Brasil,

Grandes empresas nacionais ainda resistem em aceitar naturalmente a diversidade em seus quadros de funcionários

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marina Santin
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Pesquisa da 4CO revela que não existe política de adesão, mas apenas a aceitação de modismo imposto pela mídia

A diversidade sempre existiu, porém, por inúmeras razões, que vão do preconceito ao conservadorismo, passando pelos dogmas de diferentes religiões, durante anos trafegou pelas sombras. Agora, exposta à luz, sobretudo pela mídia, busca ser compreendida e aceita como naturalidade pelo universo corporativo. Mas esta não é e nem será uma tarefa fácil, conforme constatou a consultoria 4CO em pesquisa qualitativa levada a cabo junto as 20 maiores empresas de capital nacional.

“O discurso é liberal, mas a prática, infelizmente, ainda é conservadora”, revela Tathiana Cappellano, sócia diretora da 4CO. “Para termos um quadro realista da situação, falamos com gestores e com colaboradores das empresas que representam a amostra e descobrimos que não existe uma política de inclusão, mas apenas adesão ao modismo imposto pela mídia”, acrescenta Bruno Carramenha, sócio diretor da 4CO.

A ausência de uma ação política de inclusão afeta o desenvolvimento da carreira do colaborador, com consequências até para a sua psique. “Não é difícil vermos representantes da diversidade sendo preterido em promoções e em funções subalternas, na base da pirâmide organizacional. Raro é encontrá-los do meio para o topo”, assegura Cappellano. “A resistência em aceitar o diverso é grande nas empresas brasileiras, diferentemente do que acontece com as grandes multinacionais instaladas no País”, afirma Carramenha.

De acordo com Cappellano, a 4CO optou pela pesquisa qualitativa para identificar os obstáculos reais e entender as razões efetivas que ainda impedem que a diversidade seja aceita naturalmente no universo corporativo. “A pesquisa quantitativa nos daria gráficos numéricos muito bonitos, porém sem a profundidade necessária que desejávamos para compreender a dimensão real deste quadro que já é e se tornará ainda mais relevante no futuro próximo”, agrega.

Para Carramenha, a resistência destas empresas, se não se flexibilizar por si, com a compreensão e aceitação da diversidade, será rompida pelo mercado, que vem punindo com rigor os que se opõem à força do denominado politicamente correto. “A pesquisa revelou um quadro complexo, que, no entanto, tende a mudar naturalmente ou, então, pelas forças de pressão que devem ser consideradas qualquer que seja o cenário”, explica.

Sobre a 4CO

A 4CO é uma consultoria paulistana, especializada em cultura organizacional e comunicação com empregados, e tem como um de seus diferenciais a detecção de oportunidades e análise de fatos que podem interferir no ambiente das empresas.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar