Brasil,

FireEye identifica onda global de sequestros de DNS

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Gonçalves
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

As equipes de Resposta a Incidentes e Inteligência da FireEye, Inc. (NASDAQ: FEYE), empresa de segurança liderada por inteligência, identificaram uma onda de sequestros de Domain Name System (DNS), espécie de malware que substitui a configuração TCP/IP de um computador para um servidor DNS malicioso.

Os redirecionamentos de DNS afetaram dezenas de domínios pertencentes a entidades governamentais, de telecomunicações, provedores de infraestrutura de Internet e instituições comerciais localizadas no Oriente Médio, na África, Europa e América do Norte.

A campanha tem como alvo vítimas em todo o mundo, em uma escala praticamente sem precedentes, com alto grau de sucesso. Os especialistas da FireEye têm acompanhado essa atividade há meses, mapeando e compreendendo as inovadoras táticas, técnicas e procedimentos (TTPs) implantadas pelos ciberatacantes.

Pesquisas iniciais sugerem campanha iraniana
Embora a atividade não tenha sido vinculada ainda a nenhum grupo monitorado e a análise de atribuição para a atividade esteja em curso, as evidências técnicas iniciais sugerem que o ator ou os atores responsáveis tenham uma ligação com o Irã. As informações confidenciais capturadas das entidades visadas seriam de interesse do governo iraniano, com baixo valor financeiro.

A campanha emprega algumas táticas tradicionais, mas diferencia-se de outras atividades típicas aplicadas pelos iranianos, pois alavanca o sequestro de DNS em escala. O(s) ciberatacante(s) utiliza(m) diferentes técnicas para obter uma posição inicialmente e dar sequência à exploração, dependendo do alvo visado.

As manipulações de registros de DNS são sofisticadas e podem não ser exclusivas de um único agente de ameaça, uma vez que a atividade abrange prazos, infraestrutura e provedores de serviços distintos. Mesmo que um invasor não consiga obter acesso direto à rede de uma organização, ele ainda pode roubar informações valiosas.

Táticas de Prevenção
É necessário que algumas táticas sejam implementadas para que uma organização esteja fortalecida:

Adicionar autenticação multifator no portal de administração do seu domínio;
Validar as alterações dos registros A e NS;
Procurar por certificados SSL relacionados ao domínio e revogar todos os certificados maliciosos;
Validar os IPs de origem nos logs do OWA / Exchange;
Realizar uma investigação interna para avaliar se os invasores obtiveram acesso ao ambiente.

Conclusão
O sequestro de DNS e a escala em que foi explorado demonstram a contínua evolução das táticas dos atores com base no Irã. Esta é uma visão geral de um conjunto de TTPs observada recentemente, que vem afetando inúmeras entidades. O destaque dado pela FireEye para atividades deste tipo permite que alvos em potencial possam tomar as medidas defensivas apropriadas.

Mais informações e detalhes sobre a campanha estão disponíveis no blog da FireEye: https://www.fireeye.com/blog/threat-research/2019/01/global-dns-hijacking-campaign-dns-record-manipulation-at-scale.html.

Sobre a FireEye, Inc.

A FireEye é pioneira em Orquestração e líder no fornecimento de segurança como serviço liderado por inteligência. Trabalha com base em uma extensão contínua e escalável das operações de segurança do cliente. Por meio de uma única plataforma, a qual combina tecnologias inovadoras de segurança, inteligência de ameaças em nível internacional e a consultoria da Mandiant®, mundialmente conhecida. Com esta abordagem, a FireEye elimina a complexidade e a carga da segurança cibernética para as organizações se prepararem, prevenirem e responderem aos ataques cibernéticos. A FireEye tem mais de 7,1 mil clientes em 67 países, sendo mais de 45% destes pertencentes à lista da Forbes Global 2000.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar