Brasil,

Seguradores da África do Sul temem rebaixamento da S&P

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cnseg
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Seguradores da África do Sul temem rebaixamento da S&P

Associação de seguradoras prevê impactos negativos na inflação, juros, investimentos diretos e na demanda de seguros

A Associação de Seguros da África do Sul (SAIA, sigla em inglês) demonstrou clara preocupação com o rebaixamento da nota de classificação do país pela Standard & Poor, para BB +, prevendo implicações negativas para a atividade seguradora, economia e o conjunto da sociedade a curto, médio e longo prazos.

Diretor-executivo da SAIA, Viviene Pearson afirmou que os seguradores estão muito preocupados com os últimos fatos, assinalando que a decisão da S&P, com o viés de perspectiva negativa, pode resultar em uma nova redução da classificação em moeda estrangeira e em impacto negativo na classificação em moeda local.

"O rebaixamento da classificação", diz Pearson, "afetará a capacidade do governo de aumentar a dívida no mercado externo, obtendo taxas mais desfavoráveis. Segundo ele, os desembolsos já significativos da dívida aumentarão, e o investimento direto estrangeiro será ainda mais reduzido. Em consequência, haverá perdas de postos de trabalho, aumento da inflação e altas taxas de juros, exercendo ainda mais pressão sobre consumidores e empresas já pressionadas".

As preocupações foram reforçadas por outra agência de rating- a Moody's da África do Sul colocou sua nota em revisão de downgrade, após o anúncio da S&P. A notícia do downgrade provocou desvalorização da moeda local, o rand, em relação às principais moedas e provavelmente terá um impacto negativo na Bolsa de Valores de Joanesburgo (JSE). "As consequências serão sentidas por muitos anos. Esta é uma má notícia para todos os sul-africanos e empresas. Para o setor dos seguros a curto prazo, em particular, isto significa que o custo das peças de motor, que são na sua maioria importadas, aumentará exponencialmente, o que provavelmente irá conduzir a um aumento dos custos de reparação seguido de um aumento dos prémios para os segurados; além de um custo de vida já maior para os consumidores", assinalou.

Os produtos de seguros de curto prazo podem se tornar menos acessíveis, o que expõe os consumidores a riscos financeiros em caso de perda ou danos aos ativos, acrescentou. Além disso, as oficinas mecânicas, a indústria da construção e outros setores sentirão a pitada de trabalho potencialmente menor, levando a perdas de emprego. "Tudo isso é algo que nosso país não pode pagar numa época em que a economia está crescendo no ritmo mais lento desde a recessão de 2009 e com a taxa de desemprego oficial em 27%. O que precisamos é de estabilidade macroeconômica e certeza política, para promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável”, disse ele.

Este downgrade de rating também significa baixa confiança dos investidores - algo que o governo, empresas e o trabalho organizado têm trabalhado duro para evitar nos últimos 16 meses. "Estamos nos juntando ao apelo para que todos os líderes do governo, dos negócios, do trabalho e da sociedade civil, que tenham o interesse do nosso país e de todos os seus cidadãos no coração, trabalhem juntos. O que precisamos é de uma África do Sul que esteja no caminho certo para alcançar um ambiente político, social e econômico estável e sustentável para todos os sul-africanos", finalizou.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar