Brasil,

ANS abre consulta pública sobre aprimoramento do modelo de fiscalização

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Cobertura
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Sociedade pode participar enviando contribuições pelo portal da Agência até 7/3/2025

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abre, nesta segunda-feira, 6/01/2025, a Consulta Pública 147, para colher contribuições sobre a proposta que visa ao aprimoramento do modelo de fiscalização da ANS, conforme previsto na Agenda Regulatória 2023-2025.

Atualmente, o modelo utilizado para as ações de fiscalização está focado nas análises individualizadas das demandas. Entretanto, os estudos da Agência apontaram a necessidade de uma visão mais ampla e mais próxima das ocorrências. Nesse sentido, a ANS tem buscado soluções, por meio de ações mais estratégicas e inteligência fiscalizatória, além da revisitação dos mecanismos que buscam a mudança de comportamentos inadequados praticados pelas operadoras.

Desse modo, a proposta abrange alterações nas normas de procedimentos, bem como na aplicação de penalidades. Podemos citar como exemplo a atualização dos valores das multas infrativas vigentes, o critério de apuração de demandas individuais e a ação planejada de fiscalização com foco na modificação da rotina e fluxos de trabalhos das operadoras, com a reformulação de tipos de infração que, em alguns casos, poderá alcançar níveis de gestão.

Vale destacar que a consulta pública se direciona a quatro normativos para coleta de contribuições, e por isso, é importante estar atento à referência no ato da contribuição. Confira eles abaixo:

1. Proposta de alteração da Resolução Normativa (RN) nº 483, que dispõe sobre os procedimentos adotados pela ANS para a estruturação e realização de suas ações fiscalizatórias.

2. Proposta de alteração da Resolução Normativa (RN) nº 489, que dispõe sobre a aplicação de penalidades para as infrações à legislação dos planos privados de assistência à saúde.

3. Proposta de alteração da Instrução Normativa (RN) nº 1, que regulamenta a Resolução Normativa nº 483, de 29, de março de 2022 no que tange aos procedimentos adotados pela ANS para a estruturação e realização de suas ações fiscalizatórias.

4. Proposta de nova Instrução Normativa com as ações planejadas, que se refere aos procedimentos adotados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS para a estruturação e realização de ações de fiscalização planejada e das demais medidas fiscalizatórias.

A proposta já passou por Análise de Impacto Regulatório (AIR), tendo sido submetida à 616ª Reunião Ordinária de Diretoria Colegiada, realizada em 16/12/2024, ocasião em que foi autorizada a realização de consulta pública.

Os interessados podem enviar suas contribuições até 7/3/2025 no próprio site da ANS, no qual também estão disponíveis os documentos relacionados à proposta durante o período de consulta: www.gov.br/ans, em “Acesso à informação”, no item “Participação Social”, no subitem “Consultas Públicas”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar