Coronavírus: startups adotam ações preventivas em diversas regiões do país
GetNinjas, Doghero, Mobills, Oakberry, Quite.Já, Nexo AI, Connekt, Gama Academy, Méliuz são algumas das empresas que se mobilizaram para diminuir as chances de disseminação do vírus
O Brasil já registra diversos casos confirmados de coronavírus. Por conta disso, as autoridades de saúde recomendaram a implementação do regime de quarentena com o intuito de conter a propagação da doença pelo território nacional. Desde então, startups de várias regiões do país passaram a trabalhar no modelo home office e adotaram outras ações visando preservar a saúde dos seus colaboradores e ajudar na contenção do vírus. "Diante do atual momento crítico que estamos vivendo agora, no Brasil e no mundo, é fundamental usarmos a tecnologia a nosso favor para ultrapassar barreiras de tempo e lugar e combater a propagação da doença", analisa Celson Hupfer, CEO da Connekt, plataforma inteligente de recrutamento digital. "Neste contexto, os setores de RH dessas empresas desempenham um papel fundamental para garantir o bem estar dos colaboradores e orientar as companhias sobre o melhor caminho a seguir, tendo como norte as recomendações dos órgãos oficiais de saúde", completa o especialista. Confira abaixo quais são essas startups:
GetNinjas
Desde o dia 16, os mais de 100 colaboradores do GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, estão trabalhando em formato home office, seguindo orientações da equipe de Pessoas e Cultura da empresa. Em princípio, o retorno ao escritório do aplicativo, localizado em São Paulo, acontecerá depois do dia 30 de março. Até lá, todos terão suporte e acompanhamento remoto da companhia para realizarem suas atividades.
Desde o início da propagação do vírus no País, a startup tem orientado os colaboradores a evitar aglomerações, reuniões presenciais, além de reforçar o uso do álcool em gel, que já ficava à disposição nos departamentos do escritório, como recepção, banheiro e refeitório. E, para ressaltar ainda mais essa utilização no momento atual, foi disponibilizado um frasco do produto para cada colaborador ter sempre consigo durante o home office também. Além disso, as viagens de negócios e a participação em eventos externos foram suspensas, sem previsão, assim como as viagens internacionais. Eventos internos e reuniões estão sendo realizados de maneira online.
Ferramentas para comunicação como Slack, Hangouts e demais ferramentas do G-suite, já amplamente utilizadas pela empresa, foram reforçadas para que possam auxiliar ainda mais na interação do time neste período em que toda equipe está trabalhando de forma remota. Foi implementado também o uso do Discord, plataforma de comunicação por áudio, para que todos os times se comuniquem entre si durante o dia.
Mobills
A startup de gestão de finanças pessoais do Ceará começou oficialmente a trabalhar no modelo home office no dia 17 de março, mas os funcionários que apresentavam sintomas de gripe estão trabalhando de casa desde o início do mês. Enquanto ainda estavam na sede da empresa, em Fortaleza, todos os 45 colaboradores foram informados sobre a importância de adotarem ações preventivas. Além de disponibilizar álcool em gel e aumentar a limpeza dos ambientes e objetos compartilhados, a Mobills também cancelou as viagens que estavam agendadas e convidou os funcionários a fazerem o mesmo - um dos colaboradores tinha viagem marcada para a Itália, mas adiou as férias como medida de prevenção. Essa não é a primeira vez que a empresa atuará em home office, por isso os funcionários já estão acostumados com o uso de ferramentas que auxiliam o trabalho remoto e mantém o contato organizado entre as equipes.
Quite.Já
A Quite.Já, plataforma de negociação de dívidas do Paraná, que serve de alternativa de recuperação de crédito para credores e devedores, cancelou viagens, instaurou modelo de trabalho home office e orientou que reuniões e encontros sejam realizados remotamente, como forma de precaução e segurança de todos. Como a empresa é 100% digital, toda a estrutura está hospedada em nuvem, o que facilita o acesso e a execução do trabalho a distância por parte de seus colaboradores. Além disso, já faz parte da rotina dos colaboradores o uso de algumas ferramentas que permitem contato com os clientes através de videoconferência.
Nexo AI
Todos colaboradores da Nexo AI, o maior player de inteligência artificial do Brasil, estão atuando em regime home office e utilizam ferramentas para realização de videoconferências. Durante este período, todas as reuniões presenciais serão realizadas de forma online e a maioria das viagens previamente agendadas serão canceladas ou adiadas. A empresa também cancelou a participação em eventos programados para os próximos meses.
Gama Academy
A Gama Academy, escola que capacita estudantes e profissionais para o mercado digital, iniciou no dia 16 de março o período de home office. Em princípio, os 37 colaboradores ficarão fora do escritória da empresa, em São Paulo, por 15 dias, mas pode haver prorrogação, de acordo com o quadro da pandemia. A escola também criou um guia com informações sobre a doença e orientações e sugestões de boas práticas para a realização do trabalho remoto. Também ofereceu apoio financeiro para quem não tiver internet adequada para trabalhar (a Gama irá arcar com os custos para a contratação de internet e de outros serviços necessários para o trabalho). Apesar do home office ser uma prática comum na empresa ( realizado uma vez por semana, de acordo com a área, com uso de ferramentas como o Slack, que facilitam a comunicação entre os times), é a primeira vez que toda a empresa atua remotamente durante o mesmo período.
Doghero
Desde o dia 13 de março, os colaboradores da Doghero, maior empresa de serviços pets da América Latina, estão trabalhando de casa. Inicialmente, a empresa optou pelo teletrabalho até o dia 20 de março e, ao final de cada semana, irá compartilhar reports com ações, panorama geral de contaminação e atualização do plano de ação para combater a proliferação do Coronavírus. Para os funcionários que tiverem a necessidade de ir ao escritório da empresa, em São Paulo, nos próximos dias, a DogHero pagará o deslocamento em carros particulares via aplicativos. A medida visa evitar que as pessoas utilizem transporte público neste período e fiquem mais expostas ao vírus.
Méliuz
Após ser decretada a Pandemia do Covid-19, o Méliuz, maior empresa de cashback do Brasil, estendeu o sistema de teletrabalho para todos os 150 colaboradores que atuam nos escritórios da empresa em Belo Horizonte (MG) e Manaus (AM) e outras cidades. O modelo já estava sendo adotado por funcionários que recentemente haviam feito viagens ao exterior e haviam sido convidados a ficarem em quarentena por 14 dias, como medida de precaução. Em princípio, o home office será mantido por três meses, podendo ser alterado de acordo com o status da situação.
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