Desmontar a lavadora traz risco ou benefício?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Emilie Guimarães
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Processo essencial para eliminar os resíduos de produto acumulados na lavadora, a limpeza correta prolonga a vida útil do eletrodoméstico e ainda garante uma lavagem de roupas eficientes | Foto: Divulgação Mueller Processo essencial para eliminar os resíduos de produto acumulados na lavadora, a limpeza correta prolonga a vida útil do eletrodoméstico e ainda garante uma lavagem de roupas eficientes | Foto: Divulgação Mueller

Viralizando rapidamente nas redes sociais, vídeos mostram um novo hábito: desmontar a lavadora para limpar as peças e livrá-las de excessos de produtos. Entenda como a ação pode danificar permanentemente o eletrodoméstico

Nos últimos meses, uma tendência preocupante tem ganhado força nas redes sociais: vídeos de usuários desmontando suas máquinas de lavar para realizar higienizações internas. Desparafusando e retirando todo o “excesso” de produto que acumulou na lavadora, essas pessoas garantem que as roupas passarão a sair muito mais limpas dali em diante. Embora esses vídeos possam parecer úteis, a prática pode trazer danos sérios e irreversíveis aos equipamentos.

A Mueller, empresa brasileira com 75 anos de história e renomada fabricante de eletrodomésticos, alerta que essa prática, além de perigosa, não é recomendada. “Desmontar a lavadora de roupas para limpeza pode parecer uma boa ideia quando assistimos a esses vídeos, mas na verdade, isso pode causar danos significativos ao equipamento. Ao desmontar a máquina, corre-se o risco de comprometer o funcionamento e surgir a necessidade de reparos por técnicos verdadeiramente especializados”, conta Thiago Montanari, Gerente de Marketing da Mueller.

Além disso, Thiago também alerta que a desmontagem inadequada pode anular a garantia do produto. “Por isso, recomendamos sempre seguir as instruções previstas no manual do fabricante e utilizar serviços de manutenção autorizados para garantir a longevidade e a eficiência da sua lavadora”.

Desmistificando de vez esses vídeos que não param de surgir, a Mueller preparou orientações de como a lavadora realmente deve ser higienizada e explica detalhadamente boas práticas que podem garantir mais longevidade ao seu eletrodoméstico. Confira!

Desmontar? Nem pensar!

A ideia de desmontar a máquina de lavar nos vídeos postados nas redes pode parecer satisfatória e uma solução eficiente para a limpeza interna, mas essa prática está longe de ser segura ou recomendada. Nos conteúdos criados e disseminados no Instagram e TikTok, as donas de casa desparafusaram e retiram o batedor central e encontram uma crosta de sujeira vinda do excesso de produtos, como sabão em pó e amaciante. Após a limpeza, essas pessoas remontam a máquina e dizem que além de roupas mais limpas, essa limpeza “pesada” não causa nenhum malefício ao produto. Mas não é bem assim que funciona.

Ao colocar o sabão e o amaciante nos locais indicados do dispenser, evita-se manchas decorrentes do excesso de produto nas roupas e danos ao eletrodoméstico | Foto: Divulgação Mueller

“Esse acúmulo de produto só acontece em casos onde o usuário tem o costume de depositar o sabão em pó e o amaciante diretamente nas roupas, fora do dispenser. Ou seja, quando se utiliza a lavadora corretamente, seguindo as instruções do fabricante, toda essa limpeza profunda que exige até a desmontagem da lavadora se faz dispensável”, pontua Thiago.

Além disso, intervenções não autorizadas não só anulam a garantia do produto, como também podem causar danos técnicos significativos. Componentes internos delicados podem ser facilmente comprometidos, resultando em avarias que exigem reparos inconvenientes ou até a substituição do equipamento. Além dos danos técnicos, há riscos sérios de segurança. Mexer em partes elétricas e mecânicas sem conhecimento adequado pode levar a acidentes graves. Por isso, tenha sempre em mente que a integridade da sua máquina de lavar e a sua segurança são prioridades que não devem ser comprometidas ao replicar tutoriais de internet.

Realizando a limpeza da forma correta

Com um ciclo desenvolvido especialmente para lavagem do cesto, todo esse trabalho perigoso de desmontagem se faz dispensável | Foto: Divulgação Mueller

Pensando na segurança e praticidade de todos, a Mueller traz orientações de como as lavadoras devem ser higienizadas. O processo é simples. Coloque aproximadamente 500 ml de alvejante ou água sanitária dentro do cesto vazio da lavadora. Após selecionar o nível de água mais alto, selecione também o programa de lavagem “Limpeza de Cesto”. Deixe a lavadora completar totalmente o ciclo, garantindo toda a remoção do alvejante para evitar danos às roupas nas próximas lavagens.

As Lavadoras Automáticas Mueller contam com filtro de fiapos localizado no centro da lavadora. Fácil de desmontar e limpar, ele garante peças livres de pelos indesejados | Foto: Divulgação Mueller

A cada lavagem é interessante efetivar a limpeza do filtro de fiapos que se encontra posicionado no cesto da lavadora. Lave-o em água corrente e, quando necessário, faça uso de uma escova para auxiliar a limpeza. Depois de limpar, reposicione a peça novamente no local indicado.

Para executar a limpeza da parte externa, use um pano macio e umedecido com água e sabão neutro. Não é recomendado manipular álcool ou outras substâncias abrasivas, pois elas podem danificar as superfícies da lavadora. Cuidado com o excesso de água em cima do timer e do painel do produto!

Já para limpar o compartimento de sabão ou dispenser, retire-o da máquina e esfregue-o com uma escovinha. Caso a sujeira esteja endurecida, deixe o compartimento de molho na água quente por alguns minutos e esfregue novamente.

Cuidados após a limpeza

A água sanitária utilizada no processo de limpeza não danifica a lavadora, mas pode manchar as roupas na primeira lavagem após a limpeza, caso não seja completamente removida. Por isso, o recomendado é que após efetuar o ciclo de limpeza com água sanitária, seja feito mais um ciclo apenas com água para retirar todo e qualquer excesso de produto que ainda tenha ficado na máquina. O ciclo de lavagem escolhido deve ser longo.

Sobre a Mueller

A Mueller está há 75 anos no mercado desenvolvendo eletrodomésticos para oferecer experiências agradáveis e memoráveis às pessoas, facilitando o dia a dia com muito estilo e elegância.

Com amplo portfólio, os produtos Mueller são inspirados na realidade dos brasileiros e vão desde a cozinha até a lavanderia. Fogões, fornos elétricos, micro-ondas de embutir, cooktops, coifas, lavadoras, tanquinhos, centrífugas e secadoras de roupa: no total, a marca soma mais de 100 itens diferentes que aliam inovação, eficiência, design diferenciado, durabilidade, tecnologia e respeito ao meio ambiente.

Além dos diversos pontos de venda no Brasil, a Mueller apresenta a opção de adquirir direto de fábrica, localizada em Timbó (SC), através de seu e-commerce próprio. Expandindo as fronteiras, a empresa também exporta para mais de 20 países.

A marca faz parte do Grupo Mueller, composta ainda pela Hércules Motores Elétricos e a Thor Condutores Elétricos.