8 boas práticas que você deve adotar para o gerenciamento de obras
Como boas práticas podem ajudar você a ter um controle maior do gerenciamento de obras? Confira o artigo e garanta a qualidade do seu trabalho!
Em tempos de crise, buscar eficiência na execução de projetos é um diferencial competitivo para o profissional responsável pelo gerenciamento de obras. Como gestor ou empreiteiro, é preciso saber um conjunto de atividades, que vão desde o planejamento até um controle de qualidade. Gerenciar uma obra significa administrar, simultaneamente, o cumprimento do cronograma e a previsão financeira, gerindo profissionais que têm formação e práticas diversas.
Quem assume essa função deve dominar custos, contratos, prazos, ser organizado e ter um bom gestor de pessoas. Não é uma tarefa fácil, mas com um bom planejamento, o resultado aparece.
Deseja evitar problemas durante o gerenciamento de obras? Preparamos 9 boas práticas que podem ser adotadas durante o seu projeto, confira!
1- Faça um planejamento completo
Este é o primeiro passo: planejar bem para executar bem! O sucesso na gestão de obras passa por um planejamento que garanta o sincronismo das equipes que atuam na execução.
A elaboração do planejamento deve conter a descrição detalhada de todas as etapas e tarefas da obra atreladas a seus custos. O cronograma físico-financeiro deve ser distribuído para os responsáveis por todos os setores, para ser consultado sempre que necessário. Utilizar um software de gerenciamento de obras desde o início do processo, garantirá a você controlar todas as informações e registros do projeto, gerar relatórios e manter a comunicação com o cliente, fornecedores e equipe.
2- Pense na parte burocrática que uma obra exige
Cuidado redobrado com documentos, notas e recibos. É preciso guardá-los e manter controle por escrito do que foi orçado e realizado, do que foi pago e recebido.
Uma boa ideia para manter o controle desses papéis e fluxos é fazer uma lista prévia já com os principais itens de atenção. Licenciamentos, registros e qualquer outro documento exigido por lei devem ser levados em consideração.
3- Avalie o local antes de começar o projeto
Imagine que o projeto preveja uma escada pré-moldada que necessite de um guindaste para sua instalação. Se o canteiro, por alguma restrição qualquer, não permitir a instalação desse equipamento, como resolver o problema sem provocar atrasos, aumento dos custos ou alteração do projeto?
Portanto, é imprescindível que, antes de começar o trabalho, você faça uma avaliação do local, uma inspeção detalhada observando todos os aspectos. Exemplos do que deve ser observado: se uma adição futura poderia danificar a integridade do prédio, como o serviço de drenagem afetará o solo e se existem tecnologias sustentáveis que podem economizar dinheiro no projeto.
Com essa avaliação, você pode minimizar problemas futuros, poupar tempo e dinheiro, além de confirmar todo o cuidado que você está tendo com a construção, o que poderá lhe trazer mais respeito e confiança por parte dos clientes. Prevenir é melhor que remediar!
4- Distribua as tarefas corretamente
Nenhum gestor quer ver sua equipe sobrecarregada e nem com falta de trabalho e improdutiva. Para isso, você deve ter um cronograma sem erros .
Faça uma lista de tarefas e as distribua de forma que o profissional consiga cumpri-la com eficiência e qualidade, dentro dos prazos estipulados. A escolha de bons profissionais também é parte fundamental para o sucesso do seu trabalho. Conte sempre com os melhores.
Além disso, procure manter um bom relacionamento com todos. A harmonia no trabalho é fundamental!
5- Inspecione o acabamento das obras
Um bom gerenciamento de obras passa por todos os processos, do começo ao fim. Não deixe para a última hora o que poderia ter sido visto antes e isso inclui o acabamento das obras.
A limpeza e acabamento devem ser bem inspecionados antes da visita dos órgãos fiscalizadores. Acompanhe com os profissionais envolvidos nesta tarefa os pré-requisitos listados anteriormente. Seja parte da equipe e esteja sempre presente.
6- Procure por bons fornecedores
Se você identificou que um fornecedor está descumprindo os prazos ou com qualidade do material aquém do esperado, troque. É muito importante que, durante todo o processo da obra, todas as partes envolvidas estejam integradas. Isso inclui os prestadores de serviço.
Uma sugestão é ter sempre em mente e em uma lista o nome e telefone de fornecedores que trabalham primando pela qualidade do trabalho. Isso faz diferença no resultado final.
7- Comunicação integrada
Para evitar que erros e retrabalhos ocorram, cada gestor deve buscar dentro de sua equipe a melhor forma de comunicação. Receber e dar feedback para tomar as melhores decisões pode mudar a eficiência, tanto da mão de obra quanto da qualidade do projeto.
Não importa se o seu projeto é grande ou pequeno, tenha um plano de comunicação eficiente. Faça reuniões de kick-off antes do início do empreendimento, de acompanhamento e de lições aprendidas. Esses três itens são fundamentais para otimizar o seu trabalho com o gerenciamento de obras.
8- Colhendo bons resultados
Com todas essas dicas acima, fica mais fácil garantir que os resultados cheguem. Você garante: um bom planejamento, comunicação integrada entre todos os envolvidos, bons fornecedores, acompanhamento eficiente do trabalho e fluidez nos prazos. Além disso, estreita os laços com o cliente e credibilidade do trabalho da empresa.
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