Brasil,

Termotécnica lança marca internacional para suas soluções de conservação de produtos frescos na FRUIT LOGISTICA 2020, em Berlim

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carla Lavina
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Como parte da estratégia de aumentar participação no mercado externo, companhia apresenta em primeira mão na Alemanha a marca FarmFresh

As soluções de conservação da Termotécnica estão obtendo grande aceitação no agronegócio por valorizar a fruta brasileira permitindo atender mercados mais distantes, mantendo a qualidade e o frescor por mais tempo. Esse é o quarto ano que a empresa vem participando dos mais importantes eventos internacionais para o agronegócio.

Como parte da estratégia de aumentar participação no mercado externo, na edição de 2020 da Fruit Logistica Berlin, que acontece de 5 a 7 de fevereiro, a Termotécnica vai apresentar soluções de conservação pós-colheita com a nova marca FarmFresh. A iconografia da marca é a mesma utilizada para a linha DaColheita, mas o nome em inglês facilita o entendimento nos mercados mundiais e reforça o frescor que é o grande atributo das soluções.

O diretor Superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira, define o posicionamento da linha FarmFresh como um grande “companheiro de viagens” para as frutas cultivadas pelos produtores brasileiros chegarem em perfeito estado aos mercados exigentes como o europeu. “Ou seja, as nossas soluções pós-colheita garantem que depois que os produtores colham as frutas, elas sejam acondicionadas, transportadas, entregues e expostas aos seus clientes em diversos países com a mesma qualidade, frescor e cuidado do processo de cultivo e colheita.”

Marcando presença no Pavilhão Brasil junto a Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), serão apresentadas as soluções da linha FarmFresh para acondicionamento de mamão, manga, limão Tahiti, abacate e a caixa para quatro cumbucas que atende várias culturas e permite também o porcionamento de frutas e outros vegetais frescos.

O momento e o local não poderiam ser mais propícios para esse lançamento, já que no último dia 18 de janeiro, os governos do Brasil e da Alemanha firmaram acordo de cooperação técnica no setor agrícola. O acordo foi assinado pelas ministras Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Julia Klöckner (Alimentação e Agricultura da Alemanha), em Berlim. “Esse acordo vai aproximar mais os dois países, trocaremos conhecimento e nós poderemos mostrar a tecnologia que desenvolvemos para criar a agricultura tropical brasileira”, disse Tereza Cristina. Ainda em Berlim, a Ministra teve reuniões bilaterais com Argentina, Holanda, Organização Mundial do Comércio (OMC) e com o diretor-geral da FAO, Dongyu Qu.

Soluções pós-colheita valorizam as frutas brasileiras nos mercados internacionais e combatem o desperdício de alimentos

Nesta verdadeira corrida contra o tempo, do produtor ao consumidor, as soluções pós-colheita da Termotécnica ampliam em até 30% o shelf-life das frutas mantendo suas propriedades nutricionais por mais tempo. Com tecnologia e designs patenteados, permitem alto isolamento térmico, facilidade no empilhamento e transporte. Isso representa também dias a mais com a fruta saudável nas gôndolas com muitas vantagens para o varejista.

Certificados por testes em laboratórios europeus (AgroTropical e HDG), esses resultados conferem redução de perdas e desperdício de alimentos, o que torna a linha Farm Fresh sustentável e adequada para acondicionar as frutas da colheita até o consumidor, reduzir a absorção de impactos no transporte e melhorar a exposição no varejo. “Apresentamos os resultados de testes e quantificamos os ganhos de acordo com cada realidade. Com a ampliação do shelf-life e todas as características de eficiência logística, como redução no frete, ajudamos os clientes a aumentar a competitividade e, consequentemente, seus volumes de venda e participação nos mercados em todo o mundo”, afirma Nivaldo de Oliveira.

E com a premiação WorldStar 2019, concedido pela WPO (World Packaging Organization), dos mais importantes reconhecimentos do mercado de embalagens, nas categorias Food e Save Food, a Termotécnica consolida-se como referência mundial em soluções pós-colheita contribuindo para que frutas, legumes e verduras (FLV) brasileiros ganhem mais destaque nos mercados internacionais e combatendo o desperdício de alimentos.

Inovação e Tecnologia pela Sustentabilidade

As soluções FarmFresh reforçam o compromisso da Termotécnica em desenvolver soluções de embalagens inovadoras, ativas e sustentáveis. O EPS é um material 100% reciclável formado por 98% de ar, não utiliza CFC e HCFC e por isso não gera danos à camada de ozônio. Por ser inerte, não prolifera fungos e bactérias. O seu processo requer baixíssima utilização de recursos naturais como água e energia, não contamina e não gera riscos à saúde e ao meio ambiente.

No ano passado, às vésperas de iniciar o fornecimento de embalagens para a exportação de frutas –, um dos produtos de maior valor agregado do agronegócio brasileiro –, a Termotécnica também reforçou suas parcerias com as empresas do Global Packaging Alliance, formada por dezenas de fornecedores que garantem a reciclagem de embalagens de EPS em países como Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda, França, Reino Unido e Estados Unidos.

No Brasil, desde 2007, a Termotécnica realiza o Programa Reciclar EPS, com logística reversa e reciclagem do material em todo o Brasil. Já são mais de 40 mil toneladas de EPS pós-consumo que ganharam um destino mais nobre – ou seja, 1/3 de todo o material consumido no país.

Além da parceria próxima com os produtores e agentes de toda a cadeia logística, a Termotécnica amplia também o trabalho com os varejistas para aderirem ao Reciclar EPS e disponibilizarem ao consumidor final pontos de recolhimento para reciclagem deste material.

Com as soluções pós-colheita a Termotécnica contribui com ODS 12 (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável) que tem a meta de cortar pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, nos níveis de varejo e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento.

Sobre a Fruit Logistica Berlin

Maior evento do comércio internacional de produtos frescos, todos os anos, a feira reúne 3.200 expositores e 78.000 visitantes de negócios. Cobre todos os setores do negócio de produtos frescos e fornece uma imagem completa das últimas inovações, produtos e serviços em todos os elos da cadeia de suprimentos internacional.

Sobre a Termotécnica

Aos 58 anos, a Termotécnica é uma das maiores indústrias transformadoras de EPS da América Latina e uma das empresas mais sustentáveis do Brasil, de acordo com o Guia Exame 2019. Empreendedora, produz desde soluções para Embalagens e Componentes, Conservação, Agronegócios, Cadeia de Frio, Movimentação de Cargas até itens para Construção Civil. Com matriz em Joinville (SC), possui unidades produtivas e de reciclagem em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP), São José dos Pinhais (PR) e Pirabeiraba (SC).

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar