Curitiba entra na lista das 18 cidades mais modernas do mundo com primeiro projeto residencial do país em certificação pela Active Score

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Central Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Fachada The Pineyards - Divulgação GT Building Fachada The Pineyards - Divulgação GT Building

Novo empreendimento da GT Building, The Pineyards, neutralizará 100% do carbono emitido durante obra e contará com importantes selos de green buildings, garantindo maior valor patrimonial em edifícios projetados para promover saúde e bem-estar coletivo

A preocupação com práticas sustentáveis que preservem o ecossistema e utilizem os recursos naturais de forma consciente tem se tornado cada vez mais relevante na construção civil brasileira. O desejo por melhor qualidade de vida e a crescente conscientização ambiental impulsionam a busca por moradias mais sustentáveis, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental tanto durante a construção quanto no dia a dia dos moradores.

E as pesquisas comprovam, como por exemplo o estudo “Comportamento do consumidor de imóveis em 2040”, realizado pela Deloitte e pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), revelou que a sociedade demandará edifícios eficientes, com menor impacto ambiental, não apenas por questões ecológicas, mas também pela racionalização de custos e recursos. Além disso, dados de 2020, divulgados pelo USGBC (United States Green Building), criador do sistema de classificação LEED para “edifícios verdes”, mostraram que o Brasil ocupa a 5.ª posição entre 180 países no ranking mundial de sustentabilidade. Em 2023, houve um aumento de 40% nas construções verdes residenciais. Nesse cenário de expansão, grandes construtoras passaram a adotar esse conceito no segmento residencial de alto padrão.

Entre as tendências para um futuro mais sustentável, a construção civil tem explorado soluções inovadoras para criar um mundo mais eficiente e harmonioso. Alinhada a essas inovações, a GT Building anuncia The Pineyards, o primeiro projeto residencial do país a obter a certificação internacional Active Score. O selo é concedido a empreendimentos que promovem a mobilidade ativa, reduzem a emissão de carbono e incentivam o uso de meios de transporte sustentáveis, além de criar espaços que permitem aos moradores viver de forma mais ativa, saudável e consciente.

À frente do mercado, a incorporadora paranaense neutralizará todo o carbono emitido na obra do The Pineyards, apoiando a conservação de 7 hectares da Reserva Natural das Águas, na Mata Atlântica. Além de compensar 100% das emissões de carbono, o novo projeto da GT Building terá dois importantes selos de green building: Fitwel e Edge. Atrelados a um rigoroso processo de certificação internacional, esses selos asseguram que, ao ser concluído, o projeto arquitetônico e seus recursos construtivos serão efetivamente sustentáveis.

Conceito Climability® em todos os detalhes

Estudos sobre o mercado imobiliário mostram que a combinação de boa localização com um projeto exclusivo de lazer e bem-estar tem desempenhado um papel fundamental nas preferências dos consumidores. De acordo com o Anuário DataZAP 2024, ao escolher o local ideal para um imóvel, eles priorizam bairros seguros, além da proximidade com comércios, serviços essenciais, escolas, trabalho e locais de lazer.

O novo projeto da GT Building também adota o conceito de Walkability, visando proporcionar aos moradores um cotidiano mais ativo e saudável. A Walk Score®, tecnologia usada globalmente para avaliar a “caminhabilidade” de um local, atribuiu ao The Pineyards uma pontuação de 91 em 100, classificando-o no mais alto patamar, o “paraíso dos caminhantes”. “Na prática, isso significa oferecer tudo o que os moradores precisam a poucos metros de casa, combinando os atrativos locais com uma infraestrutura pensada para incentivar caminhadas e o uso de transportes alternativos, reduzindo a necessidade de carros. Nossa proposta é promover qualidade de vida enquanto contribuímos para a preservação do planeta”, afirma o diretor comercial da GT Building, Rodolfo Baggio.

Elegância do design contemporâneo com o melhor do estilo inglês: conceito arquitetônico do The Pineyards

O movimento dos green buildings está moldando o futuro da construção, unindo tecnologia, design e sustentabilidade. Localizado na rua João Américo de Oliveira, 93, no prestigiado bairro Cabral, o projeto arquitetônico, assinado pela Baggio Schiavon Arquitetos, conta com duas torres de oito pavimentos, com apartamentos de 123 a 151 metros quadrados. O empreendimento também oferece unidades tipo garden e duplex, com 232 e 380 metros quadrados, respectivamente. Todos os apartamentos possuem duas vagas de garagem, uma delas equipada com ponto de recarga para veículos elétricos, enquanto as unidades garden e duplex contam com quatro vagas. “Os apartamentos da GT Building trazem o conceito openview e diversas possibilidades de personalização”, explica o diretor de operações da GT Building, Maurício Fassina.

A fachada imponente e contemporânea é composta por texturas cinzas e elementos metálicos, enquanto as varandas são revestidas com madeira ecológica. O time responsável pelo projeto do empreendimento inclui profissionais renomados, como Renata Tilli, no paisagismo; Garage Plan, no planejamento das garagens; e o Studio Architetonika Nomad no projeto de interiores.

O lançamento tem como proposta conectar os moradores às melhores experiências de vida. O amplo terreno, com aproximadamente 2.700 metros quadrados, abrigará uma estrutura de lazer completa, com diversos espaços diferenciados. “Entre os destaques estão o golf indoor, piscinas interna aquecida e externa, academia, salão de festas, bicicletário, estrutura para recebimento de deliveries, brinquedoteca, pet place, horta, salão de festas ao ar livre, boulevard arborizado, fire place, solarium e quadra de beach tennis. O projeto também contará com um amplo jardim preservado com cinco araucárias”, conta Maurício.

O empreendimento ainda conta com uma curadoria de obras de arte que estabelece uma leitura da inspiração inglesa de novo clássico, tendo como referência a paisagem natural dos pinheiros em propostas artísticas que transitam pela abstração da forma e por princípios da construção contemporânea e do moderno na arte paranaense. Dentre os artistas homenageados, Fernando Velloso, os pioneiros da fotografia documental paranaense João Baptista Groff e Arthur Wischral, e as gravuras de Dulce Osinski, Glicínia Setenareski e Jussara Age. O projeto de seleção das obras foi assinado pela The Art Content em parceria com a Curatorial.

Uma das principais iniciativas da Gt Building é a eficiência energética, que vai além do uso racional das fontes de energia e abrange uma série de soluções construtivas inovadoras e materiais avançados. Entre essas soluções estão o sistema de geração de energia fotovoltaica; o isolamento térmico de alta performance para reduzir a perda de calor ou frio nos edifícios; a iluminação em LED com acionamento por sensor de presença, que proporciona economia de energia, além da captação e reaproveitamento de água pluvial para uso nas áreas comuns; e torneiras com temporizador.

Outro diferencial oferecido pela GT Building é a entrega dos apartamentos com acabamentos prontos, além da possibilidade de personalização. O futuro morador pode trocar os pisos, escolher revestimentos e personalizar itens como metais e louças, eliminando essas preocupações e custos. Ainda, todas as unidades do The Pineyards contam com uma central de automação, permitindo que os moradores gerenciem diversos elementos por meio de dispositivos móveis, como smartphones, tablets ou comandos de voz.

Localização privilegiada no Cabral

Conhecido por ser uma região nobre, arborizada e com ampla oferta de comércio e serviços, o bairro Cabral é um dos endereços mais tradicionais de Curitiba. Com imóveis de alto padrão e excelente qualidade de vida, o bairro tem se valorizado cada vez mais na capital. “O novo empreendimento está a "walking distance" dos principais comércios, serviços, restaurantes e atrativos, como o Graciosa Country Club, Madero, Festval, Mercearia Bresser, entre outros”, detalha Rodolfo.

Para conhecer mais sobre o empreendimento, basta acessar o site www.pineyards.com.br ou visitar o Universo GT, localizado na Avenida Nossa Senhora Aparecida, 48, no Seminário, aberto todos os dias, das 9h às 18h.

Sobre a GT Building

A GT Building é uma incorporadora curitibana e um dos principais players do mercado imobiliário da capital. Preocupada com o futuro, a GT Building se posiciona como uma empresa Climability®, que utiliza suas habilidades de criação de projetos inovadores aliada à consciência e vontade de ajudar na construção de um mundo melhor. Com o objetivo de neutralizar sua pegada ecológica, a empresa fez parcerias com climatechs e organizações de preservação de biomas brasileiros para aquisição de créditos de carbono, compensando suas emissões de gases de efeito estufa.