Fábrica da ABB Eletrificação em Contagem passa a produzir componentes para edifícios inteligentes com eficiência energética

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristiane Pinheiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação

- Medidas que visam o ganho em eficiência energética nas instalações da ABB Eletrificação Contagem (MG) proporcionam uma economia anual de energia operacional de 530 MWh e uma redução de 162 toneladas nas emissões de CO2e no primeiro ano.

- Novos inversores de frequência de energia, painéis solares, lâmpadas e claraboias de LED, além do gerenciamento inteligente de energia ABB Ability ™ aceleram a eficiência energética no local.

- Produzindo itens da linha de Smart Buildings da ABB, tais como minidisjuntores e outros componentes para toda a região das Américas, a unidade agora atende à crescente demanda do mercado por produtos produzidos de forma sustentável.

A ABB Eletrificação Contagem alcançou uma economia anual de energia de 530 MWh e uma redução de 160 toneladas nas emissões de CO2e em sua fábrica, em Minas Gerais. A economia é resultado da implementação de iniciativas de sustentabilidade, incluindo a instalação de painéis solares, aquecedores solares de água, lâmpadas e claraboias de LED e inversores de frequência. A unidade também implantou o ABB Ability ™ Energy Manager para medição, controle e otimização do consumo de energia.

A fábrica da ABB em Contagem iniciou suas operações em 1975 e produz 42.000 componentes por dia para a fabricação de disjuntores residenciais NEMA. Esses minidisjuntores protegem as residências dos riscos potenciais causados por eventos de sobrecorrente ou curto-circuito. A unidade faz parte do programa ABB Mission to Zero™, que apoia o compromisso da empresa de reduzir as emissões de GEE do Escopo 1 e do Escopo 2 em 100% até 2050. Conduzido por equipes locais, o site se concentra em melhorar a eficiência por meio da geração, gerenciamento e armazenamento de energia usando as tecnologias inovadoras da ABB e a integração de terceiros.

As novas iniciativas se baseiam em uma redução de emissões de CO2 de mais de 128 toneladas em 2023 devido à compras de energia verde. Uma redução adicional de 34 toneladas foi obtida após a instalação de painéis solares, a atualização de equipamentos de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (HVAC), além da instalação de inversores de frequência aprimorados em equipamentos nas áreas de moldagem e estamparia. O consumo de energia foi reduzido em aproximadamente 420 MWh por ano com a adição de inversores de frequência de energia em duas áreas principais de produção com alto consumo de energia. Estima-se que a instalação de painéis solares tenha contribuído com aproximadamente 220 MWh de energia renovável gerada no local por ano.

O ABB Ability™ Energy Manager fornece dados de insight para identificar novas oportunidades para reduzir ainda mais o consumo de energia e otimizar a eficiência energética no processo, considerando a demanda em diferentes pontos e momentos. A implementação contínua de um sistema de gerenciamento de energia de acordo com a ISO 50001 impulsionará ainda mais as ações de eficiência energética no local.

“A abordagem da ABB Mission to Zero em Contagem é outro exemplo de nosso objetivo de possibilitar uma sociedade com menos carbono e nosso compromisso de acelerar a transição para uma produção mais sustentável, ao mesmo tempo em que capacitamos nossos clientes a otimizar, eletrificar e descarbonizar suas operações”, disse Mike Mustapha, presidente da divisão Smart Buildings da ABB Eletrificação. “Reduções significativas no consumo de energia e nas emissões de CO2e foram alcançadas em um ano após a implementação das mudanças. A equipe altamente motivada da instalação foi além do gerenciamento eficiente de energia para garantir que o local entregue zero resíduos de produção para aterros até o final do ano.”

A equipe da ABB Eletrificação Contagem tem como meta uma maior economia de energia em 2024, acrescentando mais painéis solares para atender a 30% da demanda de energia do local, bem como instalando inversores para máquinas de compressores e bombas e substituindo os veículos de empilhadeira existentes por veículos elétricos.

A ABB é líder em tecnologia de eletrificação e automação, possibilitando um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar a forma como as coisas são fabricadas, movidas, alimentadas e operadas. Com base em mais de 140 anos de excelência, os mais de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em promover inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com

A ABB Eletrificação é uma líder global em tecnologia que possibilita o uso eficiente e confiável da eletricidade, da fonte à tomada. Com mais de 50.000 funcionários em 100 países, colaboramos com nossos clientes e parceiros para resolver os maiores desafios do mundo em distribuição elétrica e gerenciamento de energia. Ajudamos empresas, indústrias e consumidores a administrar suas instalações e residências de forma eficiente e confiável. À medida que a transição energética se acelera, estamos eletrificando o mundo de forma segura, inteligente e sustentável