Protecionismo, crise energética e falta de água como riscos globais potencialmente disruptivos
Estudo da Zurich aponta as interconexões entre os riscos e alerta para a necessidade de melhor compreensão sobre os mesmos
O agravamento mundial do protecionismo, da crise energética e da escassez de água e alimentos pode trazer sérios impactos para mercados liberais, para as relações internacionais e mesmo para os sistemas democráticos, de acordo com estudo produzido em parceria entre a Zurich Insurance Group, o Atlantic Council (think tank sediado em Washington) e a Universidade de Denver.
Segundo a publicação, esses três riscos geopolíticos estão fortemente interconectados, podendo gerar um colapso mundial e devendo ser encarados de modo holístico. A escassez de água, por exemplo, pode ser agravada pelo aumento de barreiras comerciais, além de impactar fortemente os sistemas de energia que utilizam água, como é o caso das hidrelétricas.
Já o aumento do protecionismo, agravado com a eleição de Trump e a saída do Reino Unido da União Europeia, pode retirar US$ 18 trilhões do PIB global até 2035, com impactos mais forte nos países emergentes.
A publicação ressalta que empresas e governos necessitam compreender os gatilhos, tendência e cenários relacionados para se prepararem para possíveis consequências de qualquer desses riscos.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário