4 Dicas do Google para as PMEs aproveitarem o Dia do Consumidor
O Dia do Consumidor não deve ser pensado apenas com foco nas grandes empresas, pois durante as buscas onlines os consumidores também observam as possibilidades oferecidas pelas PMEs. Para Fernanda Doria, gerente de vendas de GMS (Google Marketing Solutions), “As pequenas e medias que criarem estratégias, para oferecer boas ofertas e formas de pagamento adequadas, pode entrar na competição e aumentar potencialmente as vendas, por e-commerce, nesse período”, diz.
Ainda segundo a executiva, planejar com antecedência, possibilitar acessibilidade para vendas no celular, pensar a melhor estratégia para os produtos que entram nos descontos e trabalhar a sazonalidade, são o passo a passo que empreendedores antenados podem e devem seguir em datas importantes como esta.
Eis as dicas da executiva do Google para as PMEs se programarem para o Dia do Consumidor e “começar o ano” agora que o Carnaval passou:
1. Planeje o Dia do Consumidor com antecedência
Use estratégias para captar um volume significativo de consumidores interessados na marca da sua empresa e produtos. Essa lista pode ser gerada a partir das pessoas que visitaram o seu site, listas de email marketing e downloads do seu aplicativo. Durante o Dia do Consumidor foque a comunicação da promoção principalmente nesses consumidores. Com isso, existe uma maior chance de vendas por meio daqueles que já conhecem sua loja/marca e você evita a disputa com grandes marcas.
2. Escolha de forma estratégica os produtos com desconto
Ter preços competitivos no Dia do Consumidor é essencial, mas você não precisa ter todos os produtos do site da sua empresa com descontos. Escolha itens ou linhas de produtos estratégicos e aplique descontos expressivos para que o consumidor tenha certeza de que está fazendo um bom negócio. Aproveite para renovar o estoque dando descontos especiais nesses produtos. Dessa forma, você terá condição de combater os seus concorrentes no quesito preço.
3. Promova sua empresa e seja encontrado
Tão importante quanto ter promoções e preços atrativos, é promover essas ações para que o consumidor saiba sobre elas e possa encontrá-lo com facilidade. Para isso, recomenda-se fazer anúncios de texto no Google.com no qual serão capturados consumidores com intenção real de compra. Para ganhar relevância, personalize seus anúncios com chamadas de preço, promoção do 'Dia do Consumidor' e que provoquem o consumidor a visitar o seu site. Além disso, promoção de vídeos no YouTube e posts em redes sociais também ajudam a trazer ainda mais visibilidade.
4. Esteja pronto para vender pelo celular
Segundo dados do Ebit, 21.5% das compras online em 2016 foram realizadas por meio de dispositivos móveis (celulares e tablets). É muito importante que o site da sua empresa promova uma boa experiência para o consumidor em diferentes etapas: na busca do produto desejado, na comparação de preços, no cadastro do usuário e finalmente na finalização da compra.
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