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Caminhoneiro, conhece os tipos de pneus? A Bridgestone te explica tudo!

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Quaresma
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- Caminhoneiro ou frotista deve levar em consideração as especificações do fabricante do veículo e as características básicas do produto.

- O pneu também é o responsável por suportar todo o peso do veículo e da carga, além de ser o primeiro item da suspensão.

- Existem pneus radiais e diagonais para todas as posições (direcional, tração e eixo livre).

O pneu é o único ponto de contato do veículo com o solo e justamente por isso, efetuar a compra e o uso correto é essencial para obter o melhor desempenho, economia de combustível e realizar uma viagem segura. Além disso, otimizar o tempo e as despesas com as frotas são fatores importantes neste cenário.

Desta forma, as marcas Bridgestone e Firestone destacam os principais pontos que devem ser observados na hora de escolher o pneu mais adequado.

“Na hora de adquirir um pneu, o caminhoneiro ou frotista deve levar em consideração as especificações do fabricante do veículo e as características básicas do produto que melhor atenda suas necessidades operacionais e proporcione a melhor relação Custo por Quilômetro (chamado de CPK) em todo ciclo de vida útil do pneu. Dessa forma, minimiza os erros na escolha do produto indicado para sua condição de trabalho”, destaca Gonzalo Muzzupappa, Gerente de Marketing para a categoria comercial.

Outro ponto importante é que o pneu também é o responsável por suportar todo o peso do veículo e da carga, além de ser o primeiro item da suspensão.

“Escolher o pneu de acordo com a aplicação também resultará em benefícios para o transportador. Existem diferentes produtos para as diferentes funções: rodoviário, regional, urbano ou misto (uso em rodovias e terrenos fora de estrada). A posição de rodagem – direcional, tração e eixo livre – e a dimensão do pneu também são fundamentais para que se obtenha o melhor desempenho do caminhão e ganho de quilometragem”, complementa Gonzalo.

Por sua vez, existem dois tipos de pneu, com construção radial e diagonal. Os modelos radiais possuem sua carcaça composta por uma única lona de corpo disposta no sentido radial de um talão ao outro, passando pela lateral do pneu, onde, independente destas lonas, o pacote de cintas que se sobrepõe e ficam apenas na área da banda de rodagem. Desta forma, as laterais ficam independentes da banda de rodagem, proporcionando maior área de contato com o solo, gerando maior aderência, tração, frenagem e menor aquecimento do pneu.

Já os pneus de construção diagonal/convencional, contam com sua carcaça composta por uma sobreposição de lonas têxteis, que saem de um talão e vão até o outro, passando pelas laterais e banda de rodagem. Essas lonas estão orientadas no sentido diagonal ao plano de rolamento do pneu, formando um só bloco, o que causa maior robustez do pneu e maior atrito com o solo e, consequentemente, maior aquecimento.

É importante destacar que existem pneus radiais e diagonais para todas as posições (direcional, tração e eixo livre). “Porém, nem sempre com a mesma amplitude de medidas. O pneu radial possui uma concepção mais moderna e vem sofrendo constantes aprimoramentos, tanto no sentido de novos desenhos e novas dimensões”, explica Gonzalo.

Outras características técnicas do produto também devem ser levadas em consideração como o IC/SV – índice de carga/símbolo de velocidade, profundidade dos sulcos e pressão para carga máxima.

Ao observar as especificações técnicas indicadas pelo fabricante do veículo e respeitar as características para o uso adequado dos pneus, os motoristas ou frotistas podem obter o melhor desempenho de seus produtos, prolongando sua vida útil e preservando sua carcaça, garantindo ainda um bom índice de recapabilidade.

Todas as informações sobre os modelos da Bridgestone e Firestone podem ser encontradas no site: https://www.bridgestonecomercial.com.br/pt-br/caminhoes-e-onibus

Sobre a Bridgestone do Brasil (BSBR)

A Bridgestone do Brasil (BSBR) é uma unidade de negócios da região Latin America South e subsidiária da Bridgestone Americas Tire Operations Latin America, com sede em Nashville, Tennessee. Fundada há mais de 90 anos, a Bridgestone é líder mundial em pneus e borracha, aprimorando e desenvolvendo constantemente os seus conhecimentos para fornecer soluções para uma mobilidade segura e sustentável. A unidade brasileira conta com mais de 5.000 colaboradores e desenvolve, produz e comercializa um portfólio diverso de equipamento original e pneus de reposição, soluções centradas nos pneus e soluções de mobilidade, que geram valor social e para o cliente, por meio de suas unidades de produção e vendas no país. Guiada pelo E8 Commitment e seus valores, a Bridgestone está dedicada a melhorar a mobilidade, a vida, o trabalho e o lazer das pessoas, construindo um mundo mais sustentável para as futuras gerações.

A BSBR produz e comercializa uma ampla gama de modelos e medidas de pneus para automóveis, caminhonetes e caminhões, assim como para maquinário agrícola e veículos fora-de-estrada. A empresa conta com mais de 5.000 colaboradores e duas fábricas de pneus, em Santo André (SP) e Camaçari (BA), e duas fábricas de bandas de rodagem, em Campinas (SP) e Mafra (SC), certificadas e premiadas em diversos âmbitos de qualidade, segurança e meio ambiente, além de um campo de provas em São Pedro (SP). A BSBR comercializa seus produtos por meio de uma ampla rede de pontos de venda e fornece equipamento original para as montadoras e veículos de maior prestígio. No Brasil, a Bridgestone realiza a destinação ambientalmente correta dos pneus inservíveis por meio do programa de coleta da Reciclanip, uma instituição criada pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), da qual a companhia é associada. Entre as destinações corretas está a reciclagem dos pneus para uso em campos de futebol, solas de sapato, pisos e tapetes de borracha.


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