Vendas on-line: conheça os 6 principais erros no e-commerce e como evitá-los
Em 2024, o e-commerce brasileiro cresceu 10,5% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 204,3 bilhões arrecadados. Ao todo, o número de compradores online no país alcançou 91,3 milhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Esse cenário nos mostra que as vendas pela internet são um mercado em expansão, onde há oportunidade para crescimento nos mais variados segmentos. No entanto, a adoção da estratégia errada pode comprometer os resultados das vendas via e-commerce. Hygor Roque, Diretor de Marcas e Parceria da Uappi, empresa especializada em e-commerce, explica quais as principais falhas cometidas por empresas e como evitá-las.
Principais erros no e-commerce
Uma pesquisa da Baymard Institute aponta que a taxa média de abandono de carrinho no e-commerce é de 69,57%, sendo que os principais motivos incluem custos extras elevados (49%), a necessidade de criação de uma conta (24%) e um checkout complexo (18%). Confira os principais fatores que podem frustrar a estratégia de venda on-line, segundo Roque.
Tratar site como canal paralelo de vendas: esse é o erro mais comum entre as empresas. “Muitas tratam o e-commerce como um canal paralelo e não como um negócio real, o que leva a falhas estratégicas, como falta de investimento em tráfego, pouca atenção à experiência do usuário e ausência de um posicionamento claro da marca”, detalha.
Tecnologia errada: ao realizar o investimento, algumas empresas optam por plataformas mais baratas, que acabam custando caro no médio prazo: “Elas acabam sendo limitadas e exigindo dezenas de integrações adicionais, aumentando o custo real da operação”, avalia Hygor.
Falta de investimento de audiência: muitas marcas constroem uma trajetória digital totalmente dependente de mídia paga, sem investir em audiência e recorrência, o que fragiliza o negócio e o deixa pouco sustentável. “A verdade é que vender online exige uma abordagem profissional, com estratégia de aquisição de clientes, uma estrutura bem planejada e uma experiência de compra eficiente. Quem ignora esses fatores acaba transformando o e-commerce em um problema, e não em uma solução para o crescimento da marca”, conclui o especialista.
Ocultar custos extras: esse é o principal motivo de abandono de carrinho. Os custos extras inesperados, como frete elevado ou taxas adicionais, devem estar presentes desde o início da jornada do consumidor. “O ideal é ser transparente desde o início, informando o custo total na página do produto ou oferecendo simulação de frete antes do checkout”, acrescenta Hygor.
Necessidade de criar conta para comprar: isso afasta muitos consumidores. O checkout deve ser rápido e fluido. “Considere oferecer a opção de checkout como convidado, isso pode melhorar significativamente a conversão”, explica. Além disso, dificultar o processo de pagamento, também pode gerar abandono de carrinho. “Simplificar formulários, reduzir a quantidade de campos obrigatórios e oferecer múltiplas opções de pagamento são formas eficazes de reverter esse cenário”, avalia o especialista.
Falta de informações bem elaboradas sobre o produto: “O consumidor online não pode tocar no produto, experimentar ou fazer perguntas ao vendedor no momento da compra. Tudo o que ele tem para tomar sua decisão são as descrições e imagens do site. Se essas informações forem vagas, genéricas ou incompletas, a chance de abandono aumenta consideravelmente”, explica. É importante investir em descrições detalhadas, que respondam às dúvidas mais comuns dos clientes e destaquem os diferenciais do produto. As imagens devem ter alta qualidade e apresentar o produto em diferentes ângulos. Caso seja possível, incluir vídeos. Na parte descritiva, a empresa deve trazer todas informações técnicas relevantes. “Quanto mais informações a marca fornecer, menos objeções o consumidor terá e maior será a conversão”, conclui.
Avaliações que devem ser feitas antes de investir em e-commerce
Apesar de a maioria das empresas serem direcionadas para um ampliação dos negócios, por meio da venda on-line, nem todos negócios estão prontos para esse passo. Antes de lançar um e-commerce, é importante avaliar se há demanda para essa compra online de produtos da marca, se a empresa tem estrutura para realizar a logística de estoque e o atendimento em tempo real, além de avaliar a margem de lucro restante caso seja preciso realizar os investimentos para a venda via e-commerce. Mesmo analisando todos estes pontos, depois de começar, muitas empresas cometem erros que podem comprometer os resultados e rentabilidade, se não forem bem calculados.
Sobre a Uappi
A Uappi é uma empresa de tecnologia especializada em e-commerce e serviços de alta conversão e performance com foco em negócios. Com 18 anos de atuação no mercado, possui sede em Birigui (SP), filial em Canoas (RS) e unidade em Lisboa (Portugal). Além disso, conta com uma equipe de aproximadamente 180 profissionais e mais de 100 clientes no portfólio.
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