Caso Mutual Seguradora: orientação do Sincor-RS
Prezado(a) Corretor(a),
Temos recebido muitas consultas de colegas corretores sobre o que fazer sobre a pretensão da Seguradora Mutual de cobrar devoluções de comissões dos corretores. Pode uma seguradora em fase de liquidação pleitear devoluções de comissões já pagas aos corretores?
Até pode, se o administrador liquidante seguir a sua função ao pé da letra...
O liquidante de uma massa falida tem o compromisso de apurar todos os créditos e todos os débitos de interesse da liquidanda. Muito embora, entendemos que pleitear devolução de comissões sem antes devolver o prêmio pró-rata relativo, devido ao segurado, não é nada justo e muito menos ético.
É obrigação da liquidanda devolver a todos os clientes o prêmio de seguro recebido para a garantia das apólices, do período “a partir da data da decretação da liquidação (quando as apólices deixaram de existir) até a data final de vigência das apólices”.
Assim, natural que o liquidante apure eventuais comissões que, entenda, um(a) Corretor(a) de Seguros deve à liquidanda por conta da devolução de prêmio que a liquidanda deve aos clientes, do período “a partir da data da decretação da liquidação (quando as apólices deixaram de existir) até a data final de vigência das apólices”.
Entretanto, todos sabemos, cliente nenhum recebeu nenhuma devolução a que tem direito... Aliás, é muito comum que clientes e corretores, que são os “últimos na fila”, não recebam seus direitos (sinistros, devoluções de prêmio, comissões), já que todo o patrimônio da liquidanda se esvai em pagamentos de impostos e direitos trabalhistas que, absurdamente, são prioritários em detrimento dos direitos do cliente...
Por outro lado, como previsto no Artigo 725 do Código Civil, a corretagem é devida ao intermediário do negócio pelo seu trabalho de aproximação das partes, mesmo que o negócio venha a ser desfeito posteriormente.
É o caso.
Assim, sugerimos que o(a) Coretor(a) de Seguros avalie e decida, amparado pela sua assessoria jurídica, sua conveniência ou não de prontamente devolver à liquidanda o solicitado ou esperar por eventual ação da liquidanda para, então, apresentar suas contrarazões (notadamente as amparadas pelo Código Civil, Artigos 722 a 729) e até propor compensação com eventuais créditos a que o corretor(a) tenha direito.
Veja no documento anexo que nossa Federação opina, com sustentação jurídica, que há base legal para o Corretor não devolver, baseado no Código Civil.
Atenciosamente,
Ricardo Pansera
Presidente
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário