Brasil,

Especialista explica quais são os direitos das empregadas domésticas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tamires de Moraes
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Da Veiga Lima Advogados explica os direitos das empregadas domésticas Da Veiga Lima Advogados explica os direitos das empregadas domésticas

Ao longo dos anos, as trabalhadoras do lar tiveram reconhecimento dos seus direitos trabalhistas

O trabalho doméstico ainda é desvalorizado no Brasil, seja por baixa remuneração e até preconceito. O advogado trabalhista Diego da Veiga Lima destaca que, apesar dos avanços na legislação trabalhista, as empregadas domésticas ainda enfrentam desafios significativos em termos de condições de trabalho e respeito aos seus direitos.

As empregadas domésticas no Brasil têm proteção garantida por várias leis. A Lei Complementar n.º 150/2015 ampliou significativamente os direitos dessa categoria, promovendo o princípio constitucional da dignidade humana. A Constituição Federal de 1988 já havia assegurado alguns direitos fundamentais, como salário mínimo, 13º salário, descanso semanal remunerado, férias anuais, licença-maternidade, aviso-prévio e aposentadoria.

Além disso, a Lei n.º 11.324/2006 proporcionou estabilidade para gestantes, protegendo-as desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.

"A legislação brasileira tem avançado na proteção dos direitos das empregadas domésticas, mas ainda há um longo caminho a percorrer para garantir condições de trabalho decente e erradicar práticas abusivas," reforça Diego. Ele menciona que a jornada de trabalho para os empregados domésticos é de oito horas diárias, como para outros trabalhadores, que é proibido ao empregador descontar do salário do empregado custos com alimentação, vestuário, higiene ou moradia.

No contexto de demissão por justa causa, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê a possibilidade de dispensar funcionários que cometeram faltas graves. Segundo o artigo 482 da CLT, são considerados motivos para justa causa atos como improbidade, desídia, embriaguez habitual ou em serviço, entre outros. No entanto, Diego da Veiga Lima ressalta que a definição de falta grave deve seguir rigorosamente a legislação trabalhista e não ficar a critério do empregador.

"A necessidade de uma vigilância constante e uma aplicação justa das leis para proteger as empregadas domésticas, que muitas vezes são submetidas a condições de trabalho precárias e abusos de autoridade," conclui o advogado.

É importante para mostrar que empregado e empregador devem estar cientes dos seus direitos e deveres na hora de contratar e de finalizar um contrato para que ambas as partes não tenham prejuízos ou precisem acionar vias judiciais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar