Futuro da liderança: visão, estratégia e aprendizado contínuo
*Tavane Gurdos, Diretora Geral da Alura + FIAP Para Empresas
Certa vez, em uma conversa sobre as competências essenciais para a liderança, me perguntaram o que mais me inspirava em um líder. Minha resposta foi simples: a capacidade de enxergar o que eu ainda não consigo ver.
Ter uma visão macro é o ponto de partida para qualquer profissional que assuma a missão de liderar nos dias de hoje. Mais do que apenas compreender o ambiente corporativo, é preciso desenvolver uma perspectiva ampla, conectando diferentes áreas e compartilhando essa visão com o time.
Além disso, essa clareza de ideias é ainda mais necessária considerando os desafios do mercado atual. O avanço tecnológico e as mudanças constantes no espaço de trabalho exigem que a equipe tenha clareza em como agir, o que começa com o direcionamento das lideranças.
A última edição do relatório “Futuro do Trabalho”, produzido pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), destaca um pouco do cenário em que vivemos: até 2030, 170 milhões de novos empregos serão criados, enquanto 92 milhões de funções serão transformadas por novas tecnologias.
Portanto, as lideranças precisam se reinventar e se renovar a todo momento, independentemente da área de atuação. Um dos pontos mais importantes em um líder é a sua capacidade de aprender constantemente. Esse aprendizado pode acontecer de diversas formas. Uma delas, a capacidade de ouvir os times, pares, clientes e parceiros.
Pilares da liderança
Sempre quando falo de liderança, lembro do livro “Hit Refresh”, em que Satya Nadella compartilha sua experiência como CEO durante uma forte reformulação da empresa. Ele destaca alguns elementos essenciais para qualquer líder, e aqui destaco dois deles: a cultura de aprendizado contínuo e a clareza na comunicação.
É importante estar aberto para aprender, inovar, mudar quando preciso e incentivar os mesmos comportamentos no time. Ao mesmo tempo, a capacidade de comunicação é fundamental para dar clareza da visão, de onde se quer chegar e do que é esperado de cada um.
Liderar também vai muito além, significa remover barreiras, construir alianças e criar conexões que impactem toda a organização. Para isso, é preciso aplicar uma visão estratégica de forma integrada, além de promover uma cultura colaborativa que impulsione a inovação e o crescimento.
É claro que o senso crítico também é importante nesse processo. Em um mercado volátil, a capacidade de tomar decisões, muitas vezes com cenários ambíguos, é determinante. Seja no desenvolvimento de um novo produto ou na gestão de pessoas, um líder precisa avaliar cenários complexos, mitigar riscos e orientar sua equipe com segurança e clareza.
Desenvolvendo a liderança na prática
Liderança não é um título, mas uma competência que se constrói antes mesmo de um profissional chegar a uma posição de gestão. Nem sempre é necessário ter um cargo formal para assumir essa posição.
Muitas vezes, o líder é aquele que une diferentes setores, promove integração e impulsiona soluções inovadoras. Isso não significa apenas delegar tarefas, mas criar um ambiente de colaboração, onde diferentes áreas possam interagir e complementar suas habilidades. É garantir que todos estejam alinhados com os valores e propósitos da empresa.
Existem, ainda, importantes aliados no desenvolvimento de uma liderança. Treinamentos, mentorias e feedbacks estruturados ajudam a criar um ciclo contínuo de aprendizado e aprimoramento. Essas práticas contribuem para que os líderes se preparem para gerenciar suas equipes e projetos de forma mais eficaz, e lidar com desafios de maneira estruturada.
Desafios e oportunidades
Cada líder enfrenta desafios específicos, mas a chave para superá-los é agir com intencionalidade. O desenvolvimento da liderança precisa ser um processo consciente.
Liderar é uma jornada contínua. O aprendizado não termina ao se alcançar um cargo de gestão; pelo contrário, é a partir desse momento que a evolução se torna ainda mais crítica. A vontade de crescer, aprender e se reinventar é o que faz um líder se diferenciar.
No fim das contas, a liderança é um compromisso com o futuro — não apenas o futuro da empresa, mas das pessoas que fazem parte dela. Quem escolhe liderar precisa estar aberto a evoluir constantemente, pois é nessa evolução que se constroi o futuro das carreiras e dos negócios.
O que esperar do líder do futuro?
O líder do futuro deverá dominar habilidades como escuta ativa, resiliência, mentalidade de aprendizado contínuo, conhecimento de tecnologias emergentes e capacidade de tomar decisões em ambientes ambíguos. Deve integrar novas tecnologias para potencializar seus times, antecipando tendências e impulsionando inovações. Com uma visão estratégica, será fundamental desenvolver um olhar atento para criar ambientes colaborativos e flexíveis para superar desafios complexos. A postura transformadora que une todo o potencial humano com a tecnologia será um dos principais papeis da liderança.
Liderança é uma oportunidade única de gerar impacto positivo em pessoas e empresas, e com essa oportunidade, vem muita responsabilidade.
*Tavane Gurdos é Diretora Geral da Alura + FIAP Para Empresas, soluções de educação corporativa do maior ecossistema de ensino em tecnologia do Brasil, que apoiam organizações de todos os tamanhos e segmentos na transformação de carreiras e negócios.
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