Abastecimento está normal, mas Transporte e Gestão de Pessoas ainda preocupam
Nessa segunda-feira (23), a PMA Brasil, que representa a cadeia de flores, frutas, legumes e verduras, avaliou o final de semana e as perspectivas com a nova rotina de quarentena.
O abastecimento está normal, apesar de questões pontuais de proibições municipais de escoamento da produção: da colheita à distribuição. No caso de São Paulo, a Secretaria da Agricultura do Estado interviu e determinou que se cumpra a Medida Provisória nº 926, de 20/3/2020, que altera a Lei nº 13.979/2020, para dispor sobre procedimentos de aquisição de bens, serviços e insumos destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrentes do Coronavírus.
Pacificar o entendimento dos municípios é um dos desafios apontados pela PMA, somos uma Nação e tudo precisa estar conectado: “Temos uma indústria que começa com insumos, plantação, colheita, logística até a manipulação no varejo. São milhares de pessoas trabalhando 24 horas para não faltar alimentos frescos, cuidando do seu espaço de trabalho e de sua própria saúde”, explica Giampaolo Buso, Presidente do Conselho da PMA no Brasil.
Varejo: Crescimento das Vendas em 30% para Frutas, Legumes e Verduras
O consumo de produtos frescos aumentou muito na semana passada, supermercados relatam alta em média de 30%. Algumas lojas chegaram a dobrar a vendas. As vendas on-line também tiveram crescimento. No entanto, a partir do último domingo se percebe um início de estabilização, de acordo com levantamento realizado com algumas redes de supermercados do Estado de São Paulo. A população se assustou com o início da quarentena, o isolamento social e as dúvidas decorrentes de definições do governo e, neste cenário, buscou abastecer e estocar alimentos. Porém, na análise dos supermercados, para os alimentos perecíveis, a tendência é de que o consumo continue alto, com compras mais regulares à medida que a população confirme que não há desabastecimento.
O varejo também relata a orientação e máxima atenção às práticas de higienização das lojas bem como, em alguns casos, a instalação de uma proteção entre o cliente e o operador de caixa como alternativa de evitar contaminação.
Alguns itens da cesta básica, como Batata e Ovo foram citados como de grande procura nos últimos dias e impacto no preço. Segundo produtores de Batata, associados ao PMA, o aumento do preço do produto é resultado de menor safra e um período de muita chuva, resultando na menor oferta.
Flores: Alimento para a Alma
O setor de Flores é o mais afetado até o momento, com quase 70% de queda nas vendas em uma semana. A campanha “Alimento para a alma” será lançada com apoio dos supermercados, com o mote de alegrar o ambiente, dar mais colorido às casas e ter fôlego para estruturar o Dia das Mães. O segmento de Flores no Brasil é referência internacional, sendo produtor para o mercado interno e externo. Toda a comunidade de Flores, Frutas, Legumes e Verduras estão juntos ativando e estimulando as pessoas a trazerem alegria para suas casas.
Gestão de Pessoas: Campanhas de Conscientização junto às Equipes: do Campo ao Varejo
Neste momento, passado a tensão inicial, manter o moral dos funcionários está sendo o maior desafio segundo as empresas do setor, do campo a supermercado.
Os funcionários mais idosos e com algum tipo de problema de saúde já foram afastados/
Campanhas internas de conscientização, reconhecimento financeiro, ambientação do local de trabalho para garantir tranquilidade e respeito as regras de sanidade são todas ações colocadas em prática para os times que estão na operação de garantir do abastecimento.
Este esforço é conjunto, sincronizado e alinhado pois é evidente a interdependência de cada elo da cadeia de abastecimento.
Neste sentido, os encontros de alinhamento do Conselho do PMA também têm trazido a necessidade de atenção em cadeias de suprimentos que suportam o abastecimento, como por exemplo, embalagens e insumos para produção (adubo e sementes).
Em conjunto, vídeos de orientação e estímulo estão sendo compartilhados entre a cadeia de abastecimento.
Acima de qualquer aspecto, o objetivo é garantir a saúde dos colaboradores e pessoas envolvidas no abastecimento para garantirmos a sanidade do alimento e atender a população.
Food Service
As vendas de quem comercializa Frutas, Legumes e Verduras para o setor de Food Service despencaram. Queda apontada de 80% pelas empresas. O motivo é o fechamento de grandes redes de fast food e também dos restaurantes. O consumidor está em casa seguindo as instruções do isolamento social.
INSUMOS: cuidado para evitar uma Crise depois da Crise!
Esse é um assunto que ainda não foi abordado e que seguiremos atentamente nos próximos dias. A preocupação é que os produtores, receosos sobre as definições do governo, estão segurando o investimento em novos plantios
Se o cronograma de produção não for seguido, naturalmente haverá atrasos na Colheita e problema de abastecimento.
Algumas companhias aéreas não têm trechos operando para regiões que precisamos de insumos (sementes, papelão etc.). Petrolina é um exemplo deste cenário
Detalhes aparentemente invisíveis
Equalizado ou encaminhado as questões sobre transporte, outros aspectos tornam-se aparentes: manutenção dos caminhões, almoço para os caminhoneiros e atendimento de saúde em caso de emergência.
Algumas das empresas associadas estão preparando Kits alimentação para os motoristas com capacidade de suprir todo o trecho de deslocamento.
Aprendizado Rápido
As empresas estão tendo que aprender rapidamente a lidar com a nova realidade. Ter o apoio dos colaboradores, mas também o da população, principalmente nas regiões produtoras é imprescindível para a continuidade do abastecimento. Apesar do isolamento, as ações devem ser humanizadas.
Muitas soluções empregadas por produtores e varejistas em outros países têm sido compartilhadas e estão inspirando nossa indústria local. Existem propriedades agrícolas estudando, com o apoio de autoridades, como utilizar tratores de pulverização para higienizar as cidades. Compartilhe também conosco suas práticas sociais, de gestão, de produção e ajude a Nação! Juntos somos mais fortes #forçafflv
Sobre PMA – Produce Marketing Association é uma associação de produtos agrícolas frescos e flores, fundada em 1949 nos Estados Unidos, com a missão de conectar os interesses das cadeias produtivas de frutas, flores, legumes e verduras. A entidade conta com 2.900 empresas associadas, 54.000 compradores e fornecedores, em 55 países de cinco continentes. No Brasil, a entidade conta com 93 associados (produtores, distribuidores e varejistas).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário