Brasil,

Livro Faz Análise Jurídica E Científica Do Caso De Brumadinho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiana Dourado
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Para os estudiosos, desastre ambiental sem precedentes afetou de forma contundente toda a sociedade brasileira

Uma das maiores tragédias ambientais do Brasil, ocorrida em janeiro de 2019, é o tema central do livro “Brumadinho: da ciência à realidade”, editado pela Editora LiberArs. A obra é organizada pela doutora em Direito Ambiental Internacional e professora do curso de Direito da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), Carla Liguori e pelo doutor em Sociologia e mestre em Direitos Humanos e Meio Ambiente, Dan Rodrigues Levy.

Segundo os organizadores, a tragédia de Brumadinho revelou que o desenvolvimento sem adequação à sustentabilidade nunca compensa. Mesmo quando as normas e regulamentos ambientais são observados, todo empreendimento deve primar por princípios básicos dispostos no ordenamento jurídico, como a precaução e a preservação ambiental. Para os especialistas, mesmo depois de mais de um ano, ainda há muito a ser feito, sobretudo em relação à reparação das famílias que perderam bens jurídicos valiosos como a vida.

“O objetivo do livro é apresentar ao leitor, através de dados e pesquisas científicas, algumas consequências deste desastre ambiental sem precedentes, que afetou e ainda afeta de forma contundente a realidade da sociedade brasileira”, resume a professora Carla Liguori.

A obra reúne diversos estudos das áreas jurídica, social e econômica. Passa por temas como a resiliência, riscos e perspectivas futuras, reparação integral às vítimas em face da reforma trabalhista, responsabilidade do administrador e seu impacto sobre os acionistas, posição do Brasil perante a Corte Interamericana, jurisdição estrangeira nos casos de danos ambientais e às vítimas diretas ou indiretas.

O comitê científico do livro é formado por Ary Baddini Tavares, Andrés Falcone, Alessandro Octaviani, Daniel Arruda Nascimento, Eduardo Saad-Diniz, Francisco Rômulo Monte Ferreira, Isabel Lousada, Jorge Miranda de Almeida, Marcelo Martins Bueno, Miguel Polaino-Orts, Maurício Cardoso, Maria J. Binetti, Michelle Vasconcelos Oliveira do Nascimento, Paulo Roberto Monteiro Araújo, Patricio Sabadini, Rodrigo Santos de Oliveira, Sandra Caponi, Sandro Luiz Bazzanella, Tiago Almeida e Saly Wellausen.

O livro destaca que o caso de Brumadinho deve ser compreendido não como uma excepcionalidade da atividade em si, mas sim como parte dos custos humanos, sociais e ambientais que esse tipo de desastre pode provocar.

Em função da pandemia, o lançamento do livro ocorreu digitalmente no fim de maio de 2020, por meio de uma live entre organizadores e alguns dos autores, porém será ainda realizado ao público após o país voltar à normalidade. Entretanto, os interessados podem obter informações junto à editora, por meio do link https://www.liberars.com.br/.

Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Sustentada em três pilares: tradição, cultura e inovação, a FAAP é hoje um grande polo de educação, com Ensino Médio, 19 cursos de graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, além de programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a formação do aluno. Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar