convencidas de que suas compras de ferramentas de gestão de ativo de software atendem a expectativa de valor de pré-compra

Os gastos com software são um dos maiores investimentos que qualquer organização possui - além de seu pessoal - e, à medida que mais organizações migram para a nuvem, essa equação aumenta consideravelmente, pois nem sempre o gerenciamento de processos e uso de softwares são considerados. Ciente de que a transformação digital não é mais uma opção para o mercado e sim, uma necessidade principalmente para gerar inovação, a SoftwareONE - fornecedora global líder em soluções de tecnologia para a nuvem e software de ponta a ponta - está lançando no Brasil O SLM Diagnóstic, serviço abrangente com foco em gestão e processos, já utilizado nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Reino Unido.

O SLM Diagnóstic foi projetado para atender empresas com mais de 500 computadores e usa plataforma digital para auxiliá-las a implementar um programa de gestão de portfólio de software, pois avalia o nível de maturidade dos processos e controles e traz recomendações de melhorias baseadas nas melhores práticas do ITIL e da ISO 19770-1. A solução funciona como uma ferramenta estratégica para os negócios e oferece uma profunda análise de dados e processos de conformidade para identificação de possíveis gargalos e auxílio na tomada de decisão para solucioná-los.

Como parte do portfólio de serviços gerenciados com tecnologias SLM (Software Lifecycle Management) ofertados utilizando a tecnologia recém adquirida SAMSentry, O SLM Diagnóstic gera valor em propriedade de software e na redução de custos desnecessários com investimentos em tecnologias existentes, enquanto visualiza oportunidades e promove melhorias contínuas na governança, controle e uso de software. Os benefícios de uso do SLM Diagnóstic têm gerado impactos de redução de custos fixos financeiros significativos.

Segundo o Gartner, em 2020, apenas 25% das empresas ficarão convencidas de que suas compras de ferramentas de Gestão de Ativos de Software (SAM) atendem a expectativa de valor de pré-compra. “Temos tido uma resposta muito interessante e nossos clientes têm obtido ROI imediato, com redução em até 30% o custo com licenças, isso sem falar no custo evitado de multas de auditoria. Por isso, em geral, o que ocorre é que a empresa usa o budget que estava sendo desperdiçado em investimentos em inovação, por exemplo. Por esse motivo, nossa expectativa com esse lançamento é que, na América Latina, a gente chegue a 100 clientes utilizando o Diagnóstico até fim de 2020”, afirma Jefferson Tolentino, SLM Solution Sales Lead da SoftwareONE.

De acordo com pesquisa da SAMS Europe & USA Survey Report, 60% das organizações não estão satisfeitas com seu SAM. O diferencial do SLM Diagnóstic é a entrega de um material completo com a análise dos processos da empresa, com um guia sobre tudo que foi levantado, dentro de um sistema digital que permite acesso do cliente à todas as informações. Por meio de um dashboard, o gestor consegue verificar todos os pontos analisados, plano de ação para melhorias e lista de tarefas necessárias para uma melhor gestão de processos e softwares. Além disso é criado um Estudo de Caso personalizado com análise de ROI baseado nos custos anuais com os principais fabricantes de software, e de quais ferramentas de gestão de ativos de software melhor se adequam as necessidades da empresa.

“Conseguimos não apenas mostrar possíveis falhas processuais, como ajudamos os clientes a identificar como chegar a uma economia de gastos com a gestão de processos, além de fazer um tracking de responsabilidades, alinhamento de melhores práticas de mercado e estatísticas. Fornecer este auxílio às empresas e caminhar com elas para uma solução que traga um ROI desejável e uma gestão efetiva de processos está no DNA da SoftwareONE. Poder transformar esta nossa missão em uma solução mensurável para as companhias é extremamente importante para nós. A cobertura de todas as áreas da empresa nos permite melhorar processos, deixá-los mais alinhados e, por consequência, trazer mais maturidade aos negócios”, comenta o executivo da SoftwareONE.

Segundo a Business Software Alliance (BSA), organização criada em 1988 representando várias das maiores empresas de software do mundo, 39% dos softwares mundiais instalados não estão licenciados. Além disso, CIOs estimam que 15% de seus funcionários instalam softwares na rede sem o conhecimento de sua empresa, mas quase o dobro do percentual de colaboradores (30%) dizem que estão instalando softwares na rede de sua empresa, sem conhecimento da mesma. O software não autorizado é uma grande ameaça à segurança de qualquer negócio.

“Num mundo feito para ativar licenças em um clique, quando a empresa possui um grande número de usuários, fica difícil identificar quando as licenças foram ativadas, quando vencem, se realmente são necessárias ou se a ativação foi apenas um erro do usuário. Sem ter uma ferramenta robusta e consistente de automação do mapeamento, normalmente o que acontece é que várias licenças ficam desatualizadas ou são instaladas indevidamente, gerando custos desnecessários e riscos de auditoria à companhia”, explica Tolentino.

Sobre a SoftwareONE

A SoftwareONE é fornecedora global líder em soluções de tecnologia para a nuvem e software de ponta a ponta, sediada na Suíça. Com recursos em toda a cadeia de valor, ajuda empresas de todos os tamanhos a projetar e implementar suas estratégias tecnológicas, comprar o software certo e a solução em nuvem com o preço correto, além de gerenciar e otimizar a propriedade dos softwares. Suas ofertas conectadas ao PyraCloud, a plataforma digital proprietária da SoftwareONE que fornece aos clientes inteligência acionável por dados e os ajuda a gerenciar e otimizar seus gastos com software e nuvem. Com cerca de 5.300 funcionários e recursos de vendas e prestação de serviços em 90 países, a SoftwareONE fornece para cerca de 65.000 clientes corporativos soluções de software e nuvem em mais de 7.500 publishers. As ações da SoftwareONE (SWON) estão listadas na SIX Swiss Exchange. Para mais informações, visite SoftwareONE.com.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar