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Estradas paranaenses necessitam de maiores cuidados na logística

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Estradas paranaenses necessitam de maiores cuidados na logística

Apesar do aumento de 125% em investimento em relação à 2022, muito trabalho é necessário nas rodovias do estado

Entre as principais atividades das rodovias do Paraná está a conexão entre regiões, que conectam o estado a outros lugares do país, como por exemplo São Paulo e o Mato Grosso do Sul, facilitando o escoamento de produtos industrializados e agrícolas. Apesar da importância da região e sua infraestrutura, o estado enfrenta desafios como a necessidade de investimentos em manutenção e ampliação das estradas, além de questões relacionadas à segurança do trânsito e à sustentabilidade.

De acordo com dados do Portal de Transparência do Governo Federal, o Brasil já aportou mais de 24 bilhões de reais em infraestrutura de transportes neste ano. Em 2023, o país destinou 14,4 bilhões e, em 2022, 8 bilhões de reais. Em comparação aos anos anteriores, os dados paranaense de 2024 mostram um investimento 125% maior em relação ao período anterior. Em 2022, o valor foi de 202 milhões de reais, enquanto 2024 já conta com 455,4 milhões de reais.

Embora os números sejam expressivos, ainda há muito a se fazer. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (SETCEPAR), Silvio Kasnodzei, o estado possui uma localização estratégica na logística do TRC para as outras regiões do país e precisa receber mais atenção na infraestrutura para este modal. “O Paraná possui uma importância ímpar para a economia brasileira, com destaque para o agronegócio, para o qual as estradas são de vital importância. Dessa forma, todo investimento feito nas estradas contribui para a melhoria dos serviços, para a redução dos custos e segurança de todos que transitam por elas.”

Contudo, o dirigente entende que, em relação aos estados vizinhos, as estradas paranaenses não possuem o mesmo cuidado. Kasnodzei explica que os valores investidos são muito menores em relação ao que é destinado à Santa Catarina. Para efeito de comparação, o estado catarinense recebeu um aporte, em 2022, de R$264 milhões e, em 2024, R$1,1 bilhão. “Estamos há décadas sem grandes valores para a construção ou ampliação das estradas, mas nestas mesmas décadas se instalaram novas indústrias, outras duplicaram e até triplicaram sua produção, mas o investimento por onde toda essa produção é transportada, muito pouco ou nada foi feito”, conta.

Para o presidente da entidade, o caminho é continuar trabalhando para que o TRC e o Paraná melhorem os pontos críticos que a região enfrenta. “Não podemos deixar de acreditar no Paraná. Nós sabemos que o tempo perdido não será recuperado rapidamente. O TRC é um setor otimista que continua investindo, apostando e apoiando para que a cada dia tenhamos um estado melhor, com mais investimentos, menos burocracia e decisões mais rápidas e assertivas”, finaliza.

Sobre o SETCEPAR:

Fundado em 1943, o SETCEPAR, entidade que representa as empresas de transportes de carga no estado do Paraná, nasceu visando representar os empresários do setor de transporte rodoviário de cargas da região em variadas atividades, como negociações coletivas de trabalho e aproximação com autoridades e com autarquias municipais, estaduais e federais, bem como com a imprensa.

Hoje, com 80 anos de história, a entidade representa empresas em 265 cidades do estado, oferecendo aos associados diversos serviços e eventos para fomentar melhorias no transporte rodoviário de cargas local e nacional.


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