Brasil,

Ensino em cibersegurança é um desafio a ser superado em 2019

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karina Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

*Por Wander Cunha, head da Minsait, uma compahia da Indra

Ciberataques ameaçam o mundo constantemente, e é fácil perceber como eles influenciam o cotidiano das pessoas em diversas esferas, tanto no âmbito público quanto no privado. A prevenção a esses tipos de ataque demanda um investimento constante na formação e capacitação de profissionais – um ponto que deve se desenvolver nos próximos anos, especialmente se analisarmos o panorama atual da cibersegurança em âmbito global.

Um estudo recente do (ISC)², instituto focado em educação e certificações profissionais em Segurança da Informação e Cibersegurança, aponta que há cada vez menos especialistas nessa área, que chega a quase 3 milhões de profissionais no mundo.

Remediar esse cenário depende de diferentes fatores, mas é possível contar com o auxílio da própria tecnologia para acelerar a corrida rumo ao conhecimento sobre segurança virtual, com um modo cada vez mais dinâmico de aprendizado. Nesse sentido, cursos online e programas avançados de estudos podem promover esse tipo de conhecimento para profissionais.

A inteligência artificial, por exemplo, é cada vez mais usada com esse fim. Além do impacto positivo já conhecido em áreas como saúde o setor financeiro, também pode ser uma aliada eficaz para o aprendizado e a cibersegurança.

Na Indra, nós criamos uma ferramenta chamada Cyber Range, que se adapta ao modo de aprendizagem do aluno e já foi testada por mais de mil profissionais das Forças Armadas, Batalhões e Forças de Segurança, órgãos oficiais, universidades e empresas de 50 países, com resultados de grande relevância.

Essa é apenas uma das iniciativas que está em andamento para capacitar novos profissionais para terem o conhecimento necessário e serem capazes de combater possíveis ameaças on-line. Recentemente, a Siemens e alguns parceiros lançaram uma carta de compromisso (o Charter of Trust) que exige normas e regras para aumentar a confiança na cibersegurança e avançar com a digitalização, por exemplo.

As iniciativas profissionais são importantes para fomentar a cibersegurança em nível corporativo, mas uma mudança estrutural, com a garantia de que essa demanda seja suprida, exige que a cibersegurança seja um tema presente desde a educação básica. Em um evento ocorrido recentemente no Brasil, o presidente da SaferNet Brasil afirmou que é necessário massificar uma cultura de educação digital desde os primeiros cliques.

Em um mundo cada vez mais conectado, é fundamental estabelecer parcerias com universidades e colégios, maximizando o conhecimento acerca dos riscos do mundo virtual, o que aumentará as chances de formar novos profissionais dedicados à área em médio e longo prazos.

Na Europa, por exemplo, a Minsait tem diferentes parcerias estabelecidas com a Universidade Carlos III, uma das principais de Madrid no desenvolvimento de tecnologias importantes que envolvem pontos desde usos inovadores de inteligência artificial até a elaboração de novas ferramentas e plataformas para aumentar a consciência acerca da cibersegurança em pontos como cidades inteligentes e avanço da IoT.

É claro que esse uso, investimento e parcerias estão condicionados às atividades exercidas por cada setor. O financeiro, por exemplo, por lidar frequentemente com operações de risco, tende a investir mais nesse tipo de qualificação profissional do que o setor público, por exemplo.

Ainda assim, é fundamental ter em mente que é necessário investir em cibersegurança, já que essa é uma das ferramentas mais poderosas para prevenir danos. Com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) adaptada à operação brasileira, os investimentos devem se intensificar nos próximos anos – o que implicará em uma demanda cada vez maior de profissionais especializados na área. É uma oportunidade e tanto para que novos profissionais de tecnologia possam se desenvolver em um mundo totalmente novo e carente desse tipo de serviço.

Nesse cenário, mais organizações devem exigir treinamentos e graduações em segurança cibernética para CSOs e CISOs como forma de se protegerem contra possíveis ataques.

Sobre a Minsait

A Minsait, uma empresa da Indra (www.minsait.com), é a companhia líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, o que complementa sua alta capacidade de integrar o mundo core com o mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Assim, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, que permite atingir impactos tangíveis para seus clientes em cada setor com uma abordagem transformacional. Suas capacidades e liderança são mostradas em sua oferta de produtos, denominada Onesait, e sua oferta transversal de serviços.

Sobre a Indra

A Indra (www.indracompany.com) é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações dos negócios de seus clientes em todo o mundo. É um fornecedor líder global de soluções próprias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa. Também, é a empresa líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina, através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem end-to-end, de alto valor e com um alto componente de inovação. No ano fiscal de 2017, a receita da Indra foi de 3.011 milhões de euros, conta com 40.000 colaboradores, está presente em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar