O fim do dilema entre nuvem pública ou privada
Por Paulo de Godoy (*)
Para a maioria das pessoas, sair na rua sem estar conectado parece impossível hoje. Essa dependência tecnológica promovida pelas facilidades que a grande rede de computadores oferece impacta direto no mundo corporativo, onde vemos um crescente movimento migratório de serviços empresariais para a nuvem.
Prova disso é o investimento total em serviços na nuvem em todo o mundo. De acordo com a estimativa do Gartner, US$ 227,8 bilhões foram gastos em nuvem pública em 2019, com um aumento de 17% (US$ 266,4 bilhões) esperado em 2020. A IDC revela que em 2019 a nuvem pública representou mais de 30% do mercado global de infraestrutura de TI na nuvem, e estima um crescimento de quase 40% até 2023.
Se antes a maior preocupação das empresas era aderir ou não à nuvem, hoje a questão gira em torno de qual tipo de nuvem escolher, pública ou privada. A primeira opção oferece uma redução de custos a longo prazo, pois, ao adotar esse modelo, a empresa não se preocupa com compra de equipamentos, manutenção e infraestrutura; enquanto a segunda promete maior controle e segurança de dados.
Como uma opção para unir o melhor dos dois mundos, surgiu a nuvem híbrida. Uma estratégia que tem sido a escolha de grandes empresas para gerenciar simultaneamente a nuvem privada, com dados críticos que exigem mais segurança crítica, e a nuvem pública, com todas as facilidades e dinamismo que ela oferece.
A complexidade de um gerenciamento multi-cloud (de vários serviços na nuvem) ou de uma nuvem híbrida (nuvem pública e privada) tem sido um desafio para muitos profissionais da área, mas as plataformas de gerenciamento unificadas estão avançando para reduzir as barreiras técnicas.
Com a eminência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, o modelo híbrido deve ser intensificado. De acordo com o Futurescape 2020 da IDC, até 2022, mais da metade das empresas na América Latina integrará o gerenciamento na nuvem, por meio de nuvens públicas e privadas e implementação de tecnologias unificadas, ferramentas e processos de gerenciamento híbrido ou multi-cloud.
Alguns preferem dar um passo atrás e adotar o modelo on-premise em processos de negócios muito críticos que exigem supervisão e níveis de controle mais detalhados. Ainda assim, tudo aponta para uma guinada da nuvem em relação à computação tradicional, conforme previsto pela IDC para 2020. Pode ser um pouco cedo para afirmar que o futuro da nuvem seja híbrido, mas certamente é uma boa estratégia nesse momento de transitoriedade.
(*) Paulo de Godoy é gerente nacional da Pure Storage
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário