Tesco adota QR Code Padrão GS1 em toda linha de produtos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcelo Danil
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Consumidores têm informações detalhadas sobre os produtos instantaneamente via smartphone Consumidores têm informações detalhadas sobre os produtos instantaneamente via smartphone

A multinacional britânica Tesco anuncia mais uma inovação ao introduzir QR Code Padrão GS1 nas embalagens dos produtos, o que permite aos consumidores acessarem instantaneamente informações mais detalhadas sobre o que levam para casa. Essa é uma iniciativa considerada a “segunda revolução do código de barras”, que está sendo feita em colaboração com a GS1 – entidade sem fins lucrativos que atua em 150 países para padronizar a identificação de produtos na cadeia de abastecimento.

O programa-piloto da Tesco visa superar as limitações das informações contidas nos rótulos ao oferecer uma solução atual e eficiente. Com a nova tecnologia, os produtos poderão ser escaneados por smartphones, tanto no ponto de venda quanto pelos consumidores em casa. Com o QR Code Padrão GS1, gestores de empresas e consumidores obtêm uma gama de informações muito mais ampla do que os códigos de barras tradicionais podem oferecer.

Matt Rhind, diretor de desenvolvimento e da cadeia de suprimentos da Tesco, expressa entusiasmo sobre o projeto: “Estamos satisfeitos em colaborar com a GS1 para explorar o potencial dos benefícios do QR Code Padrão GS1 para os clientes e para o nosso negócio. Sabemos que nossos clientes desejam ter acesso a informações detalhadas sobre os produtos instantaneamente via smartphone, e sempre buscamos soluções para reduzir o desperdício e rastrear produtos de maneira mais eficaz em toda a nossa cadeia de suprimentos. O QR Code Padrão GS1 nos ajudará a enfrentar esses desafios, e já estamos tomando medidas para nos preparar para a transição.”

Anna Godfrey, CEO da GS1 UK, destaca a importância desta inovação. “No mundo hiperconectado de hoje, os códigos de identificação precisam ter mais funcionalidades. Estamos ansiosos para desenvolver colaboração entre indústrias com base nessas cinco décadas para tornar a visão de futuro uma realidade. Ainda há muito a ser feito, mas, com o apoio de nossos membros, parceiros e a comunidade global, o QR Code Padrão GS1 pode oferecer infinitas possibilidades que prometem ser tão transformadoras – se não mais – do que aquela primeira leitura do código de barras há 50 anos.”

Essa iniciativa é mais um passo decisivo para a GS1, que recentemente implementou um programa piloto com mais de 50 marcas em 48 países, incluindo PepsiCo, Walmart, P&G, L’Oréal e Amazon.

A GS1 apoia o mercado para adotar o QR Code Padrão GS1 amplamente até 2027, revolucionando mais uma vez o sistema de rastreabilidade dos produtos e o acesso a informações em âmbito global.

Projeção nacional

O Brasil é um dos países que mais avançou na adoção do Código 2D nas empresas, entre elas Stella d'Oro, Supermercado Pinheiro, BRF, Cutelaria Cimo, NuRótulo, Supermercado Savegnado, Supermercado Guanabara, Leroy Merlin, Sistema Campo Limpo-inpEV, Itaueira, Coca-Cola, Nestlé, Sadia e Vapza.

Além das empresas, foram firmadas importantes parcerias da GS1 Brasil com entidades que entenderam a oportunidade de desenvolvimento dos seus setores nesse processo de transição. São elas a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados-ABAD, Associação Brasileira de Supermercados-ABRAS, Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços-AFRAC, Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção-ANAMACO, Produce Marketing Association-PMA, Associação Brasileira de Embalagem-ABRE, Associação Brasileira das Indústrias e Setor de Sorvetes-ABIS, Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização-ABMAPRO.

Há vários tipos de códigos de barras 2D de próxima geração. O QR Code é o mais utilizado no varejo, enquanto o GS1 DataMatrix é comumente utilizado na área da saúde. Para saber mais sobre QR Code Padrão GS1, visite esta página.

Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. A entidade conta com cerca de 58 mil associados que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. Mais informações aqui.