Brasil,

Inovação e Franchising devem seguir caminhando juntos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiana Scaramella
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

*Faisal Ismail

Dados de uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em parceria com a Confederação Nacional de Serviços (CNS) mostraram que do total de empresas franqueadoras, 91,8% introduziram algum novo produto ou serviço entre 2014 e 2016 na própria empresa, no mercado nacional ou internacional, e que apenas 8,2% delas não o fizeram. Entre as que se mantiveram inovadoras, 37,4% disseram ter realizado mudanças significativas em seus modelos de negócios no Brasil.

Inovar é inerente ao franchising. Justamente por essa característica, o setor acaba ganhando destaque entre os diferentes segmentos da economia brasileira e a inovação acaba por se transformar em uma estratégia para fortalecer as marcas e tornar as empresas mais eficientes.

Uma forma interessante de inovar pode vir da observação. Prestar atenção às necessidades e anseios dos clientes podem ser chaves importantes para o start dentro da empresa. No caso das franqueadoras, são dois os públicos que precisam ser observados: um é o consumidor final, alvo de boa parte das companhias, e o outro é o potencial franqueado. Este último não pode ser esquecido por franqueadoras que desejam ampliar a presença da marca no mercado, crescer por todo o país e se consolidar em sua área de atuação.

Foi justamente ao observar o que meu público desejava, no caso, os potenciais franqueados, que consegui inovar com minha equipe e criar um posicionamento de mercado diferente para a minha rede de franquias. Dentro desse novo conceito, permitimos ao franqueado que ele customize a sua unidade. Pode parecer estranho, uma vez que uma das premissas do franchising é o padrão nos processo e na estética da unidade franqueada. Porém, vimos que é possível permitir que o franqueado dê um toque pessoal no negócio.

Claro, os parâmetros para controle de qualidade, segurança e gestão do negócio estão mantidos e são imutáveis. Flexibilizamos escolhas como o tamanho da unidade franqueada, cores utilizadas para decoração dos ambientes, tipo de mobiliário, estilo de fachada, entre outros itens. Entendemos que usando o bom senso é possível negociar as adaptações pretendidas pelo nosso franqueado.

Outro aspecto que vem fazendo a diferença é a inclusão do nome do franqueado na fachada da unidade. Por meio de pesquisas, vimos que essa é uma maneira interessante de tornar a marca mais próxima do público que desejamos atender.

É interessante notar como essas inovações trouxeram impacto para a nossa rede e como, por meio delas, pudemos nos aproximar mais de pessoas que queriam se juntar a uma marca forte, com processos de gestão bem formatados, mas que não queriam perder a identificação com o público que já haviam cativado. A experiência vem sendo excelente. No final das contas, em uma sociedade e em um mundo tão competitivo quanto o que vivemos, inovar e ousar são passos importantes para seguir em crescimento.

*Faisal Ismail é cirurgião dentista, especialista em “Administração Empresarial Internacional” pela FGV e em Marketing. Também é sócio-fundador e presidente da ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas, rede de franquias de clínicas odontológicas há 21 anos no mercado, com operação em 14 estados brasileiros. A rede atende todas as disciplinas da odontologia e vem conquistando, desde 2013, Selos de Excelência em Franchising, concedidos pela ABF.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar