Na Guerra Contra o Desperdício: Como as cadeias de Supermercados Estão Vencendo a Batalha

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Couto
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Você sabia que um supermercado típico perde milhares de reais por ano com produtos vencidos ou em falta? Como aponta Helen Kom, Diretora de Produto de Otimização de Estoque da LEAFIO AI, a gestão de estoque, muitas vezes negligenciada, é a chave para evitar esse desperdício e garantir a satisfação dos clientes.

A otimização de estoque, portanto, não é apenas uma questão de organização, mas sim uma estratégia fundamental para a saúde financeira e a competitividade dos supermercados.

Neste artigo, vamos desvendar os segredos da otimização de estoque e mostrar como a tecnologia pode transformar a forma como os supermercados operam.

Perecíveis: o equilíbrio delicado entre escassez e desperdício

No caso de itens perecíveis, necessitando de vendas no mesmo dia, manter 100% de disponibilidade nas prateleiras representa um desafio. Sem uma previsão consistentemente precisa para um dia e loja específicos, o resultado é uma ocorrência inevitável de baixas ou descontos.

Assim, um nível elevado de precisão no controle é essencial para atingir o equilíbrio certo entre os riscos de ficar sem estoque e enfrentar baixas. A demanda deve ser sincronizada com o reabastecimento e, para isso, é essencial considerar muitos fatores críticos para a categoria:

· O tempo de vida restante do produto após ser colocado na prateleira da loja;

· Contabilidade de lotes. A loja pode ter vários lotes com datas de validade diferentes simultaneamente. A dificuldade é que o cliente sempre tentará encontrar o produto mais fresco na prateleira, e isso deve ser levado em conta;

· Variação de demanda relacionada aos dias da semana. Isso significa que o mesmo estoque não é adequado para todos os dias da semana para produtos com vida útil curta.

· Horários para entrega de produtos, ou seja, os horários de entrega disponíveis durante o dia.

· O nível ótimo de disponibilidade para cada produto. Isso equilibrará o estoque e evitará tanto baixas excessivas quanto vendas perdidas.

· Prazos de entrega, múltiplos de embalagem, restrições do fornecedor e níveis de estoque de segurança.

Dito isso, fazê-lo manualmente é bastante problemático e ineficiente. Assim, a maioria dos varejistas confia a gestão de produtos frescos a softwares de ponta. A tecnologia pode reduzir significativamente as perdas por baixas e maximizar a disponibilidade nas categorias de frescos e ultra-frescos.

“Para a categoria de frescos, era crucial que o sistema permitisse realizar compras no momento ideal, evitando tanto a falta de produtos quanto o excesso. Através de um algoritmo específico, o sistema determinava os níveis de estoque ideais para cada produto em cada ponto de venda. Dessa forma, a demanda era constantemente monitorada e as solicitações de compra eram ajustadas em tempo real, garantindo que as prateleiras estivessem sempre abastecidas com os produtos certos.”, disse Mark Wilsberg, gerente de categorias na cadeia de supermercados Bee Market.

Trabalhando com datas de validade: o desperdício é inevitável

Embora todos os contratos com fornecedores geralmente especifiquem prazos mínimos de entrega e venda permitidos, essa informação nem sempre é considerada ao construir o estoque, especialmente quando esses prazos podem variar de entrega para entrega e para diferentes produtos na mesma categoria.

É por isso que seu sistema de gestão de estoque deve ter um modelo que permita incluir variáveis como vida útil, deterioração permitida e porcentagens de vendas perdidas em seus cálculos. Isso minimizará os custos estimando o nível ideal de estoque de segurança e selecionando o valor com a menor perda geral.

Encolhimento de mercadorias: erros, roubo, fraude e danos

O encolhimento é um desafio inerente à indústria varejista. Esse fenômeno adverso acarreta custos substanciais para os varejistas e, dada a natureza do negócio e os fatores humanos, é improvável que seja totalmente eliminado.

De acordo com uma pesquisa da associação da indústria de alimentos FMI, os supermercados, em média, sofrem uma perda de até 3% das vendas devido ao encolhimento.

Os principais contribuintes para essas perdas incluem relatórios incorretos de estoque em recibos, relatórios incorretos de vendas e deslocamentos. A notícia animadora é que o uso de software moderno de gestão de estoque de supermercados e ferramentas de otimização de planograma pode mitigar significativamente o impacto desses fatores negativos em um negócio.

Vendas omnichannel: testando eficiência operacional

O rápido crescimento das vendas online tornou a eficiência operacional um desafio particular para os varejistas de supermercados.

Eles devem constantemente equilibrar o custo de enviar produtos de baixo valor, que geralmente requerem vida útil e controle de temperatura, com atender à crescente demanda dos consumidores por pedidos online.

Enquanto muitos lutam para tornar as compras online lucrativas, poucos varejistas de alimentos podem se dar ao luxo de ficar online.

Em nossa experiência, a maioria dos compradores valoriza produtos de marca própria de baixo custo e uma variedade de itens de alta demanda mais do que uma gama mais ampla com preços acima da média.

É aqui que as ferramentas de análise ABC entram em ação, permitindo que você faça as escolhas certas ao construir seu sortimento e estoque do canal online.

“A relevância dos saldos atuais é um dos fatores para o correto funcionamento do sistema para cálculo de pedidos e, portanto, a chave para o sucesso. Graças a um software especializado em gestão de estoque, também fizemos alterações internas nos processos de negócios operacionais para obter saldos atualizados”, diz George Turdzeladze, Diretor Executivo da Daily.

Cafés e departamentos de culinária: essenciais, mas caros

Em resposta à evolução da dinâmica do emprego urbano e às mudanças no comportamento do consumidor induzidas pela pandemia, os varejistas estão cada vez mais se aventurando em produtos culinários e prontos para consumo, integrando cafés e restaurantes em supermercados.

No entanto, executar essa estratégia envolve desafios, particularmente na gestão do desperdício de alimentos e na previsão precisa da demanda, dada a complexidade dos pratos com múltiplas datas de validade dos ingredientes.

Para enfrentar esses problemas, uma solução crucial reside no desenvolvimento de previsões precisas de demanda para produtos finais com base na demanda por ingredientes individuais.

Apesar da complexidade, esse desafio se torna gerenciável com um sistema de otimização de compras que automatiza esses processos, permitindo que os varejistas se concentrem em calcular os lucros com a venda de produtos acabados.

A boa notícia é que todos os desafios acima podem ser facilmente superados com a ajuda de soluções de ponta para gestão de estoque.

A automação de processos há muito deixou de ser uma tendência da moda ou um luxo para se tornar uma necessidade, sem a qual um varejista moderno não consegue permanecer à tona em um ambiente competitivo.