Seguro Cibernético cresce 475% em cinco anos
Na esteira do aumento na busca pelo seguro que protege empresas dos prejuízos causadas pelos ciberataques, sobe o volume de eventos identificados pelo sistema de Compartilhamento de Incidentes Cibernéticos (CIC) da CNseg, que dá suporte ao trabalho desenvolvidos pelas seguradoras
A evolução tecnológica e da Inteligência Artificial tem ampliado as ações dos cibercriminosos, tornando os ataques mais sofisticados. Para se proteger contra os impactos financeiros e operacionais, as empresas estão recorrendo cada vez mais ao Seguro para Riscos Cibernéticos. Dados analisados pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) mostra um aumento de 475,1% na arrecadação em cinco anos, passando de R$ 41,3 milhões em 2020 para R$ 237,5 milhões no ano passado.
João Fontes, coordenador da Subcomissão de Linhas Financeiras da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), alerta que os ataques cibernéticos no Brasil impactam empresas de todos os portes e setores. Um estudo da Mordor Intelligence projeta que o mercado global de Seguro Cibernético, avaliado em 16,09 bilhões de dólares em 2024, pode crescer para 39,58 bilhões de dólares até 2029. "Esse cenário explica o sentido urgência que está levando muitas empresas a investirem em cibersegurança, refletindo no aumento das contratações desse seguro", afirma Fontes.
O Seguro de Riscos Cibernéticos oferece proteção contra danos diretos ocasionados por ciberataques que geram perdas financeiras, como extorsão e lucros cessantes, e de conteúdo informacional, como vazamento de dados. Além disso, pode ser utilizado para cobrir reclamações decorrentes de uso indevido de informações e violação da privacidade e dos direitos de propriedade intelectual.
Esse produto se mostra ainda mais essencial com a rápida adoção da IA Generativa, que amplia a superfície de risco. Nesse sentido, as seguradoras já oferecem, além das coberturas focadas na reparação dos danos, o pacote que inclui o gerenciamento em tempo real de riscos cibernéticos, em parceria com empresas de proteção de dados, capazes de monitorar e antecipar ciberataques.
Em linha com essa necessidade de prevenir invasões de sistema e dar suporte ao mercado segurador, a CNseg, por meio do seu sistema de Compartilhamento de Incidentes Cibernéticos (CIC), monitora e compartilha as informações com as seguradoras associadas, auxiliando na proteção contra novas ameaças.
Em 2024, foram emitidos 110 alertas, dos quais 65% foram relacionados a vírus e fragilidades de sistema, sendo: 21 sobre Malwares, software malicioso; 18 relacionados ao Ransomware, malware de sequestro de dados e uma das ameaças mais destrutivas; e 32 referentes a Vulnerabilidades 0-day, falhas de segurança que atingem programas de computador. Os outros 35%, ou 39 alertas, foram incidentes que as seguradoras associadas visualizaram perante o cenário mundial e puderam antecipar possíveis riscos para o negócio.
Somente em janeiro deste ano, a solução já disparou 35 notificações, o maior número desde a criação do sistema em 2022. A agilidade na notificação das vulnerabilidades permitiu que as organizações tomassem ações preventivas, como o isolamento de sistemas em risco ou a aplicação imediata de correções.
O diretor de Serviços às Associadas da CNseg, André Vasco, afirma que a centralização dos incidentes confere agilidade às empresas. “Além de dar celeridade para as seguradoras protegerem seus dados e evitarem danos aos seus negócios e aos seus clientes, o CIC estabelece uma redução de custos operacionais diante da necessidade de cumprir a legislação.”
Sobre a CNseg
A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão da CNseg é prover serviços que melhoram a vida das pessoas e a realização dos negócios, permitindo o crescimento da economia brasileira. Acompanhe as novidades sobre o trabalho da CNseg no site cnseg.org.br ou no portal noticiasdoseguro.org.br, maior hub de notícias sobre o setor. Siga ainda os canais da CNseg no Facebook, LinkedIn, Instagram e Youtube, além dos novos perfis o TikTok, o institucional cnsegoficial e o voltado para educação financeira de jovens adultos guiadavidaadulta.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário