Outplacement: como esse processo tem salvado executivos brasileiros
William Monteath, dá seu parecer sobre a crise econômica brasileira e sobre os benefícios da contratação de empresas de outplacement nesse cenário
“ William afirma que a principal diferença e o que torna ainda mais difícil para esses gestores, é o fato de estarem competindo com profissionais altamente qualificados
A atual crise econômica brasileira, que se instalou no país de forma brusca e inesperada em 2015, é considerada por economistas como a pior crise da história do Brasil. Com uma estimativa de, no mínimo, cinco anos para se recuperar, o país terá 27% de suas empresas jovens e de marcas não consolidadas fechando no primeiro ano de vida. Apesar de melhoras nos dados macroeconômicos apresentados já no início de 2017, a retomada do emprego parece que não vai vir da maneira rápida e energética que muitos gostariam, portanto a reconstrução do país está apontando para acontecer de forma gradual e vai depender de muitas variáveis que estão em pauta como reforma da previdência e eleições presidenciais em 2018, sem contar o rumo da economia internacional com muito foco na China e na administração do Donald Trump, que começou há pouco ditar o tom do quem por aí nos Estados Unidos.
William Monteath, diretor da DNA Outplacement no Brasil, parte do grupo, também presente no Chile, Peru e Estados Unidos, comenta a atual situação empregatícia no Brasil “Sem renda e sem receita, o profissional algumas vezes até tem uma boa reserva, mas na maioria das vezes, pouco capital sobrando e alto padrão de vida para manter. Filhos na escola e inumerável lista de contas para pagar, pode ser mais difícil para um executivo ficar desempregado, do que para um profissional de cargo mais baixo na empresa. Essa é a preocupante realidade que muitos gestores brasileiros estão vivendo atualmente”, diz.
Ex-headhunter com mais de 10 anos de experiência no mercado brasileiro e latino americano, William afirma que a principal diferença e o que torna ainda mais difícil para esses gestores, é o fato de estarem competindo com profissionais altamente qualificados “O profissional não está sozinho. Assim como ele, que tem mestrado, MBA, outros idiomas e experiência em grandes multinacionais, os outros também tem”, comenta “Por isso a DNA decidiu expandir para o Brasil com a nossa área de Outplacement. Com a crise brasileira, os profissionais brasileiros estão realmente precisando de toda ajuda que puderem conseguir”, explica.
O Grupo DNA é uma multinacional originária de Santiago, no Chile, com escritórios de Outplacement no Peru, Estados Unidos, e agora no Brasil. O diferencial da DNA é que alia nos programa de Outplacement no Brasil a experiencia e a participação ativa de headhunters, coaches e diretores de empresas, além de terem um inovador programa internacional, para profissionais que buscam carreira no exterior.
De acordo com o especialista, duas mudanças são inevitáveis quando um profissional de alto calão se vê desempregado “Primeiro é cortar gastos. Para quem não está acostumado a economizar, pode ser difícil, principalmente quando há outros membros da família. Isso vale desde viagens ao exterior até o happy hour da sexta. Todos os supérfluos, mesmo que pequenos, somam no fim do mês. E o segundo é, definitivamente, tentar aumentar ao máximo o networking. Ser ativo nas redes sociais, principalmente nas que agregam valor profissional, como o LinkedIn”, aconselha Monteath.
Segundo William, esse profissional pode ter algumas outras opções, como empreender, investir em franquias ou virar consultor “Mas não é o mais recomendável. Com a instabilidade da crise, fazer grandes investimentos pode piorar a situação. O ideal é tentar voltar ao mercado de trabalho e garantir novamente a estabilidade de antes”, afirma.
Outplacement é um processo de reinserção no mercado de trabalho, onde o profissional recebe ajuda de coaches especializados em transição de carreira, sobre como elaborar o currículo, se portar em entrevistas, o que dizer, como agir, além de um auxílio na procura de empregos “Na DNA, além disso, nossos clientes também já trabalham com headhunters e diretores de empresas. É uma ajuda de diversos profissionais, que trabalham anos do outro lado da mesa e que realmente faz a diferença”, finaliza o diretor.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário