Brasil,

Reflexão sobre inovação em tempos de pandemia: uma jornada abreviada

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcelo Fontenele
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

* Por Patryck de Oliveira

O conceito de inovação está associado com a criação de novos produtos, processos ou serviços para que organizações tornem-se capazes de gerar riqueza e, assim, estarem à frente de seus concorrentes. Em tempos de pandemia e incertezas sobre o que virá pela frente, esse conceito deve estar presente na pauta corporativa, pois há a necessidade em revisitar suas estratégias para se manterem relevantes no mercado e se prepararem para as oportunidades em um mundo pós-pandemia. Estamos em um momento de muita instabilidade, mas sabemos que mudanças ocorrerão -- para alguns com mais intensidade e para outros nem tanto. Isso certamente implicará em alterações nos processos produtivos, isto é, a forma como se trabalha e produz alguma coisa.

Grande parte das organizações já se encontra, de alguma forma, em uma jornada de inovação, pois vivemos em uma época em que o mercado é formado, em boa medida, por pessoas que nasceram e cresceram imersas na linguagem digital. Neste sentido, é natural que essas pessoas queiram estabelecer um diálogo digitalizado com as organizações. Além disso, o distanciamento social gerado pela pandemia tem acelerado esse processo de transformação, à medida que a relação com as organizações tem sido cada vez mais mediada por dispositivos móveis e computadores. Por essa razão, a busca pela chamada transformação digital está em fase de aceleração e passou a integrar as prioridades de todas as organizações. Mais do que nunca, é necessário entender o mercado e suas estratégias, para poder dialogar e competir nesse novo ambiente, onde os consumidores estão imersos na cultura digital.

A forma de interação com novas soluções e a entrega de novas experiências de consumo passam por estar conectado com todo o ecossistema de relacionamento organizacional – colaboradores, parceiros, e consumidores. Um ambiente propício à geração de inovação implica em ações de líderes que a promovam, garantindo que os conceitos e estratégias de inovação sejam assimilados por todos. Autor de obras sobre gestão empresarial, Luis Augusto Lobão Mendes argumenta que essas ações possivelmente provocarão a "contaminação" da cultura organizacional pelo "vírus" da inovação.

Analistas de mercado preveem que todas as organizações sofrerão impactos significativos causados pela transformação digital. São observados, porém, fatores em comum de sucesso nessa jornada. Estas organizações têm operações significativamente mais eficazes do que seus concorrentes:

Possuem um portfólio de produtos e serviços digitais acessíveis nos diversos canais de entrega de seus negócios
Utilizam os dados de maneira eficiente e os analisam em tempo real, aplicando IA e Machine Learning para suportar tomadas de decisão e melhorar o rendimento da linha de produção
Entregam experiências mais atraentes para seus produtos e serviços, sejam voltados para consumidores ou parceiros de negócios
Modernizam os sistemas legados e investem em novas plataformas de tecnologia

Inovar rumo ao digital é parte de uma reflexão sobre o mercado de hoje para se manter competitivo e relevante no futuro. Portanto, é crucial que as organizações iniciem e/ou progridam sua transição para a transformação digital. Com os disruptores digitais se transformando em muitos setores, o sucesso chegará às empresas que garantem que sua força de trabalho seja qualificada e que possuam as melhores ferramentas nas práticas da era digital.

* Patryck de Oliveira é Consultor de Pré-Vendas da TIBCO Software


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar