Quais os principais benefícios dos relatórios de sustentabilidade para as empresas?
Relatórios, como os da Global Reporting Iniciative (GRI), são ferramentas estratégicas de compliance nesse começo de ano
Um bom relatório de sustentabilidade, construído dentro de regras claras, como as do Global Reporting Iniciative (GRI), é um diferencial importante para a análise da posição da empresa em seu mercado, além de ser um fator de valorização de suas ações. É também um bom instrumento de prestação de contas à sociedade, mas é, principalmente, uma excelente ferramenta que reflete a reputação de uma organização.
A pesquisa Relate ou Explique para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2017, divulgada pela empresa B3, aponta que do total de 443 empresas listadas, 147, ou seja, 33%, responderam à pesquisa, das quais apenas 13% fazem o relatório usando os critérios ODS. O estudo faz parte dos esforços da B3 para estimular as empresas listadas a publicar relatórios de sustentabilidade ou integrado os conceitos ODS, um conjunto de 17 objetivos globais definidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo Mônica Lobenschuss, diretora de Marketing e Vendas da Core, agência responsável por relatórios para marcas como Unimed, Sabesp e Unicred, entre outras, a prestação de contas da empresa e publicação de seus números é obrigatória para Sociedades Anônimas e organizações listadas em bolsa, pois promovem a divulgação dos impactos positivos e negativos da companhia no meio ambiente, na sociedade e na economia. “Essas informações são muito importantes para que investidores e consumidores possam saber se o seu dinheiro está sendo destinado a projetos com baixo risco ambiental, alto valor social e lucratividade justa, por exemplo”, argumenta.
Para Lobenschuss, os benefícios no desenvolvimento dos relatórios de sustentabilidade também incluem maior conhecimento das empresas sobre os seus próprios pontos fracos. “Para a produção de informações há um levantamento de toda a estrutura da organização e por isso funciona como instrumento de gestão capaz de oferecer clareza em relação aos fatores de impacto ambiental e social das organizações”, explica.
A seguir confira, os principais benefícios no desenvolvimento de relatórios de sustentabilidade para a sua empresa:
1. Apoio na definição de estratégias a longo prazo e controle das atividades no curto prazo;
2. Esclarece pontos fortes e fracos que precisam ser trabalhados e na definição de metas, processos, políticas e programas;
3. Apresentam a diversidade das comunidades onde estão presentes, demonstrando o impacto social de suas ações;
4. Significa trabalhar com a transparência das atividades de uma empresa levando em conta cenários de corrupção;
5. É importante para a busca de recursos para futuros investidores, pois demonstra confiabilidade e presta contas de suas atividades;
6. Enfatiza os aspectos positivos e negativos de sua performance que podem trazer parceiros que a apoiem;
7. A transparência com a gestão financeira da organização é importante principalmente para aquelas que dependem de doadores e apoio público.
SOBRE A CORE (www.coregroup.com.br)
Vencedora de cinco prêmios Aberje, a equipe da Core, sob o comando do trio de jornalistas Cícero Vieira, Sandra Takata e Mônica Lobenschuss, conta com quatro unidades de negócios: Marketing Digital, Assessoria de Imprensa, Conteúdo e Marketing e Consultoria. Alguns de seus clientes são: Neogrid, Sicoob, SAE Brasil, Seguros Unimed, Daiso Japan, Semasa, Grupo Souza Lima, BR Consórcios, entre outros. Também faz parte do grupo a Social Lounge, a primeira franquia brasileira de mídias sociais, com 17 franqueados em oito Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Amazonas, Amapá, Pernambuco e Bahia), além do Distrito Federal.
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