Brasil,

Funai oferece apoio para tratar indígenas infectados sem proteção para os servidores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Silvana Deolinda
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O presidente da Fundação Nacional do Índio - Funai, Marcelo Xavier, divulgou, nesta quinta-feira (19/3), nos canais oficiais do órgão, um vídeo no qual orienta os indígenas com sintomas suspeitos de Coronavírus a se comunicarem com as unidades regionais e locais da Funai. A mensagem de Xavier, porém, não veio acompanhada de orientações internas e esclarecimentos de como como seria tal apoio, colocando servidores e indígenas em possível risco de contaminação.

Nesta sexta-feira (20/3), a INA – Indigenistas Associados, associação de servidores da Funai, emitiu Nota Pública, sugerindo e solicitando às autoridades a adoção urgente de medidas necessárias para o enfrentamento à Covid-19 em terras indígenas, bem como medidas de proteção para evitar a contaminação entre servidores e indígenas.

Diante das insuficientes medidas, orientações e ações específicas da Funai para a crise, a Nota Pública dos servidores pede que sejam adotadas as seguintes medidas: a suspensão do atendimento externo pela força de trabalho da Funai, que inclui os servidores, colaboradores, terceirizados e estagiários, com adoção do trabalho remoto, para evitar o contágio dos indígenas; a definição das tarefas essenciais de atendimentos aos indígenas pelos servidores; e a coordenação com a Sesai para as atividades de apoio a eventuais infectados.

Além de repassar instruções dispersas por meio de redes sociais, a atuação da Funai até o momento tem se resumido a replicar as diretrizes da Sesai, a Secretaria Especial de Saúde Indígena, e a repassar instruções dispersas e genéricas, como por exemplo, a restrição de acesso às terras indígenas ou os cuidados de higiene nas comunidades.

Leia a Nota Pública da INA

1ª Nota Pública: Servidores pedem medidas para enfrentar novo coronavírus em terras indígenas

A INA – Indigenistas Associados, associação de servidores da Funai, emitiu Nota Pública, nesta sexta-feira (20/3), sugerindo e solicitando às autoridades a adoção urgente de medidas necessárias para o enfrentamento à Covid-19 em terras indígenas, bem como medidas de proteção para evitar a contaminação entre servidores e indígenas.

Diante da falta de uma política específica da Funai para a crise, a Nota Técnica dos servidores pede que sejam adotadas as seguintes medidas: a suspensão do atendimento externo pelos servidores, com adoção do trabalho remoto, para evitar o contágio dos indígenas; a definição das tarefas essenciais de atendimentos aos indígenas pelos servidores; e a coordenação com a Sesai para as atividades de apoio a eventuais infectados.

A atuação da Funai, até o momento tem se resumido a replicar as diretrizes da Sesai, a Secretaria Especial de Saúde Indígena, e a repassar instruções dispersas e genéricas, como por exemplo, a restrição de acesso às terras indígenas ou os cuidados de higiene nas comunidades.

2ª Nota Pública: Saúde de indígenas e indigenistas frente à pandemia do Coronavírus

Conforme explicitado em nossa ​Nota Pública: Saúde dos povos indígenas e de indigenistas frente à pandemia do Coronavírus (COVID-19)​, de 16 de março de 2020, é necessário que as autoridades tomem medidas enérgicas para a debelação da transmissão comunitária da COVID-19 a fim de evitar que a doença alcance os povos indígenas, os indigenistas e suas famílias.

Até o momento, medidas de isolamento social conseguiram reduzir a disseminação do coronavírus, a exemplo de países como Coreia do Sul, e deram suporte para que a China, primeiro país atingido, deixasse de registrar novos casos por transmissão comunitária.

No serviço público brasileiro, estas medidas têm respaldo no Art. 6º da ​Instrução Normativa nº 21 do Ministério da Justiça, de 16 de março de 2020, a qual propõe que as autoridades dos órgãos poderão adotar uma ou mais medidas de prevenção, cautela e redução da transmissibilidade da COVID-19 por meio da adoção de regimes de jornada diferenciadas, inclusive teletrabalho e revezamento, para a totalidade ou percentual das atividades desenvolvidas pelos servidores ou empregados públicos do órgão ou entidade.

Desta forma, diante do questionamento de servidores, povos indígenas e Ministério Público Federal sobre as medidas a serem tomadas para o enfrentamento à COVID-19 em terras indígenas, bem como sobre medidas de proteção para que se evite a contaminação entre servidores e indígenas, a Indigenistas Associados avalia que é necessário:

- Implementação de medidas efetivas de proteção dos povos indígenas e de todos aqueles que trabalham na Funai, em todas as suas unidades, com a suspensão do atendimento externo e extensão imediata do trabalho remoto a todos servidores, colaboradores, terceirizados e estagiários que não se enquadrem no grupo de risco, ressalvados os serviços que forem considerados essenciais;

- Discussão e definição com os Coordenadores Regionais e Coordenadores Gerais sobre quais as atividades essenciais a serem realizadas pelos servidores, de modo que possam adotar expedientes de trabalho flexibilizados, tal como revezamento ou adoção de turnos. Assim como adaptar o planejamento e mecanismos de enfrentamento às diferentes realidades locais;

- No caso de necessidade de apoio a possíveis infectados, como veiculado em mídias sociais pela Funai, que este seja realizado com orientação específica prévia, em imperativo diálogo com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), e com o uso de Equipamento de Proteção (EPI), como determina a ​Nota Técnica nº 04/2020 da Anvisa​, ou seja: com previsão de água​ e sabão, ou álcool em gel, para higiene das mãos, utilização de gorro, óculos de proteção ou protetor facial, máscara cirúrgica, avental e luvas de procedimento. Compreendemos que o apoio de servidores sem o EPI significa a colocação de suas vidas, de seus familiares e dos próprios indígenas, em risco.

Se a contaminação da COVID-19 está em amplo crescimento, e as vidas de servidores e indígenas estão em perigo, que não fiquemos a tocar o violino, enquanto o barco se vai a afundar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar