Prepare-se: 5 tendências para o mercado de trabalho em 2025 (Destaque)
O que um profissional - no geral - precisa desenvolver para se destacar no mercado de trabalho
As férias já passaram, o Carnaval também e como se diz popularmente “o ano agora começa de verdade” e a busca por novas oportunidades de trabalho também se intensifica. Mas, o que o mercado vai pedir de você, profissional, daqui para frente? “O profissional que deseja se destacar e obter sucesso em 2025 deverá buscar aprimorar suas habilidades e buscar novos conhecimentos”, este é o primeiro passo indicado pelo professor do curso de Administração e Engenharia de Produção, da Faculdade Una Lafaiete, integrante do Ecossistema Ânima, Rodrigo Vieira de Souza.
Os passos para encarar essas tendências são:
1 - Conscientização da importância do aprendizado contínuo: vivemos em um período de constante evolução tecnológica, de forma que faz-se necessário que o profissional continue a se atualizar e obtenha conhecimentos que lhe permitam se posicionar frente a estas novas realidades. A realização de cursos e capacitações são fundamentais para o desenvolvimento destas novas capacidades.
2 - Desenvolvimento de pensamento crítico para a resolução de problemas: este novo cenário nos apresenta problemas ainda mais desafiadores. Para tanto, o profissional deverá desenvolver a capacidade de gerar linhas de raciocínio lógico que lhe possibilite desenvolver soluções práticas para problemas complexos.
3 - Criatividade: perante a complexidade de nossa sociedade e a crescente competitividade do mercado, é importante que o profissional seja capaz de pensar fora da caixa. “E gerando soluções originais e inovadoras”, frisa o docente.
4 - Enfoque sustentável: para o professor da Una Lafaiete, mais do que nunca, faz-se necessário buscar o desenvolvimento organizacional aliado a práticas sustentáveis. “Uma boa dica para o profissional é investir em conhecimentos sobre ESG. ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, que significa Meio ambiente, Social e Governança e consiste em um conjunto de práticas e padrões que mede o desempenho de sustentabilidade de uma empresa”, explica.
5 - Inteligência emocional: termo desenvolvido por Daniel Goleman (considerado o “pai da Inteligência Emocional), a inteligência emocional consiste na capacidade de gerenciar as próprias emoções e também de lidar com as emoções dos outros, buscando desta forma construir relacionamentos saudáveis e uma tomada de decisão mais assertiva frente aos desafios do cotidiano.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário