Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como estruturar estratégias de trade marketing para crescimento do varejo?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paulo Fabrício Ucelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Fábio Chacon Fábio Chacon

Cada vez mais essencial para as empresas do varejo, o conceito de trade marketing vem ganhando espaços nas redes e lojas organizadas, e se torna um desafio para as lojas independentes. Mas, o que é essa estratégia importante para o crescimento e a consolidação de marcas no varejo?

Para entender melhor, o termo se refere à prática que busca fortalecer a relação entre fabricantes e varejistas, garantindo que os produtos sejam apresentados de maneira eficaz nos pontos de venda. Isso envolve ações como a disposição estratégica de produtos, a utilização de materiais promocionais e a comunicação adequada com o consumidor. No varejo farmacêutico, por exemplo, onde a variedade de medicamentos e itens de saúde é imensa, a organização e a clareza nas informações são fundamentais para facilitar a escolha do consumidor.

Essas estratégias não só aumentam a visibilidade e as vendas, mas também possibilitam que os varejos acessem verbas de trade marketing, que são investimentos das indústrias para apoiar ações promocionais e de exposição.

Fábio Chacon, diretor comercial da Farmarcas, administradora de redes associativas de farmácias, destaca: "Utilizar estratégias de trade marketing traz benefícios para todos da cadeia. Nossos associados estão aprendendo a valorizar seu espaço físico, expondo os produtos corretos da maneira correta. Isso não só aumenta a visibilidade dos produtos, mas também as vendas. A farmácia se torna mais organizada, e o consumidor tem uma experiência de compra muito melhor."

Contudo, mesmo as redes e lojas que não possuam uma estrutura tão organizada podem buscar parcerias de trade marketing, lembrando que muitas indústrias possuem verba exclusivas para essas estratégias e não utilizá-las é perder dinheiro. O caminho para quem não está estruturado, é ter dados e mostrar o valor do estabelecimento. Com isso em mãos, buscar grupos que disponibilizam essas alternativas e negociar boas condições para a venda desses espaços.

O case da Farmarcas

Historicamente, farmácias independentes e redes associativistas enfrentavam dificuldades para implementar estratégias de trade marketing com a mesma eficácia das grandes redes. Contudo, essa realidade mudou com a Farmarcas. A administradora de redes associativistas de farmácias, que administra atualmente 11 redes que representam mais de 1.600 lojas, teve que buscar uma solução inovadora para o tema.

Assim, o trade marketing deixou de ser um desafio e se transformou em uma oportunidade de crescimento. Graças a ferramentas inovadoras desenvolvidas pela diretoria de inovação, a execução de ações de exposição de produtos tornou-se mais acessível, mesmo em locais remotos.

Chacon explica: "Hoje, nossos associados contam com ferramentas práticas que resolvem questões históricas do setor. O que antes era complicado, agora é uma estratégia de crescimento e ganho de visibilidade."

A Farmarcas desenvolveu uma ferramenta digital que permite o controle e a auditoria das ações de trade marketing nos pontos de venda, garantindo que as farmácias sigam as diretrizes de exposição definidas pela indústria, mesmo na ausência de representantes presenciais.

“Criamos um sistema que possibilita a auditoria e controle das exposições de produtos. As farmácias enviam fotos à indústria para comprovar que a estratégia foi executada conforme planejado. Os pagamentos são realizados apenas após a validação dessas ações, trazendo transparência e segurança para todos os envolvidos”, explica Chacon.

O impacto do trade marketing nas vendas

Com a implementação de estratégias de trade marketing, as lojas do varejo passaram a ter acesso a verbas de trade marketing que antes eram exclusivas das grandes redes, possibilitando uma exposição mais eficiente dos produtos.

Assim, a adoção dessa alternativa se mostra essencial para o varejo. A Farmarcas provou que, com o uso de tecnologia e inovação, é possível implementar essas estratégias de forma eficaz, mesmo em lojas de menor porte. Com a exposição adequada dos produtos e ferramentas que garantem a transparência das ações, todos – farmácias, indústria e consumidores – saem ganhando.

Sobre a Farmarcas

A Farmarcas acredita que cuidar de pessoas é a chave para ser reconhecida como a melhor e mais eficiente empresa de gestão de agrupamentos de drogarias do Brasil. A energia dessas relações pessoais, aliada a conhecimento e experiência de mercado, cria a oportunidade de gerar prosperidade. Desde 2012, o grupo busca melhorar vida de centenas de empresários independentes, seus milhares de colaboradores em suas mais de 1600 farmácias e, hoje, gerencia 11 redes associativistas em 26 estados.

Orientação, apoio e suporte constantes: a Farmarcas oferece aos associados muito além do acesso a ferramentas. Dedica todos os esforços para transformar sonhos em prósperos projetos de vida e de realização pessoal. Escrevendo as melhores histórias do associativismo farmacêutico brasileiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

800 caracteres

Security code Atualizar

Enviar
:D:lol::-);-)8):-|:-*:grrr::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh: